Escola Básica do Castelo
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Desde outubro de 2017
2. Área aproximada da horta (m²)
50 m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
10
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Em CN do 6º anos; nos currículos dos alunos com NEE de carácter permanente pertencentes às Unidades de Ensino Estruturado do Espetro do Autismo; em FQ do CEF; e em várias disciplinas do PCA.
3.3. N.º de alunos envolvidos
52
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
6
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
Os alunos recolhem, frequentemente, vários produtos da Horta e levam-nos para as suas casas, para consumo das suas famílias.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Com o objetivo de desenvolver competências no âmbito da Sustentabilidade e da Preservação Ambiental e um contacto direto com as técnicas da Agricultura Biológica, mas também de contextualizar aprendizagens realizadas em sala de aula e de proporcionar a aquisição de comportamentos corretos e adequados, foi realizada uma candidatura a um talhão nas Hortas Solidárias, responsabilidade da Câmara Municipal de Sesimbra.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Com a receção deste talhão, as tarefas foram divididas por quatro grupos de alunos: alunos pertencentes às Unidades de Ensino Estrutrado de Espectro de Autismo, das Escolas Básica do Castelo e Secundária de Sampaio, grupo turma de Percurso Curricular Alternativo e grupo turma do Curso de Educação e Formação da Área de Informática.
7. Como é feita a preparação do solo?
Inicialmente procedeu-se à limpeza do terreno manualmente, tendo sido retiradas pedras, raízes, restos de canavial. Posteriormente fez-se a divisão, em sala de aula, do talhão recorrendo a conhecimentos matemáticos, sendo depois aplicada "in loco". A fertilização foi feita recorrendo a adubo orgânico.
8. É feita compostagem?
Sim
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Com os próprios restos da horta, e com restos de natureza vegetal recolhidos por professores e alunos em suas casas.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Para atrair os insectos e assim aumentar a polinização foram plantadas muitas espécies florais ao longo do talhão. Culturas da época são: Tomate, Courgete, pepino, pimento, feijão e morangos. Culturas anuais: várias plantas aromáticas, lombardo, brócolos, rabanetes, nabo, cenouras, favas, alho francês, cebolas e alfaces.
11. É feita recolha da água da chuva?
Sim
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Existe um furo e uma estação elevatória que permite a distribuição da água pelas torneiras dos vários talhões. A rega é feita manualmente com recurso a mangueira, existindo já um projeto de rega gota a gota para o próximo ano letivo.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Não é feita monitorização, mas as pragas são combatidas com técnicas rudimentares. Como por exemplo para para impedir o ataque dos caracóis é colocada farinha à volta das plantações. Para combater as pragas de lagartas é feita uma pulverização com uma solução aquosa de urtigas.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Não
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Foram combatidas preventivamente sem deixar que houvesse um ataque intensivo.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
Foram preparadas sopas e saladas recorrendo a produtos da horta pelos alunos das UEE de Autismo.
Utilização da Horta e das espécies qe lá crescem para a realização de aulas práticas aos alunos do 6º ano, no âmbito da disciplina de Ciências Naturais, para a lecionação de diversos conteudos relacionados com a Utilização das Plantas pelo homem.
A colheita das espécies alimentares serviu para a realização de sopas no refeitório da Escola, elaboradas pelos alunos e dadas a degustar aos restantes colegas, como forma de os incentivar ao seu consumo e a aderirem à Dieta Mediterrânica.
15. Outros aspetos de realce da horta
As parceria estabelecidas com a Câmara Municipal de Sesimbra e com a Cercizimbra
15.1. Link para a página da horta
em construção