Escola Cidade de Castelo Branco
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
7 anos
2. Área aproximada da horta (m²)
4m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
3
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Ciências Naturais e Clube Europeu
3.3. N.º de alunos envolvidos
40
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
1
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
Recolha de informação, pelos alunos, junto dos seus familiares sobre os produtos agrícolas cultivados na região.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Trata-se de um pequeno espaço experimental, no qual os alunos de 7º ano podem fazer o estudo do impacto de fatores abióticos (temperatura, luz, composição e humidade do solo) no crescimento e na produção das espécies cultivadas.
Para os alunos de outros anos de escolaridade, este espaço tem como objetivo que possam conhecer as espécies cultivadas e observar o seu desenvolvimento.
Aprofundamento de conhecimento nas disciplinas envolvidas por parte dos alunos.
Sempre que possível os produtos cultivados são doados a elementos da comunidade.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
São os alunos e o professor de Ciências que colaboram e acompanham o processo da sementeira, desde a preparação do espaço à monitorização do crescimento das plantas e pragas, assim como da sua rega. A cada turma está atribuído um espaço da horta sobre o qual devem fazer o acompanhamento e monitorização, dependendo do seu turno.
Este ano a horta tem o apoio da loja AKI de Castelo Branco, cujo responsável já se deslocou à escola várias vezes.
Os alunos dos outros anos fazem "visitas" à horta, desenvolvendo o conhecimento sobre espécies vegetais que fazem parte da sua alimentação e que, muitas vezes, nunca observaram no campo.
7. Como é feita a preparação do solo?
Na preparação do solo é utilizada matéria orgânica resultante da compostagem feita na escola, uma vez que a mesma possui um extenso espaço verde com diferentes árvores e arbustos.
8. É feita compostagem?
Sim
8.1. Se sim, como e com que materiais?
As folhas são recolhidas pelos assistentes operacionais e colocadas no compostor, recorrendo a utensílios simples existentes na escola.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Ervilheiras, couves e alfaces
11. É feita recolha da água da chuva?
Sim
11.1. Como é feita a gestão da rega?
É feita semanalmente, pelos alunos de Ciências, acompanhados pelo professor, nos diferentes turnos.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Sim, semanalmente.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Não
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
Os produtos da horta são normalmente oferecidos a uma família numerosa e com algumas dificuldades económicas.
15. Outros aspetos de realce da horta
Para alguns alunos é o único momento prático de trabalho com os produtos retirados da terra.
É feito o tratamento estatístico da sementeira e da produção e são estudados os fatores que influenciam essa produção