Escola Secundária de Figueiró dos Vinhos
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
A horta é um projeto que se dá continuidade há alguns anos (aproximadamente 4 anos)
2. Área aproximada da horta (m²)
inferior a 50m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
2
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Disciplinas acompanhadas pelas docentes de Educação Especial
3.3. N.º de alunos envolvidos
20
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
2
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
Não diretamente nos trabalhos da horta mas por vezes colaboram com sementes, espécies e adubos orgânicos.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Muito importante para que os alunos compreendam como se cultivam os alimentos vegetais, bem como a importância da produção agrícola " amiga do Ambiente", sem a utilização de produtos químicos de síntese. Também é importante para a interação entre alunos NEE com a restante turma, porque se são os alunos NEE que mais se envolvem no trabalho da horta, os restantes alunos da turma também colaboram nos trabalhos.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A manutenção da horta é feita por todos os intervenientes( alunos, professoras e funcionários), não havendo uma repartição específica de tarefas. Estas são atribuídas aos alunos pelas Professoras da Educação especial em função do currículo de cada aluno envolvido.
7. Como é feita a preparação do solo?
A limpeza do solo e a sua mobilização é feita com a ajuda dos funcionários. a fertilização é feita pelos alunos com materiais orgânicos cedidos pelos encarregados de educação , pelos funcionários ou pela escola
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Couves de diferentes espécies
Ervilheiras
Faveiras
Alfaces
11. É feita recolha da água da chuva?
Sim
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Quando possível utiliza-se a água das chuvas que é armazenada em reservatórios. Os alunos acompanhados pelas professoras confirmam a necessidade de rega. Esta é feita por vezes pelos alunos professoras e por vezes dos funcionários
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
As professoras e funcionários vão controlando a existência de possíveis pragas através da observação direta. Quando há ervas daninhas estas são retiradas à mão ou com a ajuda do sacho. Não foram identificadas doenças.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Não
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
Os produtos da horta são entregues na cantina sendo utilizados na confeção de alimentos.
No Dia Mundial da Terra os encarregados de educação contribuíram com produtos biológicos para a criação da feira dos produtos da Terra que ocorreu no dia 23 de Abril ( dado que o dia 22 foi domingo)