Escola EB1 de Viso
a nossa horta bio
flores na horta
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
No início deste ano letivo, 2017/2018, reunimos com alguns elementos da comunidade educativa que avançaram com algumas ideias e sugestões e se predispuseram a contribuir para a sua construção. Assim sendo, este é o segundo ano em que temos horta.
2. Área aproximada da horta (m²)
1 m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
2
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Estudo do Meio, Português e Matemática
3.3. N.º de alunos envolvidos
20 (3º ano)
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
2
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
Foram, inicialmente contactados e informados os elementos do Conselho Eco-Escolas. Daí formou-se um grupo de pais muito empenhados e motivados para o projeto. Tivemos o seu valioso contributo na montagem da estrutura da horta, na criação das mascotes (joaninha e abelha), depósito de água com materiais recicláveis e na sementeira/ plantação. Sempre que necessário, há sempre alguns pais que visitam a horta e que ajudam na realização de alguns trabalhos de manutenção.
Os avós e outros familiares também disponibilizaram algumas sementes e plantas das suas hortas.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
A ideia da construção de uma horta foi acolhida com grande entusiasmo pela comunidade escolar. Foi notório o envolvimento e vontade em participar na sua realização, quer pelos alunos, quer pelos pais. Para estes, a horta foi vista como uma mais-valia para a aprendizagem dos alunos. Motiva para a aprendizagem de conceitos relacionados com a alimentação e saúde e com conteúdos estudados em áreas curriculares (nutrientes dos alimentos, higiene na confeção dos alimentos, conservação dos alimentos, cadeia alimentar, pesquisa de receitas …)
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Dado que a nossa horta é pequena, pensou-se em envolver na sua manutenção, em cada ano letivo, a turma do 3º ano de escolaridade, para que cada turma tenha oportunidade de cuidar dela.
7. Como é feita a preparação do solo?
O solo foi disponibilizado pela Loja AKI, em resultado da geminação com a nossa escola. Apenas utilizamos os restos de plantas secas que misturamos na terra. À medida que vão sendo colhidas algumas plantas, estas são substituídas por outras e a terra é limpa, virada e regada pelas crianças, com supervisão dos professores e assistentes.
8. É feita compostagem?
Não
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Plantas hortícolas: morangueiros, tomateiros, beterraba, pimentos, courgette, favas, espinafres, alfaces, rúcula, couves e cenouras. Plantas aromáticas: coentros, salsa, cebolinho, hortelã, manjericão, tomilho-limão, caril, stévia. Flores: Alecrim, petúnias, cravos-túnicos, camomila, sardinheira.
11. É feita recolha da água da chuva?
Sim
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Foi colocado um reservatório para aproveitamento da água da chuva com um sistema de tubos furados que permitem uma rega ”gota a gota”; a rega é feita de manhã cedo e, à sexta-feira à tardinha.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Sim. Todos os dias a nossa horta é cuidada e assim podemos detetar se há alguma doença ou praga.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Sim
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Detetamos em algumas plantas a presença de pulgões. Inicialmente os alunos confecionaram um produto natural (água a ferver com cascas de cebola e de alho) com o qual se borrifou as plantas afetadas. Posteriormente, dada a nossa parceria com o AKI, este disponibilizou um Kit de joaninhas de 7 pintas e respetiva casinha.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
Foi realizado um lanche saudável com produtos recolhidos da horta (alface, cenoura, cebola, hortelã, cebolinho, coentros, salsa, stévia, tomilho-limão e morangos).
No encerramento do ano letivo, é costume realizarmos uma feira, na qual iremos vender plantas aromáticas para tempero e em saquinhos de cheiro.
15. Outros aspetos de realce da horta
Pretendemos que a nossa horta constitua um pequeno laboratório para a realização de atividades diversificadas e que seja uma ligação dos alunos ao ambiente natural.
Na criação da horta, procurou interligar-se três dos temas base do programa Eco-Escolas: Resíduos, Energia e Água. Assim, utilizaram-se caleiras e criaram-se com materiais reutilizáveis duas “mascotes” da horta, uma joaninha e uma abelha e um depósito para a água; colocou-se um projetor com painel solar e criou-se um sistema de rega de aproveitamento da água da chuva.
Foi feita monitorização das culturas instaladas para apurar da necessidade da sua substituição. Preencheram-se para o efeito grelhas de observação/registo.
Dado o tamanho da nossa horta, algumas das plantas/ flores que a comunidade educativa disponibilizou, foram colocadas em garrafões de plástico, junto desta.
Foram colocadas placas informativas das flores e de algumas plantas aí existentes assim como da importância dos insetos representados pelas nossas mascotes, joaninha e abelha.