EB 2/3 de S. João da Madeira
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Há 10 anos
2. Área aproximada da horta (m²)
É aproximadamente 30m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
10
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Educação Tecnológica, Educação Visual, Português, Matemática, Ciências Naturais, Educação Especial e a Área de Eco-Saberes
3.3. N.º de alunos envolvidos
170
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
6
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
As famílias são envolvidas na colaboração das sementes e plantas para a horta na altura e época das sementeiras ou plantações nos diferentes meses do ano.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
A horta tem tido um impacto positivo no currículo de algumas disciplinas, no trabalho de campo com cariz mais prático.
A horta é um espaço onde os alunos podem ter contacto com a terra, já que a maior parte dos alunos vivem em apartamentos.
Os alunos mostram sempre entusiasmo e vontade em colaborar nas tarefas da horta: semear, observar e identificar o crescimento das plantas e regar.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A organização e a manutenção da horta é feita por professores, alunos e assistentes operacionais, durante a semana nas aulas de Eco Saberes e Ciências Naturais.
7. Como é feita a preparação do solo?
O solo é preparado pelos alunos do 2º e 3º ciclos com a colaboração dos professores na limpeza das ervas daninhas.
Na área envolvente à horta, as ervas daninhas são cortadas por jardineiros municipais.
8. É feita compostagem?
Sim
8.1. Se sim, como e com que materiais?
A compostagem é feita com os resíduos orgânicos da cantina da escola e os resíduos verdes e castanhos dos jardins, dos canteiros, das podas, dos ramos e das ervas daninhas da horta.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Na estufa foram semeadas favas, ervilhas e alhos no mês de outubro.. No mês de novembro foram transplantadas para a terra e também plantados outros produtos hortícolas ( couve galega, penca, bróculos, cebola e alface).
Fez-se a manutenção das ervas aromáticas,(tomilho, coentros, hipericão, aipo, oregãos) e das
árvores de fruto (laranjeiras, limoeiros,marmeleiro)
Colocaram-se na terra bolbos de tulipas, amores- perfeitos.
Na área envolvente à estufa encontra-se o viveiro de plantas nativas.
11. É feita recolha da água da chuva?
Não
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A rega é feita com regador ou mangueira, de manhã pelos alunos da Educação Especial e pelos professores na área de Eco- Saberes.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Este ano letivo não se verificou a frequência de pragas ou doenças, salvo alguns caracóis.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Não
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
Venda dos produtos agrícolas na Semana da Terra
Concurso "Espantalhos da horta"
Criação de um sementário
Confeção de sopas com os produtos hortícolas
15. Outros aspetos de realce da horta
No espaço da horta foi organizado um espaço para a criação de um viveiro de árvores autóctones: pilriteiro,sobreiro e carvalho.