Escola Básica Padre Vítor Melícias
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
1º. ano
2. Área aproximada da horta (m²)
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
4
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Projecto, Matemática, Ciências
3.3. N.º de alunos envolvidos
30
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
1
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
- Cedendo plantas, sementes e outros materiais necessários.
- Na compra de produtos da horta.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
- Alunos motivados para a criação de hortas biológicas.
- Maior consciência ambiental.
-
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
7. Como é feita a preparação do solo?
8. É feita compostagem?
Sim
8.1. Se sim, como e com que materiais?
- Podas das árvores; folhas secas, cascas da fruta e restos dos legumes da confecção dos alimentos na cantina da escola.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
11. É feita recolha da água da chuva?
Sim
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A rega é feita no período da tarde quando há menos incidência do sol.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Não
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
- Confecção de alimentos no bar da escola (saladas e sopas) com os produtos cultivados na horta.
- Confecção de refeições no CEFE de cozinha da escola.
15. Outros aspetos de realce da horta
O interesse e empenho dos alunos, no respeito pela natureza, planeta e conservação do espaço da escola.