Escola Básica e Secundária Gama Barros
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
A horta existe há 8 anos a funcionar na estufa da Escola Sede. Porém só há dois anos tem sido assegurada pelo grupo de docentes de educação Especial e assistentes operacionais das Unidades Especializadas para Apoio à Inclusão de Alunos com Multideficiênci
2. Área aproximada da horta (m²)
A horta a funcionar na estufa tem a área aproximada de oito m2. A horta a funcionar no exterior terá aproximadamente trinta m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
Seis professores
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Não existem disciplinas envolvidas na dinâmica das hortas, pois quem tratará das hortas serão os alunos das U M do 1º e 2º Ciclo e da UEE 2/3 Ciclos sob orientação dos professores de Educação Especial e assistentes operacionais.
3.3. N.º de alunos envolvidos
Dezoito alunos
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
5
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
Não existe um planeamento formal de atividades a realizar com as famílias, estas serão convidadas a envolver-se nas atividades desenvolvidas com os seus educandos. Solicitar-se-á a sua colaboração com o fornecimento de algumas sementes e plantas.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Pretende-se que este espaço seja um motor de aproximação com outros alunos da escola que, por vezes, manifestem curiosidade pelas tarefas que aí se irão desenvolver.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Cada uma das três Unidades de Multideficiência envolvidas no projeto será responsável por uma parcela da horta, pelo aproveitamento desse espaço e manutenção do mesmo. A constatação da necessidade de realização de tarefas de manutenção será feita mediante a visita regular à horta e observação da mesma. As tarefas serão orientadas pelos professores e assistentes operacionais que acompanhem os alunos e procurem que, no âmbito das suas capacidades e limitações todos se envolvam nas tarefas a realizar (mesmo que por pequenos períodos de tempo).
Na horta exterior solicitou-se a colaboração de um jardineiro da comunidade, para revolver a terra e prepará-la para serem feitas as respetivas sementeiras.
7. Como é feita a preparação do solo?
O local de plantação é constituído por composto orgânico o qual é cavado e nivelado. Superficialmente aplica-se uma camada de palha para ajudar na manutenção da humidade. O solo será regado de acordo com a verificação de tal necessidade.
8. É feita compostagem?
Não
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Beterraba, alface, couve, alho francês, acelga, cenoura, ervilha, espinafres, favas e alho.
Na horta exterior vão-se iniciar as primeiras sementeiras/plantações (favas, ervilhas, couves, batatas e girassol)
11. É feita recolha da água da chuva?
Sim
11.1. Como é feita a gestão da rega?
As plantas apenas serão regadas quando se observe a falta de humidade no solo e na horta exterior com água da chuva e da rede.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
A monitorização da horta e, por consequência, das pragas e doenças será feita regularmente nas visitas àquele espaço (no mínimo duas vezes por semana).
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
Os produtos da horta serão normalmente utilizados nas atividades culinárias desenvolvidas com os alunos, na cozinha da escola sede.
15. Outros aspetos de realce da horta
O espaço destina-se ao desenvolvimento de atividades com os alunos que frequentam as Unidades de Multideficiência do 1º e 2º Ciclo e a da Unidade de Ensino Estruturado 2/3 Ciclos. O espaço de cultivo foi concebido para permitir a circulação de alunos em cadeira de rodas e a realização de tarefas no espaço de cultivo sem necessidade de sair das mesmas ou de entrar dentro do espaço de cultivo.