Horta grande (superior a 50m²)



4 anos
Cerca de 130 m2
5
Português, Matemática, Desenvolvimento Pessoal e Social, Gestão doméstica, Atelier e Oficina (Áreas curriculares dos alunos com CEI)
8
2
Sim
As famílias são convidadas a contribuir com sementes e plantas para a Horta. Durante as feiras/ vendas de produtos da horta, estas assumem-se, também, como compradoras.
Sendo os alunos diretamente envolvidos, alunos com currículos específicos individuais, a horta e tudo o que a ela está ligado (fabrico de compotas, fabrico de vinagres e azeites aromatizados com ervas da horta, feiras vendas, secagem de plantas para chás, recolha de sementes de couve, feijão e abóbora, reciclagem de vasos para novas plantas que serão posteriormente colocadas à venda, pneus para construção de canteiros, compostagem, alimentação dos animais existentes na escola, ) apoiam o desenvolvimento curricular, desenvolvem a literacia da informação e a numeracia. São os alunos que pesam e medem os alimentos a dar aos animais, compram-nos ( acompanhados pelas professoras de Educação especial) , fazem a contabilidade ( registo de vendas e apuramento de verbas), vendem nas feiras internas os produtos produzidos, entregam na cantina os vegetais e ervas aromáticas necessários à confeção da ementa, culinária, colaboram na plantação, na colheita, rega etc.
Para além de contribuírem para melhorar resultados académicos, a horta desenvolve sobretudo competências de cidadania e de preparação para a vida ativa, contribuindo igualmente para desenvolver a autonomia , a inclusão, os valores ecológicos, o respeito pela natureza e o trabalho como algo necessário ao sucesso social.
Quando há visitas à escola são os alunos que fazem a visita guiada à horta , aos capoeiros de galinhas de raça autóctone e a espaços onde existem outros animais.
A manutenção da horta é feita em parceria pelos alunos e pelos funcionários. Em cada fase, os alunos participam, tendo tempos destinados de determinadas áreas do seu currículo específico para adquirir saberes ( leitura e pesquisa) e através da prática ( fazer) . Todos os dias os alunos têm tarefas nessa área. Há alunos com tarefas definidas que têm que cumprir. Noutras tarefas é o grupo que se organiza e distribui funções.
(limpeza, mobilização, fertilização)
Limpeza - ao longo do ano, manualmente por alunos, professores e funcionários.
Mobilização - É usado trator para lavrar a terra e abrir os regos no espaço da horta/couves portuguesas. Na restante horta é feito manualmente pelos alunos e funcionários. A mudança de espécies, renovação é feita pelos mesmos. Neste ano letivo construíram-se canteiros com pneus para separar as plantas.
A fertilização é feita com recurso à compostagem e com estrume dos galinheiros.
Sim
Faz-se compostagem caseira com restos de comida e de jardim ( folhas, serrim resultante da poda ( após trituração), flores velhas ...)
O composto maturado é utilizado na preparação de solo (adubação de fundo) e na adubação de manutenção (adubação de cobertura);
A utilização do composto como fertilizante no cultivo é uma maneira simples e direta de ligar os intervenientes com a terra, ao mesmo tempo contribui para a diminuição da quantidade de resíduos orgânicos a enviar para aterros.
- Couves (portuguesa, pencas, brócolos, couve-flor, coração, roxa)
- Feijão
- Pimentos
- Beterrabas
- Abóboras
- Curgetes
- Tomates
- Pepinos
- Morangos
- Diferentes variedades de alface
- Cebolas
- Alhos
- Alho francês
- Aipo
- Tomilho
- Erva de caril
- Coentros
- Alecrim
- Malvas
- Estragão
- Arruda
- Óregãos
- Salsa
- Cebolinho
- Salvia
- Funcho
- Hortelã
- Azedas
- Alfazema
- Limoeiros
- Laranjeiras
- Marmeleiros , macieiras, medronheiros, alfazema ( não estando no espaço medido como horta , incluem-se na prática da agricultura biológica na escola e ligam-se à promoção da alimentação saudável.
- Flores (tulipas, dálias, girassóis, margaridas, sécias e bouquet de noiva)
Sim
A rega é feita, preferencialmente, com mangueira ligada aos 3 depósitos (1000 l cada) instalados para recolha de águas pluviais.Também se faz rega manual.
- É feita por observação direta, sempre que alguém vai à horta colher produtos ou cuidar da mesma.
Não
Sim
Galinhas de raças autóctones ( amarela, branca, preta lusitânica, pedrês)
Perus
Patos
- mercados de venda de produtos da horta, de produtos transformados (compotas, licores, azeites aromatizados, vinagres aromatizados), animais adultos e animais chocados na escola.
- A cantina utiliz , sempre que existem e são necessários, produtos da horta.
- O Bar vende sandes de marmelada feita com os marmelos da horta
- Fabrico dos produtos transformados para venda
- Culinária
- Contribui para a preservação e divulgação de raças autóctones que mantém esse estado porque não estão misturadas no capoeiro;
- Contribui para a diminuição da quantidade de resíduos orgânicos a enviar para tratamento final sem separação. Todos os resíduos orgânicos produzidos na cantina e no bar servem para alimentação dos animais e não são deitados ao lixo . Esta prática insere-se num dos nossos propósitos de « Só é lixo o que quisermos e se quisermos).
- A horta contribui para dar um passo positivo na contribuição para alcançar os objetivos da Agenda 2030 da ONU
- Segundo um especialista espanhol «os legumes plantados no ambiente poluído em que vivemos podem tornar-se vacinas", já que as plantas vão ter de se proteger desses componentes químicos que andam no ar.( Mariano Bueno)
- Serem um projeto de alunos com necessidades educativas especiais que necessitam de currículos alternativos individuais.
- O trabalho na e com a horta induz diferenças nos comportamentos de saúde, como praticar mais exercício o que se traduz na melhoria do bem-estar físico e psicológico dos intervenientes. Os alunos ficam mais calmos quando têm atividades na Horta e melhoram a autoestima quando mostram os seus produtos e o resultado do seu trabalho.