Escola Básica da Gafanha da Nazaré
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Em tempos existiu uma horta na escola, mas entretanto a mesma deixou de existir. Recentemente e incentivados pelo Programa Eco-Escolas decidimos reabilitar a mesma.
2. Área aproximada da horta (m²)
15 m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
4
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Clube Eco-Escolas, Cidadania e Integração, Educação Especial
3.3. N.º de alunos envolvidos
15
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
2
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
Há famílias que contribuíram com sementes e plantas para transplantar na horta da escola.
Também há alunos que têm conhecimento de técnicas agrícolas que advêm da experiência familiar e por vezes os encarregados de educação transmitem aos educandos informações para as professoras, relacionadas com o tema, ou seja, uma participação indireta.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
A horta ainda está numa fase embrionária pelo que o seu impacto na comunidade ainda é pouco significativo. No entanto, os alunos intervenientes, ou seja do Clube Eco-escolas e da Educação Especial demonstraram empenho e interesse muito significativos.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A manutenção era realizada semanalmente de acordo com o horário do Clube Eco-Escolas e de acordo com a disponibilidade extra dos alunos.
7. Como é feita a preparação do solo?
A limpeza foi realizada com a ajuda dos funcionários da Junta de Freguesia.
A horta foi dividida em canteiros de mais ou menos 80 cm por 2m.
A mobilização do solo foi de acordo com as ideias da agricultura bio (revolvia-se os primeiros 15 cm de solo de modo, a não destruir o equilíbrio biológico do solo). Controlava-se as ervas daninhas (junça), por monda.
Na fertilização utilizámos adubo orgânico produzido com excrementos de cavalo.
Na rega era usada água de um furo artesiano existente na escola.
(limpeza, mobilização, fertilização)
8. É feita compostagem?
Não
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Utilizámos cultura de abóbora alface e feijão.
Couve, feijão, rúcula e tagetes (cravos túnicos).
11. É feita recolha da água da chuva?
Sim
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Pelas funcionárias, professores e alunos.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Duas vezes por semana. Observação direta.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Sim
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Só tivemos lesmas e caracóis e utilizámos cerveja para os afastarmos.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
Foram feitas sementeiras de pinheiro-manso que oferecíamos aos visitantes e outras serão para replantar. Fizeram-se também pequenas sementeiras de hortícolas.
Foi criado um pequeno “sementário” que foi exposto no último Conselho Eco-Escolas.
15. Outros aspetos de realce da horta
O aspeto mais interessante da horta foi a motivação gerada nos alunos participantes e a sensibilização dos mesmos para a importância de uma agricultura biológica.