Candidatura A Nossa Horta Bio
Escola Básica e Secundária Amadeu Gaudêncio (Nazaré)
Desafio: A Nossa Horta Bio - Formulário de Candidatura
1.1. Se sim, quando?
2018
3. Já foram iniciados alguns trabalhos de desenvolvimento da horta este ano letivo? Se sim, quais?
- Limpeza do espaço- horta;
- Recolha de sementes;
- Início de um banco de sementes;
- Plantação de um pequeno canteiro no solo com culturas de inverno;
- Elaboração de cartas por alunos do 11º A com o intuito de angariar possíveis parceiros para o nosso projeto no âmbito da disciplina de cidadania e desenvolvimento;
- Sementeiras em recipientes reutilizáveis / biodegradáveis (copos de iogurtes, caixa de ovos em cartão, casca de ovo, garrafas de plástico, vasos;
- Realização de experiências e observação de formas de reprodução das plantas (germinação) no âmbito da disciplina de ciências naturais (8º ano);
-No âmbito da disciplina de físico- química: estudo do ph do solo da horta;
4. Quais os objetivos a atingir com a implementação da horta na escola e descrição da horta pretendida?
Com este projeto pretendemos:
Promover hábitos de vida saudável;
Fomentar atividades que promovam a consciência ecológica e patrimonial;
Desenvolver uma maior interdisciplinaridade e integração dos saberes;
Construir a noção de que o equilíbrio do ambiente é fundamental para a sustentação da vida no nosso planeta;
Possibilitar o contacto com a Natureza;
Dinamizar espaços exteriores;
Experimentar outras formas de ensino e de aprendizagem;
Observar e investigar o desenvolvimento das sementes e plantas;
Experimentar diferentes culturas e sementeiras;
Desenvolver atitudes de autoestima e autoconfiança;
Proporcionar o desenvolvimento físico e motor, valorizando atividades manuais e promovendo o seu sentido estético;
Desenvolver e estruturar noções de espaço e de tempo;
Consciencializar para a importância da utilização da compostagem;
Aprender a consociar diferentes culturas.
Apresentamos algumas atividades que gostaríamos de explorar com a nossa Horta Escolar e outras já iniciadas:
Entender a sazonalidade dos alimentos – conhecer o calendário de plantação/sementeiras e colheitas;
Cultivar as aromáticas em espiral (projeto do 5º D, com a parceria da CMN – construção de uma espiral em madeira)
Sensibilizar a comunidade escolar para a importância das plantas aromáticas na horta biológica e na nossa alimentação;
Dar a conhecer à comunidade escolar a diversidade de plantas aromáticas que existem;
Contribuir para o aumento da produtividade e sustentabilidade da horta;
Conhecer ervas aromáticas e sua importância na biodiversidade e controlo de pragas no jardim e horta;
Explorar e conhecer alguns dos insetos úteis;
Poder explorar o processo de compostagem (degradação de resíduos orgânicos em fertilização natural);
Construir e utilizar “ mini estufas” para semear ou transplantar plantas jovens;
Construir abrigos para insetos amigos;
Oficinas para explorar toda a biodiversidade do micro -sistema da horta;
Colocação de casas para pássaros (5º B- com parceria da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves);
Recolher água da chuva e entender melhor a importância de poupar água;
Explorar algumas oficinas de cozinha – preparação simples de refeições com legumes da horta (possível parceria com a EPN a nutricionista da escola)
Conhecer os princípios da agricultura biológica e suas vantagens para a saúde e ambiente;
Conhecer e explorar as variedades e importância das sementes;
Criação de um banco de sementes, ou “Sementário” (Pojeto DAC 8º ano, turmas E e D)
Contribuir para a preservação de espécies agrícolas e/ou variedades locais;
Recolha de sementes: deve ser feita na própria horta, podendo no entanto recorrer-se a outras formas (horta dos avós, hortas comunitárias, etc.);
Fazer troca de sementes com uma ou mais escolas da região;
Informar sobre a diversidade de sementes existentes na sua região;
Criar uma coleção de sementes para posterior cultivo na Horta Bio da escola;
Observar e investigar o desenvolvimento das sementes e plantas;
Experimentar diferentes culturas e sementeiras;
Realização de atividades agrícolas, de acordo com o ciclo natural (preparação da terra, semear, regar, etc.);
Elaboração de registos (fotografias/vídeos) relativos às observações dos ciclos vegetativos das plantas;
Queremos envolver cada vez mais alunos e professores na dinamização das atividades ligadas à horta, pois a horta permite explorar conteúdos pedagógicos transversais a diversas áreas curriculares e alcançar diversas metas que constam nos Programas e Aprendizagens Essenciais dos diversos níveis de ensino.
Relativamente aos anos transatos temos cada vez mais turmas que demonstram interesse em participar nesta atividade.
A nossa horta atual é pouco produtiva devido ao solo que é muito arenoso, é inclinada, não segura o solo, nem a água. Queremos dividir (para já) a horta em 8 canteiros elevados (o que corresponde ao número de turmas interessadas) em madeira ou blocos. Deste modo , pode- se criar um solo de alta qualidade com composto e outros materiais orgânicos, facilita a rega e não é pisado.
Cada turma fará a manutenção do seu canteiro.
5. Área aproximada da horta (m²) que pretendem implementar:
+- 80 m2
6. Quem irá tratar da horta:
6.1. N.º de professores a envolver:
20
6.2. Disciplinas a participar na dinâmica da horta:
Português, línguas estrangeiras, ciências naturais, físico- química, matemática, educação visual, cidadania, TIC
6.3. N.º de alunos a envolver:
100
6.3.1. Qual o grau de ensino dos alunos:
2º e 3ºciclo e secundário.
6.4. N.º de funcionários da Escola a envolver:
5
6.5. Outros envolvidos (quais?):
Câmara Municipal da Nazaré ( Gabinete do ambiente), comunidade escolar em geral ( na oferta de sementes) e outros possíveis parceiros.
7.1. Como e com que frequência?
Gostaríamos muito de realizar uma feirinha para vender os nossos produtos. Neste momento os familiares já participaram oferecendo sementes.
8. Como será organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Os alunos de uma determinada turma que se mostrem interessados em participar na horta participam com a coordenadora eco -escolas, os restantes alunos estão com o professor da disciplina curricular e realizam uma atividade relacionada com o ambiente/ eco escola.
Por exemplo: 6ºF- enquanto um grupo esteve na horta, um outro realizou a auditoria.
8ºD- um grupo realizou sementeiras , outro esteve com a professora de português a elaborar um cartaz para colocar na página da escola, a pedir à comunidade escolar a colaboração para enriquecer a nossa sementeira, doando sementes.
Neste momento está a dar resultado e está a ser positivo.
9. Como será feita a preparação do solo?
A limpeza do solo já foi feita por alunos e jardineiros do município.
Para a fertilização do solo, utilizamos composto e estrume de cavalo.
10.1. Se sim, como e com que materiais?
Já fazemos compostagem em dois compostores oferecidos pela Valorsul.
Temos acesso com facilidade a resíduos verdes: folhas verdes, aparas de relva fresca, flores, ervas daninhas sem sementes, restos de vegetais e frutas, cascas de ovo esmagadas ( do nosso refeitório) borras de café da nossa cafeteria )
E a resíduos castanhos: folhas secas, relva cortada seca, aparas de madeira , carumas, cascas de batata, ramos finos ( temos um espaço exterior com arvoredo e um pequeno pinhal junto à horta) .
Queremos no entanto experimentar outros sistemas de compostagem: à superfície e em pilhas ou monte.
11. Quais as culturas (e consociações) que serão instaladas?
Queremos fomentar a biodiversidade cultivando uma grande variedade de hortícolas, flores, aromáticas, sebes e arbustos para melhorar o microclima.
O cultivo será feito segundo as regras de consociação de hortícolas.
A escolha das plantas será feita de acordo com o gosto dos alunos; necessidades nutricionais dos jovens (hábitos alimentares); calendário escolar e calendário hortícola.
12. Como será feita a gestão da rega?
A rega será feita por gotejamento (já instalada)
13. Será feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência? Caso existam, como serão combatidas?
Para combater algumas possíveis pragas e doenças utilizaremos soluções naturais, como por exemplo, chorume de urtigas ( na parte mais sombria da horta perto dos compostores já nasceram urtigas).
14. Indique as principais atividades que se pretendem concretizar em torno da horta:
- Promover alimentação saudável .
- Elaborar receitas saudáveis com os produtos da horta.
- Feirinha ;
- Instalação de ninhos no pinhal com a parceria da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves( data provável 21 de março)
- Dia da árvore( plantação de árvores) ;
- Realização de sessões com um técnico agrícola e a nutricionista da escola -ainda a agendar;
Acreditamos que aquele espaço da escola poderá ser transformado num campo de ação, onde as aprendizagens se poderão efetivar de forma natural e funcional.
15. Calendarização. Faça uma breve descrição das tarefas a concretizar ao longo do tempo e indique a data prevista para a sua realização:
Planificação das atividades na horta(setembro)
( venda de tomate, couve coração, abóbora resultado da plantação primavera/verão - ano letivo ano letivo anterior)
Limpeza da Horta / Compostagem(outubro/Novembro)
Recolha de sementes – início do banco de sementes ( ao longo do ano letivo)
Projeto DAC (8ºano) “ Colhemos o que plantemos: Dar e receber”
Início da plantação e sementeira da cultura de inverno em 3 pequenos canteiros no solo.
( 6ºF/10º A /CAA)
Sementeira de árvores autóctones ( Eu sou autóctone) (dezembro)
Plantação e sementeira de alface, alho francês, couve brócolo, coração, corte, roxa, beterraba, alho, cebolo, rabanete e coentros
Flores: calêndula, tagetes, cravo túnico, crisântemo, facélia,
Arbusto: amoreira, groselha preta e framboeseira
Manutenção da Horta;
Sementeira em recipientes reutilizáveis.(janeiro)
Instalação de canteiros elevados ( fevereiro/ março)
Preparação dos canteiros elevados, fertilização do solo para as culturas de primavera-verão
Plantação das culturas de primavera-verão
Transplanta das sementeiras;
Manutenção da Horta;
Manutenção da Horta;
Início da colheita das culturas de primavera-verão
-Realização de reportagens fotográficas e documentais;( junho/julho)
-Divulgação do projeto na página e facebook da escola.
Anexo:
16. Orçamento. Quais os recursos que necessitam para concretizar a horta e os custos previstos associados?
Queremos que o espaço da horta se transforme num espaço agradável e prazeroso para promover a aprendizagem.
Para que isso seja possível damos algumas sugestões:
-Fazer canteiros elevados com madeira ou blocos;
- Vedar a horta;
-Plantar mais árvores/ arbustos no espaço horta para criar maior biodiversidade;
- Abrigo de jardim;
-Vedação;
-Estufa para as sementeiras;
-Mesa e banco de jardim em madeira.
Orçamento: 2000€
17. Parceiros. A escola dispõe de outras parcerias que possam vir a colaborar na horta?
Câmara Municipal da Nazaré.
Neste momento os alunos do 11º ano procuram parceiros para nos ajudar na concretização deste projeto.
18. Avaliação. Indique pelo menos dois indicadores que pretendem usar para avaliar o projeto:
- Número de alunos / turmas interessadas em participar na horta;
- Qualidade e quantidade da colheita;
Croqui da horta:
Fotografias da área onde pretendem implementar a horta:
Outros anexos: