Escola EB de Zebreiros
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Um ano.
2. Área aproximada da horta (m²)
16
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
3
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Estudo do Meio
3.3. N.º de alunos envolvidos
37
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
3
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
Com a entrega das sementes e com a compostagem, nas épocas adequadas ao calendário das sementeiras.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Os alunos ficaram entusiasmados quando as sementes começaram a germinar, dando-lhes uma maior motivação para cuidar delas. Os alunos tiveram a oportunidade de observar e distinguir alguns tipos de leguminosas (favas, ervilhas) e simultaneamente, aprofundar os seus conhecimentos sobre alguns produtos hortícolas.
Os alunos colheram os produtos da horta (batata, couve, rabanete, fava, ervilha e alface) e ajudaram na confeção de uma sopa e de uma salada.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Os chefes de turma de cada sala (alunos responsáveis por uma semana) regavam e tiravam algumas ervas daninhas da horta com a supervisão de uma professora ou assistente operacional.
7. Como é feita a preparação do solo?
A assistentes operacionais limparam o terreno destinado para a horta.
A junta de freguesia contribuiu com a colocação de terra nesse espaço.
A fertilização inicial foi feita com excrementos de animais domésticos (coelhos e galinhas), facultados pelo familiar de um aluno.
8. É feita compostagem?
Sim
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Um familiar de um aluno fez a compostagem em casa e cedeu várias vezes o composto (restos de fruta, legumes e excrementos de animais).
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Batatas, cebolas, couves, favas, ervilhas, alfaces, rabanetes e alhos.
11. É feita recolha da água da chuva?
Sim
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Quando não chove, os alunos responsáveis regam a horta com a ajuda das assistentes operacionais.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Sim. Quando se encontraram algumas pragas (piolho).
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Sim
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Piolho. Fez-se uma solução com vinagre diluído em água que foi pulverizado nas faveiras e ervilheiras
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
Confeção de alimentos (sopas e saladas).