Infantário o Principezinho
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Desde que escola existe
2. Área aproximada da horta (m²)
20
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
1
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
3.3. N.º de alunos envolvidos
95
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
19
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
No âmbito deste projeto as famílias são envolvidas de diversas formas ao longo do ano letivo, sendo notória a participação e envolvência das mesmas nas atividades propostas e apresentadas.
Periodicamente, com uma média de três a quatro vezes por período, proporcionamos atividades que envolvem os encarregados de educação, de referir que ocasionalmente temos disponíveis na receção/entrada do nosso infantário produtos hortícolas para que os pais possam gratuitamente levar para casa, como exemplo, espinafres, ervas aromáticas e condimentares entre outros. Estes são produto do trabalho desenvolvido com as crianças das salas de transição e jardim de infância que semanalmente, à sexta-feira, trabalham mais pormenorizadamente esta temática. Sempre que existem convívios no nosso infantário, para além das tradicionais bebidas, como água e sumo, temos sempre chá (frio ou quente) feito com as ervas aromáticas da nossa horta como oferta para os familiares. Para além de tudo isto, as crianças levaram também para casa sementeiras e pequenas plantas para que em família as mesmas sejam cuidadas e seja feito um registo do crescimento das mesmas, dando-nos um feedback da evolução das mesmas.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Estas atividades são cada vez mais valorizadas pelos alunos e suas famílias que vivendo na cidade e a maioria em apartamentos não têm a possibilidade de explorar tão afincadamente os elementos da natureza. É cada vez mais uma preocupação dos encarregados de educação que as suas crianças tenham atividades ao ar livre e de exploração da natureza. Outra valorização é de produtos alimentícios orgânicos e livres de pesticidas, ou seja, biológicos. É sobretudo promover a aquisição de conhecimentos relativamente à prática de uma vida mais saudável. A equipa de funcionárias, educadoras e auxiliares são cada vez mais sensíveis a estas questões e a sua envolvência é tal que criaram pequenos canteiros em suas casas, partilhando inclusivamente sementes e pequenas plantas entre elas. É notório nas crianças mais velhas o crescente cuidado e respeito pelo meio ambiente.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A manutenção e repartição das tarefas fica ao cuidado da educadora responsável, que gere os cuidados a ter com a horta, requisitando grupos de crianças e orientando segundo as faixas etárias.
7. Como é feita a preparação do solo?
A limpeza do solo (eliminação de ervas daninhas) é feita, sempre que possível pelas crianças, com a ajuda do adulto, exceto quando o tempo não permite, devido à tenra idade das crianças. Uma vez que o solo é muito pobre, foi feito enriquecimento do mesmo várias vezes neste ano letivo, recorrendo a estrume de cabra e de galinha, borras de café, cascas de ovos e banana, assim como de casca de pinheiro.
8. É feita compostagem?
Não
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Hortelã-menta; hortelã-pimenta; hortelã lima-limão; hortelã de leite; hortelã balsamita; hortelã de chocolate; hortelã de maçã; erva-cidreira; caninha; funcho; aniz; macela; canela-branca; milefólio; arruda; segurelha; segurelha de limão; aloé-vera; orégãos; salsa; coentros; salva; caril; espinafres; pimentão; alho-porro; dragoeiro; cameleira; papaieira; goiabeira; novelos; flores: maravilhas e margaridas.
11. É feita recolha da água da chuva?
Não
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Foi criado no inicio do ano letivo um mapa, em que foi atribuído um dia por semana a cada sala (sendo que são cinco salas, salas de transição e jardim de infância, cada sala ficou responsável por um dia), estes têm de observar e deliberar a necessidade, ou não, de regar a horta, tendo sempre em conta as espécies e as suas caraterísticas, assim como o estado do tempo, decidindo de erva necessário utilizar a mangueira ou apenas o regador.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Sim, esta é feito semanalmente e fica ao cuidado dos responsáveis pela horta, através da observação direta.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Sim
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Na altura do outono foram encontrados caracóis na horta, estes foram retirados à mão.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
Foi elaborado na altura do natal um mercadinho e será realizado brevemente um mercadinho de primavera. Para confeção, são utilizadas as ervas aromáticas para chá, em altura de festas e convívios escolares. A sopa de espinafres é confecionada com os espinafres da horta, sempre que necessário são utilizados para temperar a comida as ervas condimentares existentes na mesma. São realizadas sementeiras e plantações, estas por vezes ficam na escola, outras são enviadas para casa.
15. Outros aspetos de realce da horta
Sem nada a referir.
15.1. Link para a página da horta
Ocasionalmente são feitas publicações no Facebook e no blog do infantário. Existe um placard no infantário em que periodicamente são afixadas fotografias e informações relativas à horta pedagógica e das atividades realizadas em torno desta.