EB 2,3 Amadeu Gaudêncio (Ag. Escolas da Nazaré)

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Começámos recentemente, tem 3 semanas

2. Área aproximada da horta (m²)

20 metros quadrados

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

2 tempos do programa ecoescolas, 1 tempo de francês e 2 tempos de Religião Moral Católica

3.3. N.º de alunos envolvidos

2

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

1

4. As famílias são envolvidas?

Não

4.1. Como e com que frequência?

Temos contado com algumas adversidades, principalmente as más condições atmosféricas. A área de aproximadamente 20 metros quadrados está numa fase inicial, semeámos/plantámos courgetes, alfaces, coentros (que nos fizeram chegar do Programa Eco-escolas) e estamos a programar em plantar/semear mais algumas espécies vegetais. No início contámos com materiais/paletes para fazer a vedação que ainda não está concluída, aguardando alguma ajuda da parte do município. Ainda não gastámos um cêntimo neste projeto, no entanto vamos ter de comprar adubo orgânico/natural para incrementar a nossa produção, dado que a terra é muito arenosa
4 a 5 tempos semanais.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Está a haver muita recetividade por parte da comunidade escolar e particularmente pelos alunos envolvidos no projeto. Devo referir que um dos alunos com quem mais trabalho apresenta problemas de concentração/atenção em contexto de sala de aula e tem sido benéfico para ele as atividades desenvolvidas na hortinha e que já produziu algum efeito em termos da sua melhoria quer na avaliação às diferentes disciplinas, quer na relação com os outros.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Estando numa fase inicial do projeto, encontramo-nos ainda a semear/plantar e são os alunos que procedem nas diferentes atividades; os professores orientam, motivam e acompanham os trabalhos.

7. Como é feita a preparação do solo?

Como já foi referido acima, são os alunos que desempenham as funções com orientação dos docentes. A fertilização para já será feita com adubo orgânico/ natural que irá ser adquirido, no entanto faz parte dos nossos planos, no futuro, recorrer à compostagem.

8. É feita compostagem?

Não

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

De momento, coforme foi referido acima, temos courgetes, alfaces, coentros, na semana que vem serão adicionadas mais espécies vegetais,

11. É feita recolha da água da chuva?

Não

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Não tem sido necessária a rega dada a precipitação que tem sido frequente.
Temos programada a rega, nos das mais secos, através de regador e mangueira utilizando água canalizada disponibilizada pelo município.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Para já, esta situação não se coloca.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Ainda é cedo, mas está pensado para um futuro próximo. É nosso objetivo aproveitar o que produzimos para consumo próprio.

15. Outros aspetos de realce da horta

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: avatar EB 2,3 Amadeu Gaudêncio (Ag. Escolas da Nazaré)

Professor coordenador da horta: José António Inácio Jorge Marques