Escola Cidade de Castelo Branco

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

7 anos

2. Área aproximada da horta (m²)

4m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Ciências Naturais e Clube Europeu

3.3. N.º de alunos envolvidos

40

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

1

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

Recolha de informação, pelos alunos, junto dos seus familiares sobre os produtos agrícolas cultivados na região.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Trata-se de um pequeno espaço experimental, no qual os alunos de 7º ano podem fazer o estudo do impacto de fatores abióticos (temperatura, luz, composição e humidade do solo) no crescimento e na produção das espécies cultivadas.
Para os alunos de outros anos de escolaridade, este espaço tem como objetivo que possam conhecer as espécies cultivadas e observar o seu desenvolvimento.
Aprofundamento de conhecimento nas disciplinas envolvidas por parte dos alunos.
Sempre que possível os produtos cultivados são doados a elementos da comunidade.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

São os alunos e o professor de Ciências que colaboram e acompanham o processo da sementeira, desde a preparação do espaço à monitorização do crescimento das plantas e pragas, assim como da sua rega. A cada turma está atribuído um espaço da horta sobre o qual devem fazer o acompanhamento e monitorização, dependendo do seu turno.
Este ano a horta tem o apoio da loja AKI de Castelo Branco, cujo responsável já se deslocou à escola várias vezes.
Os alunos dos outros anos fazem "visitas" à horta, desenvolvendo o conhecimento sobre espécies vegetais que fazem parte da sua alimentação e que, muitas vezes, nunca observaram no campo.

7. Como é feita a preparação do solo?

Na preparação do solo é utilizada matéria orgânica resultante da compostagem feita na escola, uma vez que a mesma possui um extenso espaço verde com diferentes árvores e arbustos.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

As folhas são recolhidas pelos assistentes operacionais e colocadas no compostor, recorrendo a utensílios simples existentes na escola.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Ervilheiras, couves e alfaces

11. É feita recolha da água da chuva?

Sim

11.1. Como é feita a gestão da rega?

É feita semanalmente, pelos alunos de Ciências, acompanhados pelo professor, nos diferentes turnos.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, semanalmente.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Os produtos da horta são normalmente oferecidos a uma família numerosa e com algumas dificuldades económicas.

15. Outros aspetos de realce da horta

Para alguns alunos é o único momento prático de trabalho com os produtos retirados da terra.
É feito o tratamento estatístico da sementeira e da produção e são estudados os fatores que influenciam essa produção

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: avatar Escola Cidade de Castelo Branco

Professor coordenador da horta: Manuela Costa