Engenho - Associação de Desenvolvimento Local do Vale do Este

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Em finais de 2014, a Associação Engenho, abraçou o desafio das Hortas Biológicas e desde essa data que este espaço, a céu aberto, tem sido palco de sementeiras e plantações, onde pequenos retalhos de Terra se enchem de vida e cor.

2. Área aproximada da horta (m²)

Atualmente a Horta d' Avó abraça vários retalhos de terra, ultrapassando os 50m2.

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

8

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Todas as respostas sociais da instituição participam ativamente nas dinâmicas da Horta D' Avó. Creche, Pré-Escolar, CATL, Centro de Dia, Lar de Idosos e também elementos da Equipa da Ação Social e respectivos públicos.

3.3. N.º de alunos envolvidos

160

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

22

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

As famílias constituem uma das forças motrizes da Horta D' Avó.
Cúmplices nos desafios, catalisadoras de boas práticas ambientais. Da família arrecadamos algumas das sementes, hortícolas, flores e outras coisas mais. À Horta reconhecem o papel de educação, formação, inclusão e desenvolvimento integral/ativo de crianças e idosos. De forma natural as famílias envolvem-se naquele que é um espaço de tod@s e para tod@s.
No próximo ano levaremos a cabo a criação de uma "Estufa Berçário", para a qual contaremos com a ajuda preciosa das nossas famílias. Neste momento já avaliamos os recursos necessários à execução deste projeto.
A par disso, são dinamizados Mercados Biológicos,bem como Oficinas Temáticas, onde as famílias são chamadas a participar. O incentivo à doação de sementes e a uma participação cada vez mais emancipatória constituem duas das áreas que têm merecido maior destaque.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Desde o inicio da Horta que à comunidade tem sido atribuído um papel de destaque e primazia. Parceiros privilegiados por natureza, com eles contamos para dar vida e corpo a este espaço.
Madeiras, sementes ou hortícolas, são apenas alguns dos donativos que numa partilha de interesses funcionam como moeda de troca.
A promoção de uma cultura de sustentabilidade, assente numa lógica de partilha intergeracional constitui outro dos grandes impactos da horta na comunidade e alunos. Dia após dia, caminhamos de forma integrada procurando aumentar oportunidades de aprendizagem não formal por parte de crianças em contexto integeracional. Acreditamos que o futuro da Engenho passa por tornar a associação como uma "alavanca de desenvolvimento local e das suas comunidades." Refira-se a título de exemplo o convite que temos recebido por parte de estudantes de mestrado para aqui realizarem os ensaios das suas Teses.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

"Mãos à horta!" Um convite genuíno a todos os que se encontrem disponíveis e com vontade de contribuir para o asseio e manutenção dos talhões da Horta d´Avó. Elemento integrante do Projeto Educativo da instituição, crianças e idosos dedicam parte dos seus dias nas lides da Terra. Sementeiras, plantações, rega e asseio dos talhões... São várias as atividades que semana após semana garantem a vitalidade dos espaços e as aprendizagens em contextos puramente não formais.
A rega é feita com regador, ao inicio da manhã e ao final do dia e sempre que seja necessário.
À semelhança de anos anteriores, e porque a Horta d' Avó deve ser vista como um espaço capacitador e gerador de mudanças nas vidas de quem por lá passa, temos neste momento voluntários que doam algum do seu tempo ao asseio deste espaço a céu aberto. Entre olhares e alguns desabafos assim são feitas as lides desta Terra, de coração cheio e sorrisos rasgados.

7. Como é feita a preparação do solo?

Ano após ano, a Horta d' Avó tem sido palco de colheitas por crianças e avós, que extremamente orgulhosos recolhem os exemplares de produção, guardam as sementes e preparam a terra para nova plantação. A correcção do ph da terra é um dos elementos, que regra geral existe.
Sempre que se justifica é adicionado substrato natural, coloca-se estrume de cavalo, revolve-se a terra e semeiam-se as novas iguarias.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Atualmente a Horta d´Avó dispõe de três compostores, nos quais são depositadas as aparas de fruta e legumes, provenientes dos baldes que se encontram nas instalações do refeitório e copa.
A par disso, são também colocados nos compostores os resíduos verdes e castanhos derivados das áreas ajardinadas da Engenho.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

À semelhança dos anos anteriores, na Horta D' Avó crescem Asteráceas (alface, girassol); Aliáceas (cebola, cebolinho, alho francês); Leguminosas (feijão, favas, ervilha); Curcubitáceas (corgete, pepino, melão, melancia); Umbeliferas (cenoura, salsa); Brássicas (penca, galega, couve repolho); Quenopidiáceas (beterraba, espinafre); morangos, muitas aromáticas e imensas flores.
A Horta vamos florir foi efetivamente uma das ações que este ano mereceu destaque e primazia. Aromatizar, colorir, celebrar a biodiversidade e a sustentabilidade de um espaço educativo privilegiado, onde várias gerações vivem e convivem em permanente simbiose, é algo que a todos apraz. Rosas, Petúnias, Tagetes, Borragem, Girassóis, Zínias, Violetas, Sabugueiro, Fresias, Arruda, entre tantas outras flores, dão cor e um aroma ainda mais especial a este espaço. Cumprindo as funções que a elas subjaz, na Horta d' Avó tudo flui em permanente harmonia.

11. É feita recolha da água da chuva?

Sim

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega da horta é feita com recurso a regador e a água armazenada em bidões coletores. Desde o inicio que as nossas esculturas de jardim dão vida e cor aos espaços exteriores e servem de pretexto para muitas visitas a este pequeno espaço a céu aberto. Regra geral, são os idosos a assegurar a rega matinal. Bem cedinho, ocupam-se desta tarefa que lhes confere "anos de vida" como refere uma das nossas avós. Também as crianças deliciam-se com esta tarefa, garantindo que nada fique por regar. Os demais colaboradores vão intervindo, sempre que assim se justifica.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

A Horta é visitada diariamente por todos, pelo que sempre que se verifica algum ataque de praga é dado a conhecer à Equipa Pedagógica. Felizmente, este ano, não houve casos de pragas a registar.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Sim

13.1. Se sim, que espécies?

Na Horta D' Avó existe um pequeno charco (este ano novamente ampliado) e nele vivem e convivem peixinhos do Rio Guizande que fomos apanhar; quatro peixes oferecidos pela Dona da Casa das Bicas (vizinha da instituição e local onde crianças e idosos visitam com regularidade) bem como nenúfares; Caixas ninho, que se encontram espalhadas pelas árvores da Horta.
De referir que este ano assistimos, ao acasalamento de duas libelulas.

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Mercados Biológicos; Oficinas Temáticas; Workshops de Cozinha; Cozinhar com Aromáticas; são algumas das atividades que ano após ano preenchem os dias das gentes da Engenho. A Horta inspira, a Horta desenvolve, e na Horta somos felizes!

15. Outros aspetos de realce da horta

Este ano a Horta d´Avó foi palco de instalação de um Canteiro Medicinal, intitulado Mezinhas d' Avó. Canteiro inaugurado aquando o hasteamento da Bandeira Verde deste ano, nele crescem um conjunto de ervas medicinais. Promover a partilha de saberes, usos e costumes farmacêuticos, recorrendo à experiência dos mais velhos, assumiu-se como um dos objetivos a alcançar. Acreditamos que crianças e idosos serão envolvidos na partilha de saberes e sabores locais e na degustação de aromas que muito os enriquecerão.
Para o próximo ano levaremos a cabo a instalação de uma "estufa bercário" com o apoio dos familiares, onde de forma protegida, novas culturas irão dispor de um mais um local.
A par disso, a Horta d' Avó é um espaço de afetos por excelência. Cor e sabor são duas das áreas de excelência deste espaço central. Envolvidos em sementeiras, plantações ou simples desfrute, na horta tudo acontece!

15.1. Link para a página da horta

geral@engenho.com.pt; https://pt-pt.facebook.com/Engenho-Associa%C3%A7%C3%A3o-Desenvolvimento-Local-do-Vale-do-Este-295637330484108/

 

Publicado por: avatar Engenho - Associação de Desenvolvimento Local do Vale do Este

Professor coordenador da horta: Ana Isabel Mendanha Carvalho