EB 2,3 Mário Sá Carneiro
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Desde o ano letivo 15-16 / 16-17 / 17-18
2. Área aproximada da horta (m²)
O terreno tem cerca de 1000 m² com Oliveiras na maior parte do terreno. Cuidamos/limpamos, do/o terreno todo, no entanto, só cultivamos legumes em cerca de 150 m².
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
3 Professores (Pedro Pena, Ana Paula Gaspar e António Rodrigues)
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Horta (Disciplina dos CEI – Currículo Especifico Individual) e Ciências Naturais (6ºH – PCA)
3.3. N.º de alunos envolvidos
32 ALUNOS (11 alunos CEI e 21 alunos 6ºH – PCA)
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
2 Funcionárias (Nádia e Rosário)
4. As famílias são envolvidas?
Não
4.1. Como e com que frequência?
Os alunos CEI vão á Horta todos os dias cerca de 90 minutos, os alunos 6ºH-PCA só vão duas vezes por semana, ou seja 90 minutos + 90 minutos.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Todos os produtos são vendidos na Escola numa pequena banca, sempre que há produtos colhidos da terra. O dinheiro reverte para a compra de novas sementes e utensílios que sejam necessários.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Como os alunos CEI vão à horta todos os dias, fazem a manutenção da mesma nesse horário. Os professores responsáveis conjuntamente com as funcionárias fazem a planificação da repartição das tarefas, muitas vezes e feita na hora.
7. Como é feita a preparação do solo?
Todos os alunos cavam a terra que delineamos para cultivo, cerca de 150 m², mas tratamos da manutenção sempre do terreno todo cerca de 1000 m².
8. É feita compostagem?
Sim
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Fazemos a nossa compostagem num local apropriado elaborado por nós com madeira de paletes. Colocamos lá os detritos da confeção das refeições da escola, recolhemos na cozinha da escola, e os detritos da limpeza do terreno que cultivamos.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Batatas, cebolas, alhos, alfaces, favas, várias espécies de couves, ervilhas, milho e ervas aromáticas (no cantinho das ervas aromáticas).
11. É feita recolha da água da chuva?
Sim
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Temos 3 bidões que armazena a água da chuva, a rega e feita sempre ou quase sempre ao balde, água tirada desses bidões, quando não há água nesses recipientes, recorremos a água canalizada, e regamos com uma mangueira para o efeito.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Sim. Todas a s semanas.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Sim
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Apareceram umas lagartas nas couves, foram tiradas uma a uma (à mão), todos os dias até desaparecerem todas, numa semana exterminamos a praga.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Sim
13.1. Se sim, que espécies?
Galinhas, galinhas poedeiras, galos e coelho anão.
14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
Temos um charco com rãs e plantas aquáticas, com bancos para os alunos se sentarem à volta do mesmo. Temos também ninhos para os pássaros em quase todas as árvores que se encontram no terreno. Todas as turmas de Ciências Naturais do 2º ciclo e de Ciências do 3º ciclo vão a horta para observação de tudo o que se lá encontra mediante o que vão dando nas aulas vão lá observar, mais que uma vez por ano.
15. Outros aspetos de realce da horta
Há que realçar um aspeto muito importante, a escola situa-se num contexto social com problemas muito graves de comportamento e na horta esses mesmos alunos transformam-se, eles só querem horta, um projeto de sucesso na escola.
15.1. Link para a página da horta
Ainda não existe, mas será uma das metas para o próximo ano letivo 2018-2019.