Centro de Acção Social de Ílhavo - Casci

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta tem início em cada ano letivo, desde os últimos anos

2. Área aproximada da horta (m²)

Horta desenvolvida em 11m² distribuídos por paletes (horta bio vertical)

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

7

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Ciências, biologia e matemática

3.3. N.º de alunos envolvidos

68

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

8

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

As famílias são envolvidas a recolher e trazer materiais ecológicos e sementes. Todos os dias úteis as famílias têm acesso às hortas e vão acompanhando as várias fases através do feedback que as crianças levam para casa, bem como de algumas fotografias que são com eles partilhadas.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

As crianças conseguem compreender em contexto prático o processo de desenvolvimento de plantas e legumes, estando mais conscientes do processo associado à manutenção de uma horta. Temos recebido feedback de pais que também começaram a fazer o mesmo em casa.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Todos os participantes realizam tarefas, por grupos, desde a análise de pragas, rega, cuidados na manutenção. Em contexto de sala aprofundam-se conhecimentos da análise das sementeiras, para que seja acompanhado todo o ciclo. As tarefas são rotativas de forma a que todos tenham oportunidade de experienciar uma tarefa diferente.

7. Como é feita a preparação do solo?

Através de um plano de ações pré estabelecido.

8. É feita compostagem?

Não

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Coentros

11. É feita recolha da água da chuva?

Não

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Conforme plano de ação e mediante as condicionantes, como é o caso do tempo/clima da região, tendo por vezes de ser ajustado/complementado, explicando às crianças as razões inerentes.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Conforme plano de ação.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

15. Outros aspetos de realce da horta

O foco em torno dos produtos biológicos, que atualmente existe na sociedade, torna-se intrínseco às várias fases de crescimento das crianças que assim conseguem melhor compreender o ciclo de vida dos legumes.

15.1. Link para a página da horta

www.casci.pt www.facebook.com/casci.ipss/ http://www.ua.pt/casci/page/20256

 

Publicado por: avatar Centro de Acção Social de Ílhavo - Casci

Professor coordenador da horta: Rosa Roldão