Horta florida (qualquer dimensão)



No início deste ano letivo, 2017/2018, reunimos com alguns elementos da comunidade educativa que avançaram com algumas ideias e sugestões e se predispuseram a contribuir para a sua construção. Assim sendo, este é o segundo ano em que temos horta.
1 m2
2
Estudo do Meio, Português e Matemática
20 (3º ano)
2
Sim
Foram, inicialmente contactados e informados os elementos do Conselho Eco-Escolas. Daí formou-se um grupo de pais muito empenhados e motivados para o projeto. Tivemos o seu valioso contributo na montagem da estrutura da horta, na criação das mascotes (joaninha e abelha), depósito de água com materiais recicláveis e na sementeira/ plantação. Sempre que necessário, há sempre alguns pais que visitam a horta e que ajudam na realização de alguns trabalhos de manutenção.
Os avós e outros familiares também disponibilizaram algumas sementes e plantas das suas hortas.
A ideia da construção de uma horta foi acolhida com grande entusiasmo pela comunidade escolar. Foi notório o envolvimento e vontade em participar na sua realização, quer pelos alunos, quer pelos pais. Para estes, a horta foi vista como uma mais-valia para a aprendizagem dos alunos. Motiva para a aprendizagem de conceitos relacionados com a alimentação e saúde e com conteúdos estudados em áreas curriculares (nutrientes dos alimentos, higiene na confeção dos alimentos, conservação dos alimentos, cadeia alimentar, pesquisa de receitas …)
Dado que a nossa horta é pequena, pensou-se em envolver na sua manutenção, em cada ano letivo, a turma do 3º ano de escolaridade, para que cada turma tenha oportunidade de cuidar dela.
O solo foi disponibilizado pela Loja AKI, em resultado da geminação com a nossa escola. Apenas utilizamos os restos de plantas secas que misturamos na terra. À medida que vão sendo colhidas algumas plantas, estas são substituídas por outras e a terra é limpa, virada e regada pelas crianças, com supervisão dos professores e assistentes.
Não
Plantas hortícolas: morangueiros, tomateiros, beterraba, pimentos, courgette, favas, espinafres, alfaces, rúcula, couves e cenouras. Plantas aromáticas: coentros, salsa, cebolinho, hortelã, manjericão, tomilho-limão, caril, stévia. Flores: Alecrim, petúnias, cravos-túnicos, camomila, sardinheira.
Sim
Foi colocado um reservatório para aproveitamento da água da chuva com um sistema de tubos furados que permitem uma rega ”gota a gota”; a rega é feita de manhã cedo e, à sexta-feira à tardinha.
Sim. Todos os dias a nossa horta é cuidada e assim podemos detetar se há alguma doença ou praga.
Sim
Detetamos em algumas plantas a presença de pulgões. Inicialmente os alunos confecionaram um produto natural (água a ferver com cascas de cebola e de alho) com o qual se borrifou as plantas afetadas. Posteriormente, dada a nossa parceria com o AKI, este disponibilizou um Kit de joaninhas de 7 pintas e respetiva casinha.
Não
Foi realizado um lanche saudável com produtos recolhidos da horta (alface, cenoura, cebola, hortelã, cebolinho, coentros, salsa, stévia, tomilho-limão e morangos).
No encerramento do ano letivo, é costume realizarmos uma feira, na qual iremos vender plantas aromáticas para tempero e em saquinhos de cheiro.
Pretendemos que a nossa horta constitua um pequeno laboratório para a realização de atividades diversificadas e que seja uma ligação dos alunos ao ambiente natural.
Na criação da horta, procurou interligar-se três dos temas base do programa Eco-Escolas: Resíduos, Energia e Água. Assim, utilizaram-se caleiras e criaram-se com materiais reutilizáveis duas “mascotes” da horta, uma joaninha e uma abelha e um depósito para a água; colocou-se um projetor com painel solar e criou-se um sistema de rega de aproveitamento da água da chuva.
Foi feita monitorização das culturas instaladas para apurar da necessidade da sua substituição. Preencheram-se para o efeito grelhas de observação/registo.
Dado o tamanho da nossa horta, algumas das plantas/ flores que a comunidade educativa disponibilizou, foram colocadas em garrafões de plástico, junto desta.
Foram colocadas placas informativas das flores e de algumas plantas aí existentes assim como da importância dos insetos representados pelas nossas mascotes, joaninha e abelha.