Horta pequena (até 50m²)



Deste o ano letivo 2016-2017
50 m2
1
Projeto Ciência Viva
57 (1º Ciclo)
1
Sim
As famílias colaboram, pontualmente, no fornecimento de sementes e alguns materiais (por exº, recipientes para sementeira das autóctones).
Os alunos ficam interessados no desenvolvimento das plantas e vão trazendo informações aos Professores e aos Pais, à medida que observam esse desenvolvimento.
Como o tempo tem estado bastante chuvoso, verifica-se um desenvolvimento mais lento das culturas e ainda não foi necessário fazer manutenção. Prevê-se, quando se verificar essa necessidade, de organizar uma tarde (4ªfeira) em que os alunos, acompanhados pelos Professores, farão a remoção (manual e também com pequenos utensílios de jardinagem) de algumas ervas daninhas. Quando for necessário proceder às regas, a tarefa ficará a cago da funcionária e da Professora responsável (mais regularmente) e de alguns alunos (uma a duas vezes por semana).
A Junta de freguesia faz os trabalhos de mobilização do solo, manualmente e com tractor, corte da erva e podas das árvores, com recurso a máquinas. A fertilização é feita com o composto produzido no compostor existente na horta, desde o ano passado. A colocação do composto também tem o apoio dos funcionários da Junta de Freguesia.
Sim
Com os materiais orgânicos provenientes da cantina da escola e com os restos de vegetais provenientes da manutenção da horta. Os secos que se intercalam com a matéria verde, resultam da limpeza das folhas do arvoredo do recinto escolar (caruma dos pinheiros e folhas das caducifólias). Os alunos já vão adquirindo o hábito de colocar no compostor as cascas das frutas que trazem para o lanche, bem como os caroços.
Favas, ervilhas, repolho, alho, cebolas, hortelã, morangos.
Brevemente far-se-á a plantação de tomate, pimento e abóbora.
Existe ainda um pequeno pomar com: laranjeira, pereira, macieira e pessegueiro.
Foram também instalados canteiros de flores: roseiras, um canteiro a separar a horta do pomar, hortênsias e lírios. Falta ainda plantar mais aromáticas.
Perto da horta foram também plantadas duas oliveiras, de modo a reproduzir as culturas típicas de uma quinta da nossa região.
Não
Temos projetada a recolha da água da chuva para regas, no entanto é uma obra que está dependente da substituição do telhado em fibrocimento de um edifício próximo da horta, onde se guardam as ferramentas. Aguardamos assim a realização dessa obra, que estava prevista já no ano letivo anterior, para que se possam instalar as caleiras e depósito para recolha da água.
De momento, utilizamos a água da rede pública, quando é necessário regar.
Sempre que a funcionária ou a Professora responsável visitam a horta. No mínimo, duas vezes por semana.
Não
Apenas se verificou, no ano letivo anterior. Fez-se então, um xorume de urtigas, com o qual se pulverizaram as favas, tendo resolvido a situação.
Não
Pretendemos instalar um galinheiro, no entanto, ainda não conseguimos verbas para aquisição dos materiais.
À medida que se vão colhendo os produtos da horta, é costume pô-los à venda junto da comunidade escolar, ou utilizá-los na confeção das refeições. Este ano lectivo, ainda não o fizémos pois ainda não temos produção para colheita. No ano lectivo anterior, tudo o que se produziu, foi consumido pelos alunos (por exemplo, os morangos), vendido na escola, ou utilizado na cantina.