Escola Básica Trigal de Santa Maria
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
5 anos
2. Área aproximada da horta (m²)
50 m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
4
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Ciências Naturais, Cidadania, Inglês
3.3. N.º de alunos envolvidos
156
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
1
4. As famílias são envolvidas?
Não
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Os alunos gostam muito de atividades ao ar livre, aumenta-lhes a consciencialização e o respeito pela natureza, motiva-os para a procura de outros saberes (culturas, tipo de plantas (nome), benefícios das plantas, como se faz uma horta, como se faz uma plantação, germinação, ...).
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Os alunos e professores, conforme o seu horário, estipulam tarefas de manutenção.
7. Como é feita a preparação do solo?
São arrancadas as ervas daninhas e revolvida a terra; feita os "canteiros", colocado compostor.
8. É feita compostagem?
Sim
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Cascas de alimentos utilizados na cantina da Escola.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Rabanetes, ervilhas de quebrar, ervas aromáticas como menta e tomilho.
11. É feita recolha da água da chuva?
Não
11.1. Como é feita a gestão da rega?
São os alunos que chegam mais cedo e saem mais tarde que se responsabilizam por esta tarefa.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Ainda não.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Não
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
Posteriormente, serão vendidos os alimentos recolhidos na horta.