Escola EB 2,3 Prof. Agostinho da Silva

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Mais de 10 anos

2. Área aproximada da horta (m²)

30 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

6

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Componente prática do curso PIEF

3.3. N.º de alunos envolvidos

20

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

0

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

As famílias cederam as sementes/ favas para semear, bem como as sementes de nabiças.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Casal de Cambra é uma zona ainda bastante rural, pelo que os alunosdo curso PIEF (Programa Integrado de Educação e Formação) adquirem, com esta atividade, competências práticas que lhes poderão ser úteis no futuro. Por outro lado, é uma atividade direcionada para alunos problemáticos,com um grande número de retenções e em risco de abandono escolar, pelo que a sua vertente prática motiva-os para as atividades desenvolvidas em meio escolar, contribuindo para o seu sucesso escolar. Estes alunos adquirem ainda competências cívicas e ecológicas.
Algumas turmas de 8º ano da escola fizeram uma saída à Bio-Horta da Escola no sentido de perceber a importância da leguminosas nos solos. Foram analisadas as raízes dos faveiros e os alunos puderam constatar os nódulos de bactérias nitrificantes que estabelecem uma relação biótica de simbiose com as plantas.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é feita semanalmente na disciplina de Formação Vocacional.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza é feita com o recurso a uma motocultivadora da escola, no més de outubro. Após limpeza do terreno, os alunos colocam composto criado com as folhas do ano anterior.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita essencialmente com as folhas que caem das árvores de folha caduca da escola, nomeadamente de choupos-negros e Choupos-alba.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Apesar de ao longo dos anos se ter tentado introduzir outras culturas, neste tipo de solo apenas as favas se desenvolvem convenientemente. Tal como em anos anteriores, semeamos favas, que apresentam um desenvolvimento muito bom. Este ano também semeamos nabiças.

11. É feita recolha da água da chuva?

Não

11.1. Como é feita a gestão da rega?

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

O nosso terreno tem muitas joaninhas, que controlam de forma natural as pragas de pulgões.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Em maio será realizada venda de favas e de nabiças.

15. Outros aspetos de realce da horta

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: avatar Escola EB 2,3 Prof. Agostinho da Silva

Professor coordenador da horta: Cláudia Sampaio