Escola EB Raul Lino
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Iniciou em janeiro.
2. Área aproximada da horta (m²)
Aproxidamanente 20 m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
2
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Primeiro Ciclo e Pré-Escolar
3.3. N.º de alunos envolvidos
52
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
1
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
Forneceram os produtos a plantar e ajudam na manutenção.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Os alunos têm demonstrado cuidado na preservação do espaço da horta.
A restante comunidade educativa têm revelado um carinho especial por este espaço, contribuindo para a sua manutenção e preservação.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Durante a semana os alunos responsáveis pela horta, bem como os seus professores participam nas tarefas de manutenção.
7. Como é feita a preparação do solo?
O solo foi preparado, como consta das fotografias, manualmente pelos docentes e alunos.
8. É feita compostagem?
Sim
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Restos de plantas, ramos e alguns restos de frutas.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Feijão;
Batata;
Morango;
Cebola;
Alface;
Coentros.
11. É feita recolha da água da chuva?
Sim
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A rega é feita pelos alunos encarregues da mesma com a contribuição da assistente operacional. A chuva tem nos ajudado a poupar água.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Semanalmente, por observação direta, faz-se a avaliação do estado das culturas.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Não
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
Realização de um pequeno mercado biológico.
15. Outros aspetos de realce da horta
A cultivação desta horta permitiu aos alunos o estudo das plantas.Foram ainda abordados temas relativos aos serviços dos ecossistemas tais como o suporte, a regulação, a produção e culturais onde se debateu a necessidade de uma nova forma de utilização dos recursos naturais.