Escola Básica 2,3 de Alfornelos

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há cerca de oito anos.

2. Área aproximada da horta (m²)

850

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Manutenção de Jardins e Relvados, Infraestuturas Básicas e Paisagisticas de Jardinagem, Instalação de Jardins e Relvados, Jardinagem, Educação Visual e Tecnológica.

3.3. N.º de alunos envolvidos

90

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

4

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

As famílias colaboram sempre que possível com o fornecimento de algumas plantas e/ou sementes, trazem pão para os animais e restos alimentares para a compostagem, recebendo ocasionalmente e de forma gratuita diferentes produtos da horta, de modo a serem minimizadas algumas carências alimentares.
São realizados lanches semanais com os alunos que participam nas atividades da horta (onde incluímos os produtos que são semeados/plantados pelos mesmos).

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Os alunos que que participam nas atividades promovidas na horta e no seu espaço envolvente sentem-se motivados, úteis e ativos, ao tornarem os espaços mais interativos e dinâmicos. Esta responsabilização, desperta neles um maior interesse pelas práticas agrícolas (maior sucesso escolar – alunos mais responsáveis e autónomos) e também é benéfica para a comunidade que percebe que a escola se preocupa com a necessidade de promover a entreajuda entre os alunos que dinamizam o espaço, incentivando-os a conhecer os produtos que à partida os mais jovens só conheceriam das prateleiras de supermercado.
Alguns dos alunos adquirem conhecimentos que lhes possibilitará continuarem o seu percurso escolar nesta área (MJR, IJR, IBPJ - disciplinas que integram a componente tecnológica do CEF - Jardinagem e Espaços Verdes e a disciplina de Jardinagem - Percursos Curiculares Alternativos ou em áreas similares, facilitando assim a sua entrada no mercado de trabalho e consequentemente, uma maior integração na sociedade.
Quinzenalmente, às quartas feiras, realizam-se atividades intergeracionais com os idosos do centro de dia do Centro Social e Paroquial de Alfornelos que ao realizarem diferentes tarefas no espaço envolvente à horta, com a ajuda de outros intervenientes de gerações com ideais e ideias diferentes, valorizarão o seu potencial humano e os seus saberes, melhorando com certeza a sua qualidade de vida.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

As tarefas são geridas entre os professores dinamizadores e o voluntário, não havendo uma divisão de tarefas fixas. As tarefas são realizadas de acordo com as necessidades, sendo a nossa prioridade enquanto cidadãos/professores capacitar os nossos alunos e os nossos visitantes para que participem ativamente em todas as atividades. Os alunos que integram o CEF de Jardinagem e Espaços Verdes alimentam diariamente os animais que habitam no espaço envolvente da Horta Pedagógica.

7. Como é feita a preparação do solo?

Quando se faz a mobilização do solo, temos o cuidado de incorporar o composto e a matéria orgânica produzida pelos animais que habitam o espaço envolvente da horta e o composto proveniente das nossas pilhas de compostagem (caso esteja em condições de ser utilizado).

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Possuímos compostores e utilizamos vários tipos de materiais para a construção da pilha de compostagem: sobrantes de diferentes árvores e arbustos, excedentes da horta, aparas de fruta e legumes que nos são fornecidos, borras de café, caruma, ramos triturados (resultantes das podas) e relva cortada.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Temos a preocupação de fazer consociações e de organizar a horta de acordo com as necessidades de cada cultura. Neste momento possuímos várias culturas hortícolas, canteiros de aromáticas, vários arbustos de frutos vermelhos, uma instalação de pomar com três anos de idade com fruteiras e outro mais recente (cerca de um ano) com citrinos.

11. É feita recolha da água da chuva?

Sim

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Todas as regas são regas localizadas tendo o cuidado de as aplicar de acordo com as necessidades de cada espécie instalada.
No presente ano letivo foi instalado um sistema de rega gota a gota com o objetivo de maximizar a utilização da água e obtermos uma maior flexibilização de trabalho (realização de outras tarefas enquanto ocorre a rega).
Sempre que possível aproveitamos igualmente as águas pluviais.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

A monitorização de pragas e doenças é realizada através da observação direta às várias culturas existentes na horta.
Existem ervas aromáticas que atuam como agentes repelentes, assim como insetos auxiliares e aves insetívoras que ajudam no controle/eliminação das pragas. Não há uma frequência previamente definida, uma vez que as atividades inerentes à manutenção da horta são realizadas diariamente.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Sim

13.1. Se sim, que espécies?

Galinhas, patos, gansos, perus, coelhos, cabras, bode e burro.

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Venda dos produtos dentro e fora da escola, divulgação das atividades realizadas pelos alunos em feiras e realização de lanches intergeracionais e almoços convívio com os alunos.

15. Outros aspetos de realce da horta

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: avatar Escola Básica 2,3 de Alfornelos

Professor coordenador da horta: Sílvia Alexandra Mateus Ferreira