EB nº 2 do Laranjeiro
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Há cerca de 3 anos.
2. Área aproximada da horta (m²)
Cerca de 50m2.
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
8
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
É nosso objetivo promover a interdisciplinaridade e a integração curricular das atividades a desenvolver, nomeadamente o Português, Estudo do Meio, Matemática e Educação Cívica.
3.3. N.º de alunos envolvidos
143
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
2
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
As famílias têm participado com a passagem de conhecimentos e técnicas à escola e também trazendo sementes e plantas.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
O envolvimento de várias turmas, de diferentes anos de escolaridade e das Unidades, de Ensino Estruturado e de Multideficiência, no Projeto Horta-Bio.
A partilha de informação com as famílias.
A vigilância, o cuidado e a preocupação na manutenção dos espaços de cultivo.
O envolvimento dos pais/familiares.
A parceria com a Junta de Freguesia.
A divulgação na Pág. Web da Escola.
A introdução de produtos da horta na alimentação (sopa, legumes como acompanhamento...).
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Cada turma é responsável pela manutenção de uma das áreas delimitadas e as atividades de manutenção são rotativas e orientadas por cada Docente/Educador.
7. Como é feita a preparação do solo?
Na fase inicial misturamos a terra existente com substrato universal, composto por humus, turfas loiras, adubação mineral. Depois fertilização orgânica e com algum composto resultante da compostagem.
8. É feita compostagem?
Sim
8.1. Se sim, como e com que materiais?
São utilizados resíduos orgânicos provenientes da cozinha e da limpeza da própria horta: vegetação morta, cascas e restos de fruta e vegetais, borras de café.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Culturas recorrentes: Alfaces, couves, tomates, ervas aromáticas.
11. É feita recolha da água da chuva?
Sim
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Quando chove, é aproveitada a água da chuva, com recipientes, depois despejada em regadores. Com o tempo mais quente existe o recurso à água canalizada.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Sim, mas não temos tido pragas, doenças.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Não
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
Temos a intenção de realizar uma feira com os produtos agrícolas e de introduzir produtos da horta na alimentação (sopa, legumes, como acompanhamento, salada de frutos, doce...).
15. Outros aspetos de realce da horta
Queremos implementar na nossa horta os princípios da Agricultura Biológica, apelando à participação ativa dos alunos, contribuindo para o seu desenvolvimento pessoal e social, bem como para a sua educação alimentar. Além do envolvimento dos alunos, este projeto tem como objetivo envolver também os professores, funcionários, pais, comunidade local. Tem ainda como objetivo promover a interdisciplinaridade e a integração curricular das atividades a desenvolver.