Horta pequena (até 50m²)



Em tempos existiu uma horta na escola, mas entretanto a mesma deixou de existir. Recentemente e incentivados pelo Programa Eco-Escolas decidimos reabilitar a mesma.
15 m2
4
Clube Eco-Escolas, Cidadania e Integração, Educação Especial
15
2
Sim
Há famílias que contribuíram com sementes e plantas para transplantar na horta da escola.
Também há alunos que têm conhecimento de técnicas agrícolas que advêm da experiência familiar e por vezes os encarregados de educação transmitem aos educandos informações para as professoras, relacionadas com o tema, ou seja, uma participação indireta.
A horta ainda está numa fase embrionária pelo que o seu impacto na comunidade ainda é pouco significativo. No entanto, os alunos intervenientes, ou seja do Clube Eco-escolas e da Educação Especial demonstraram empenho e interesse muito significativos.
A manutenção era realizada semanalmente de acordo com o horário do Clube Eco-Escolas e de acordo com a disponibilidade extra dos alunos.
A limpeza foi realizada com a ajuda dos funcionários da Junta de Freguesia.
A horta foi dividida em canteiros de mais ou menos 80 cm por 2m.
A mobilização do solo foi de acordo com as ideias da agricultura bio (revolvia-se os primeiros 15 cm de solo de modo, a não destruir o equilíbrio biológico do solo). Controlava-se as ervas daninhas (junça), por monda.
Na fertilização utilizámos adubo orgânico produzido com excrementos de cavalo.
Na rega era usada água de um furo artesiano existente na escola.
(limpeza, mobilização, fertilização)
Não
Utilizámos cultura de abóbora alface e feijão.
Couve, feijão, rúcula e tagetes (cravos túnicos).
Sim
Pelas funcionárias, professores e alunos.
Duas vezes por semana. Observação direta.
Sim
Só tivemos lesmas e caracóis e utilizámos cerveja para os afastarmos.
Não
Foram feitas sementeiras de pinheiro-manso que oferecíamos aos visitantes e outras serão para replantar. Fizeram-se também pequenas sementeiras de hortícolas.
Foi criado um pequeno “sementário” que foi exposto no último Conselho Eco-Escolas.
O aspeto mais interessante da horta foi a motivação gerada nos alunos participantes e a sensibilização dos mesmos para a importância de uma agricultura biológica.