Externato Infante D. Henrique

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

5 anos

2. Área aproximada da horta (m²)

Cerca de 45 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

11

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Ciências Naturais e Diretores de turma

3.3. N.º de alunos envolvidos

150

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

1

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

As famílias são desafiadas pela escola a ajudar na implementação da horta, mediante a cedência de plantas hortícolas, flores, ervas aromáticas e outras. Além disso este ano alguns familiares criaram cercas/tutores/placas de identificação para a horta dos seus filhos/netos/sobrinhos. em alguns casos os familiares vieram à horta analisá-la, medi-la e colocar os materiais criados. Todas as plantas colocadas nos canteiros foram doadas pelos familiares dos alunos envolvidos na criação da horta. Além disso, como a horta está colocada num ponto estratégico da escola, os familiares, pais ou visitantes da escola têm oportunidade de admirar a horta sempre que se deslocam à escola.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

É notório o impacto que a horta tem na comunidade escolar, principalmente nos intervalos de lanche ou almoço. Antes da implementação da horta aquele era simplesmente um local de passagem, agora é um local de lazer. Os alunos lancham junto à horta, namoram junto ao local da horta e raramente se encontra o local contíguo à horta vazio. É comum ver os alunos de outros níveis de ensino a observar a horta e a fotografar algumas plantas. É ainda recorrente a visita dos alunos de 8º ano à horta em todos os momentos livres. Mas talvez o impacto mais notório seja o facto de, nas reuniões do conselho Eco-Escolas, os alunos do 9º ano (responsáveis pela horta no ano passado) terem referido a importância que o projeto teve para eles e a sua vontade de ver o concurso a acontecer neste ano letivo.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é feita pelos alunos de cada turma de 5º. e 8º. Anos, com o diretor de turma, tratando cada turma do seu canteiro. Além destes momentos, os funcionários da escola também regam a horta diariamente e o Clube Ambiente sob Investigação vai semanalmente à horta verificar e ajudar a fazer a manutenção da mesma.

7. Como é feita a preparação do solo?

O solo foi preparado, antes dos alunos trabalharem na horta, pelos funcionários, professores e alunos envolvidos no Projeto Eco-Escolas. Durante a preparação a terra foi remexida, com recurso a enxadas, e foi adicionado composto biológico ao solo oferecido pela Câmara Municipal de Braga a pedido do projeto Eco-Escolas.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é realizada numa caixa de madeira, localizada no espaço da horta, com as ervas infestantes, retiradas por todos na horta.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Beterraba|Alho
Beterraba|Morango
Alho|Alface
Alho|Morango
Morango|Alface
Brócolos|Salsa
Feijão|Alface
Feijão|Morango
Couve|feijão
Cebola|Alface
Cebola|Cenoura
Cebola|Morango
Cenoura|Alface
Alface|Tomate
Tomate|Cenoura
Cenoura|Alecrim
Tomate|Salsa
Morango|Beterraba
Cenoura|Alho-francês
Alface|Alho-Francês

11. É feita recolha da água da chuva?

Sim

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita com recurso à água das chuvas, recolhida nos telhados da escola e mantida num reservatório junto à horta. Este ano foi, ainda implementado um sistema de recolha de água das chuva, por uma das turmas a concurso, que serve para regar o seu canteiro.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Todas as semanas, nas aulas de Direção de Turma, os alunos vão à horta verificar o estado da horta, nomeadamente a presença de pragas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Este ano o, devido ao mau tempo na região, a horta cresceu pouco. O estado do tempo não deu sequer condições para a existência/sobrevivência de pragas.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Concurso "A nossa horta é mais fixe" e a cerimónia final, em que são anunciados os vencedores pelo diretor da escola. Esta cerimónia é realizada na horta e no espaço envolvente e tem o envolvimentos de muitos alunos e professores, não diretamente envolvidos no concurso, na leitura de poesia, na animação do evento, entre outros;
Dia de entrega de prémios, foram realizadas leituras e encenações no espaço da horta;
Dia de aulas ao ar-livre, foram expostos poemas na horta, onde decorreram atividades de Língua Portuguesa.
Dia das Eco-Escolas, são realizados workshops na zona contígua à horta;
Confeção de alimentos retirados da horta, na cantina da escola;
Oferta de um vaso com uma planta aromática produzida na horta, e com essa indicação na etiqueta, aos palestrantes convidados a vir à escola;
A beleza do local, levou à criação de um espaço de lazer junto à horta, o espaço mais visitado da escola.

15. Outros aspetos de realce da horta

Na impossibilidade de apresentar uma planificação geral da horta, anexou-se a de cada canteiro, realização pelas turmas. De notar que todas as turmas, antes da implementação da sua ideia na horta, entregam uma planificação das suas ideias e esta planificação também é avaliada no Concurso "A nossa horta é + FIXE!".

É ainda de referir que as imediações dos canteiros foram tratadas pelos alunos de Ensino Especial do 5º ao 12ºano e pelos alunos do 5º e 6º anos, que fazem parte do Clube Ambiente Sob Investigação. Estes últimos fizeram, ainda, parte do júri que definiu a horta vencedora do concurso.

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: avatar Externato Infante D. Henrique

Professor coordenador da horta: Lília Cunha