Escola EB 2,3 de Vila Nova de Tazem

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Deste o ano letivo 2016-2017

2. Área aproximada da horta (m²)

50 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

1

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Projeto Ciência Viva

3.3. N.º de alunos envolvidos

57 (1º Ciclo)

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

1

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

As famílias colaboram, pontualmente, no fornecimento de sementes e alguns materiais (por exº, recipientes para sementeira das autóctones).

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Os alunos ficam interessados no desenvolvimento das plantas e vão trazendo informações aos Professores e aos Pais, à medida que observam esse desenvolvimento.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Como o tempo tem estado bastante chuvoso, verifica-se um desenvolvimento mais lento das culturas e ainda não foi necessário fazer manutenção. Prevê-se, quando se verificar essa necessidade, de organizar uma tarde (4ªfeira) em que os alunos, acompanhados pelos Professores, farão a remoção (manual e também com pequenos utensílios de jardinagem) de algumas ervas daninhas. Quando for necessário proceder às regas, a tarefa ficará a cago da funcionária e da Professora responsável (mais regularmente) e de alguns alunos (uma a duas vezes por semana).

7. Como é feita a preparação do solo?

A Junta de freguesia faz os trabalhos de mobilização do solo, manualmente e com tractor, corte da erva e podas das árvores, com recurso a máquinas. A fertilização é feita com o composto produzido no compostor existente na horta, desde o ano passado. A colocação do composto também tem o apoio dos funcionários da Junta de Freguesia.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Com os materiais orgânicos provenientes da cantina da escola e com os restos de vegetais provenientes da manutenção da horta. Os secos que se intercalam com a matéria verde, resultam da limpeza das folhas do arvoredo do recinto escolar (caruma dos pinheiros e folhas das caducifólias). Os alunos já vão adquirindo o hábito de colocar no compostor as cascas das frutas que trazem para o lanche, bem como os caroços.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Favas, ervilhas, repolho, alho, cebolas, hortelã, morangos.
Brevemente far-se-á a plantação de tomate, pimento e abóbora.
Existe ainda um pequeno pomar com: laranjeira, pereira, macieira e pessegueiro.
Foram também instalados canteiros de flores: roseiras, um canteiro a separar a horta do pomar, hortênsias e lírios. Falta ainda plantar mais aromáticas.
Perto da horta foram também plantadas duas oliveiras, de modo a reproduzir as culturas típicas de uma quinta da nossa região.

11. É feita recolha da água da chuva?

Não

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Temos projetada a recolha da água da chuva para regas, no entanto é uma obra que está dependente da substituição do telhado em fibrocimento de um edifício próximo da horta, onde se guardam as ferramentas. Aguardamos assim a realização dessa obra, que estava prevista já no ano letivo anterior, para que se possam instalar as caleiras e depósito para recolha da água.
De momento, utilizamos a água da rede pública, quando é necessário regar.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sempre que a funcionária ou a Professora responsável visitam a horta. No mínimo, duas vezes por semana.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Apenas se verificou, no ano letivo anterior. Fez-se então, um xorume de urtigas, com o qual se pulverizaram as favas, tendo resolvido a situação.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

Pretendemos instalar um galinheiro, no entanto, ainda não conseguimos verbas para aquisição dos materiais.

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

À medida que se vão colhendo os produtos da horta, é costume pô-los à venda junto da comunidade escolar, ou utilizá-los na confeção das refeições. Este ano lectivo, ainda não o fizémos pois ainda não temos produção para colheita. No ano lectivo anterior, tudo o que se produziu, foi consumido pelos alunos (por exemplo, os morangos), vendido na escola, ou utilizado na cantina.

15. Outros aspetos de realce da horta

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: avatar Escola EB 2,3 de Vila Nova de Tazem

Professor coordenador da horta: Maria Helena Carvalho da Fonseca Babo