Jardim de Infância e EB do Prado

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há cerca de 14 anos.

2. Área aproximada da horta (m²)

150m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

5

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Todas.

3.3. N.º de alunos envolvidos

125

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

3

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

Através de atividades e iniciativas propostas em reunião de Pais ou convidadas pelos filhos. Muitas famílias participam diariamente com a colaboração de resíduos organicos para o compostor ou alimentos para os animais. Realizamos Eco-Sábados ao longo do ano para trabalhar na horta e pomar e há famílias que estão sempre presentes. Nunca faltam às nossas feiras e mercados e participam em muitas das atividades de culinária. Este ano foi um grupo de pais que dinamizou o Magusto e além da fogueira, fizeram o caldo verde em potes de ferro para mostrar às crianças o magusto à moda antiga.
Participam no Dia da Mãe, Dia do Pai, Dia da Terra, Dia Internacional Eco-Escolas, Festa de Natal, Fim de Ano, entre outras.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

A nossa horta é exemplo para toda a comunidade e muitas famílias já fazem compostagem e deixaram de usar produtos quimicos. Somos visitados por muitas escolas desde o pré-escolar até ao secundário para aprenderem com a nossa experiência. A Autarquia e Universidade convida-nos para palestras e comunicações por causa das boas práticas ecológicas. As nossas crianças apresentam melhores hábitos ecológicos e alimentares. Além de conhecerem a cadeia alimentar porque participam em todo o processo, aprenderam a gostar de alguns alimentos, sobretudo vegetais, que antes recusavam. Ao longo do ano anterior, tivemos a visita de vários meios de comunicação que divulgaram o nosso trabalho. Em agosto, a SIC passou uma reportagem sobre o ambiente na rubrica: "Acha que conhece o seu país? " com várias intervenções das nossas crianças e do trabalho que desenvolvemos na nossa Escola.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

No início do ano fazemos uma assembleia geral para mostar aos alunos o trabalho realizado no ano anterior à volta da horta e para os motivar no deste ano. Depois elegemos os responsáveis de cada sala que vai participar no Eco-Conselho e que serão os impulsionadores e dinamizadores do trabalho.No entanto todos participam. Há atividades comuns em que todos participamos, dias especiais, e há rotinas estipuladas para cada sala com quadro de tarefas para as crianças realizarem diariamente: alimentar os diferentes animais, recolher os ovos, regar as plantas, arrancar ervas daninhas, apanhar folhas para o compostor, despejar o balde da compostagem....

7. Como é feita a preparação do solo?

No inicio do ano, antes do dia Internacional Eco_Escolas fazemos um Eco-Sábado e os pais ajudam na limpeza e preparação do solo, sachando e revolvendo o composto que tem várias fases de maturação. Depois já com as crianças, deitamos o composto mais antigo e maduro no terreno, com as carretas, e espalhamos com os ancinhos. Só então semeamos as nossas sementes colhidas no verão e guardadas ou as que recebemos como prémio da AgroBio, Sementes Vivas. Ao longo do ano vamos colhendo alguns legumes que usamos nas atividades de culinária e semeamos ou plantamos outros consoante as estações.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Com resíduos organicos que as crianças trazem de casa em balde próprio, com os restos vegetais do refeitório, com as cascas de frua dos nossos lanches, com as cascas de ovos das nossas galinhas que usamos nas atividade de culinária, com os resíduos organicos dos coelhos,porquinhos da india, galinhas e patos que criamos na escola, com as muitas folhas que caem das árvores do nosso recreio, com borras de café, com as aparas da poda, com cinza, palha, relva e outros materiais que colocamos em camadas de verdes e castanhos nos compostores que recebemos da AgroBio e no retangular que a Junta de Freguesia nos ajudou a construir ao lado da coelheira.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Depende das épocas mas temos sempre um canteiro de aromáticas:tomilho,oregãos,cebolinho, aipo, mangericão,alho oriental,alecrim,poejo,salva,cidreira, funcho,hortelã,etc.A ladear a horta também temos várias ervas aromáticas e plantas com flores para atrair os insetos auxiliares que combatem as pragas naturalmente:alcachofra, ruibarbo,calendulas, rosmaninho, alfazema,salva,
onagra,verbena,arruda,ervilhas de cheiro,lirios,goivos,girassois,cravos-túnicos,cosmos,papoilas, phlomis ou marioila,erva de S. João, santolina,etc.Temos couves diversas: troncha, galega, roxa,flor,nabiça rabanetes,acelgas, ervilhas, favas,alhos,cenouras,espinafres, feijão, tremoço.Temos morangos silvestres,groselhas,framboesas,amoras e mirtilos.Temos ainda árvores de fruto: pereira,cerejeiras e ameixoeira além de muitas outras no pomar: marmeleiro, figueira, macieira, nogueira,diospireiro,amendoeira,ameixoeira,aveleira, etc.

11. É feita recolha da água da chuva?

Sim

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita pelas crianças na hora do recreio sempre que necessário, com água da chuva armanezada num recoletor pluvial oferecido pela EMAR, (Empresa Municipal de Água e Resíduos) há alguns anos, que transportam com regadores.
No verão é feita logo de manhã ou ao fim do dia pela assistente operacional responsável com a água da chuva do mesmo reservatório.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

É sim. Como há tarefas diárias na horta,as pragas são detectadas de imediato e discutem-se soluções com os grupos de crianças para as combater. Algumas já conhecem técnicas de anos anteriores e expõe-nas aos colegas para se aplicarem: sabonária e chorume. Havendo grupos que desconhecem, parte-se para a pesquisa e descoberta.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Sim

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Piolhos nos feijões e favas. Foram combatidas com pulverização de sabonária.
Toupeira que com frequência visita a nossa horta apesar dos cravos túnicos plantados para as afastar através do odor que não gosta.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Sim

13.1. Se sim, que espécies?

Mamíferos: coelhos e porquinhos da indía; Aves: galinhas, galos e patos.

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Fazemos feiras de outono, uma na Escola e outra na Praça do Município. Em maio fazemos um mercado no Mercado Municipal em Vila Real num sábado de manhã que é realizado apenas para produtores locais, sobretudo os de produção em modo biológico. Todas as sextas feiras realizamos atividades de culinária com recurso aos produtos da nossa horta e pomar. Fazemos compotas, tomatadas, saladas e outras receitas saudáveis que usamos em festas, reuniões de pais ou como complemento do almoço do refeitório. Nos aniversários das crianças e outras festas as bebidas servidas são infusões das nossas ervas aromáticas. Usamos a horta como cenário para teatros ou dramatizar histórias, para jogos ou pedipapers,convívios e piqueniques, encontros com os pais, como os eco-sábados.

15. Outros aspetos de realce da horta

A nossa horta é usada como espaço de aprendizagem, articulação entre ciclos,espaço ludico, de convívio e até de cultura. O ano passado no dia do ambiente tivemos na Escola a Companhia de Teatro Filandorra para encenar a peça "O Grilo Verde" usando a nossa horta como cenário.
Por causa da horta e do trabalho realizado, a nossa escola é muito procurada por novos alunos,e, como a procura é maior que a oferta, a Autarquia comprometeu-se em realizar obras e entretanto criou mais uma sala num contentor enquanto as obras não se realizam.

15.1. Link para a página da horta

Facebook de Luísa Fernandes

 

Publicado por: avatar Jardim de Infância e EB do Prado

Professor coordenador da horta: Maria Luísa F. Gomes Ferreira Queirós