Escola EB1/JI de Coja
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
A horta existe há 4 anos.
2. Área aproximada da horta (m²)
A horta tem uma área aproximada de 18 metros quadrados
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
8
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Portugues, matemática, estudo do meio, apoio ao estudo, formação cívica, área conhecimento do mundo
3.3. N.º de alunos envolvidos
120
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
5
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
As famílias participam especialmente nas sementeiras no processo de selecção de sementes e plantas adequadas ao solo existente.
Por sua vez, os pais e encarregados de educação são convidados a participar nas diversas tarefas inerentes ao tratamento do espaço da horta.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
No presente ano lectivo, em virtude dos incêndios que devastaram a região em que a escola se insere, houve a necessidade de intervir de uma forma consciente. Assim, desde meados de novembro de 2017 a comunidade escolar procedeu à sementeira de sementes de árvores autóctones (carvalhos, castanheiros, sobreiros, cerejeiras) da serra do Açor no espaço da horta para posteriormente serem plantadas em áreas afectadas pelos incêndios. Contudo, das sementes foram apanhadas pelos alunos e famílias que foram sensibilizados pela acção desenvolvida na escola. Posteriormente, e constatando que poucas plantas germinaram os alunos procederam a preparação do terreno e optou-se pela plantação de morangueiros e plantas aromáticas visto se ter verificado que ao longo dos anos de horta que são as plantas que desenvolvem com mais facilidade no terreno da horta.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Os alunos da escola envolvem-se na preparação e manutenção do espaço da horta, recorrendo a ferramentas e adequando as tarefas de acordo com os conteúdos trabalhados na área de estudo do meio e conhecimento do mundo.
7. Como é feita a preparação do solo?
O solo foi preparado pelos alunos de 3º e 4º ano e com a supervisão dos professores e funcionários recorrendo as ferramentas adquiridas pela escola.
Apenas foram utilizados sacos de terra comprada num estabelecimento comercial da localidade para ajudar a melhorar o solo que é essencialmente argiloso.
8. É feita compostagem?
Sim
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Para a realização da compostagem usamos um compostor colocado junto do pomar.
A compostagem é feita com as sobras alimentares diárias da cantina.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Face ao espaço de 18 metros quadrados, ao clima da região e ao tipo de solo, procurou-se implementar culturas que se adaptassem ao tipo de solo.
A horta está dividida em 5 canteiros com culturas diversas: morangos, ervas aromáticas: salsa, oregãos, coentros, alecrim, alfazema. Num dos canteiros mantém se as árvores autóctones que foram transplantadas dos copos das salas de aula para o canteiro.
11. É feita recolha da água da chuva?
Não
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A rega é feita pelos alunos de forma rotativa sempre que se justifique, visto que o espaço da horta também tem rega automática.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Não foi necessário fazer a monitorização de pragas e doenças.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Não
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
Os produtos da horta morangueiros foram consumidos pelos alunos.