Escola EB 2,3/S Dr. Daniel de Matos
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2 anos
2. Área aproximada da horta (m²)
6
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
5
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
CN, EVT, ET
3.3. N.º de alunos envolvidos
123
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
5
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
Com a realização de 1 sábado pedagógico por período, onde as famílias participam nas diversas tarefas de manutenção, tendo sempre um almoço partilhado por todos os elementos.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
A sensibilização tem sido realçada, quer pelos alunos, quer pelos encarregados de educação, que já promovem pequenas hortas- jardins verticias, mesmo em apartamentos; desenvolvem as suas capacidades em prol da educação ambiental, articulados os vários subprojectos, nomeadamente a compostagem para as hortas.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Todas as turmas têm um espaço que é da sua responsabilidade e supervisionada pelo respetivo diretor de turma. Por sua vez, os coordenadores do projeto, em conjunto com um outro projeto - Floresta pedagógica, supervisionamos todo o espaço, para verificarmos como está a manutenção da área.
7. Como é feita a preparação do solo?
A fertilização do solo é feita a partir da compostagem recolhida na cantina e com os recipientes de resíduos orgânicos espalhados pela escola. Todo esse material é acondicionado em caixas de compostagem e posteriormente espalhado como fertilizante. Este ano também demos início à construção de camas altas, com material recolhido diretamente do espaço onde a construção é feita.
8. É feita compostagem?
Sim
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Com os restos da cantina e com os materiais retirados do jardim da escola. Existem caixas de compostagem especificas para o efeito.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
São essencialmente ervas aromáticas, chás e algumas fruteiras arbustivas, como é o caso dos mirtilos, das physallis e das framboesas. Também é realizada a cultura de sementeiras mais sazonais, como por exemplo as favas que neste momento estão a ser apanhadas e consumidas na cozinha pedagógica, alfaces e tomates.
11. É feita recolha da água da chuva?
Não
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Como este ano foi muito chuvoso, não houve necessidade de rega e as espécies vegetais registiram muito bem as variações climatéricas.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Por observação semanal vão sendo registados os problemas detetados.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Não
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
Os encarregados de educação têm mostrado empenho e motivação, querendo ver o crescimento das culturas da horta.
Os produtos produzidos são consumidos no restaurante pedagógico e, por vezes partilhados com famílias carenciadas.
15. Outros aspetos de realce da horta
O espaço passou a ser mais rentabilizado e visualmente mais agradável. A comunidade educativa revela satisfação pelo projeto desenvolvido e apresenta várias sugestões de melhoramento.