Escola EB1/PE do Porto Santo

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há 7 anos.

2. Área aproximada da horta (m²)

10 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

8

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Todas as disciplinas participam de uma forma interdisciplinar: matemática, estudo do meio, português, TIC...

3.3. N.º de alunos envolvidos

53

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

5

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

As famílias participam de uma forma tão dinâmica e tão divertida que a horta se tornou um espaço de "encontro de gerações e de partilha de conhecimentos". Os pais fazem a manutenção da vedação com a ajuda dos filhos. Os avós trazem produtos para a horta e distribuem a sua sabedoria sobre a terra em autênticas aulas genuínas ao ar livre. As mães enfeitam o espantalho e são autênticas estilistas de moda para "delicia" das filhas que vão dando "dicas" do que se usa na atualidade. Os irmãos recolhem em casa, aos fins de semana, restos de folhas secas, borras de café ...para a realização da compostagem na escola. Os tios, primos e outros familiares demonstram curiosidade em conhecer a Os tios, primos e outros familiares demonstram curiosidade em conhecer a horta e são convidados, pelos alunos, na realização de diversas visitas.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

A nossa horta é pequena em tamanho mas grande no seu impacto na comunidade escolar e não só. A nossa horta uma horta preocupa-se em criar um autêntico laboratório vivo desenvolvendo as mais diversas atividades pedagógicas que estimulem e preservem um ambiente sustentável e uma alimentação saudável.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A terra sofre todos os anos três momentos importantes: fim da plantação com a colocação do composto, mexida e remexida da terra para repousar e limpeza e preparação da terra para a nova época de culturas. A localização de plantas aromáticas em sítios estratégicos evitam a propagação de pragas e ajudam a embelezar a horta. Há um cantinho especial na nossa horta que preservamos com todo o cuidado - O Cantinho das Plantas Endémicas. Não nos podemos esquecer da ajuda dos jardineiros que trabalham um dia por semana, na escola. Os alunos acompanham diariamente as várias etapas do cultivo e da apanha dos produtos, partilhando experiências com a comunidade em geral e realizando postagens na página do Facebook.

7. Como é feita a preparação do solo?

Na preparação dos solos são utilizados kits (enxada, ancinho,sacho, regador, luvas...), adaptados às crianças. A terra sofre dois momentos importantes todos os anos:
-fim da plantação: colocação do composto orgânico;
-mexida e remexida da terra para repousar.
A localização das plantas aromáticas em sitios estratégicos evitam a propagação de pragas e ajudam a embelezar a horta.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Esta escola segue as orientações de um Diário de Compostagem realizado por nós e publicado no Slideshare de forma a partilhá-lo com todos.
https://pt.slideshare.net/eb1peportosanto/dirio-da-compostagem

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

As plantações deste ano foram orientadas pelos nossos jardineiros. Eles explicaram que há um tipo de solo e clima para cada cultura e só teríamos sucesso se escolhessemos as sementes certas para cada altura do ano. A nossa pequena horta tem um solo bastante fértil devido à utilização constante do adubo orgânico, assim como, à prática da rotatividade de culturas. Cultivámos, couves, alface, cenoura, salsa... As plantas aromáticas continuam sob a responsabilidade dos alunos do Ensino Especial.

11. É feita recolha da água da chuva?

Sim

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A horta dispõe de um depósito subterrâneo de aproveitamento da água da chuva que é usado regularmente e de forma cuidada para prevenção de fungos. A rega é efetuada de manhã e/ou ao fim do dia. Utilizamos o coletor de água da chuva (bidão) pintado e adaptado no ano letivo transato para regas pontuais (pequenos vasos, pequenas culturas etc...).
O terreno plano, com boa luminosidade, "alimentado" com o nosso adubo orgânico e regado com água da chuva, fazem uma mistura ímpar de um bom local de cultivo.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

As equipas eco-patrulhas realizam vistorias a todo o recinto escolar inclusive a horta. Combatem algumas pragas nomeadamente os caracóis e intervêm com os jardineiros na aplicação da calda de sabão (uma vez por semana).

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Sim

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Houve ataques de lagartas e alguns caracóis. Utilizámos a "calda de sabão azul" para combater as lagartas (como no ano letivo anterior) e as equipas eco-patrulhas limpavam os caracóis das hortas nos momentos de monitorização da escola, compostagem etc... (uma vez por semana).

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Sim

13.1. Se sim, que espécies?

Não é considerado um animal de criação mas continua a ser nosso animal de estimação. Este ano decorámos o nosso espantalho, Hortinhas Abelharoco, com uma abelha, elaborada por um casal de encarregados de educação reutilizando diversos materiais. A abelha é um dos animais mais importantes para a agricultura e a produção de massarocos na horta, espalhando-os pela ilha, criou uma fonte de alimento muito rico.

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

-Valorizar a produção consoante a época do ano, reconhecendo a importância dos alimentos frescos e da agricultura biológica.
-Conhecer "in loco" outras formas de combater as pragas, que os agricultores usam nas suas culturas sem recorrer aos pesticidas. Exemplos: cinzas, óleos etc...
-Conhecer "in loco" os diversos sistemas de rega gota a gota nas hortas visitadas. Uma maneira essencial de poupar água, numa ilha tão seca e árida como a nossa.

15. Outros aspetos de realce da horta

A horta continuou o projeto do ano passado do Massaroco Echium portosantensis e construiu um centro de recolha das sementes do mesmo.

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: avatar Escola EB1/PE do Porto Santo

Professor coordenador da horta: Rosa Maria Pereira Carvalho Afonso