Escola Básica do Castelo

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde outubro de 2017

2. Área aproximada da horta (m²)

50 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

10

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Em CN do 6º anos; nos currículos dos alunos com NEE de carácter permanente pertencentes às Unidades de Ensino Estruturado do Espetro do Autismo; em FQ do CEF; e em várias disciplinas do PCA.

3.3. N.º de alunos envolvidos

52

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

6

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

Os alunos recolhem, frequentemente, vários produtos da Horta e levam-nos para as suas casas, para consumo das suas famílias.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Com o objetivo de desenvolver competências no âmbito da Sustentabilidade e da Preservação Ambiental e um contacto direto com as técnicas da Agricultura Biológica, mas também de contextualizar aprendizagens realizadas em sala de aula e de proporcionar a aquisição de comportamentos corretos e adequados, foi realizada uma candidatura a um talhão nas Hortas Solidárias, responsabilidade da Câmara Municipal de Sesimbra.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Com a receção deste talhão, as tarefas foram divididas por quatro grupos de alunos: alunos pertencentes às Unidades de Ensino Estrutrado de Espectro de Autismo, das Escolas Básica do Castelo e Secundária de Sampaio, grupo turma de Percurso Curricular Alternativo e grupo turma do Curso de Educação e Formação da Área de Informática.

7. Como é feita a preparação do solo?

Inicialmente procedeu-se à limpeza do terreno manualmente, tendo sido retiradas pedras, raízes, restos de canavial. Posteriormente fez-se a divisão, em sala de aula, do talhão recorrendo a conhecimentos matemáticos, sendo depois aplicada "in loco". A fertilização foi feita recorrendo a adubo orgânico.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Com os próprios restos da horta, e com restos de natureza vegetal recolhidos por professores e alunos em suas casas.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Para atrair os insectos e assim aumentar a polinização foram plantadas muitas espécies florais ao longo do talhão. Culturas da época são: Tomate, Courgete, pepino, pimento, feijão e morangos. Culturas anuais: várias plantas aromáticas, lombardo, brócolos, rabanetes, nabo, cenouras, favas, alho francês, cebolas e alfaces.

11. É feita recolha da água da chuva?

Sim

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Existe um furo e uma estação elevatória que permite a distribuição da água pelas torneiras dos vários talhões. A rega é feita manualmente com recurso a mangueira, existindo já um projeto de rega gota a gota para o próximo ano letivo.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não é feita monitorização, mas as pragas são combatidas com técnicas rudimentares. Como por exemplo para para impedir o ataque dos caracóis é colocada farinha à volta das plantações. Para combater as pragas de lagartas é feita uma pulverização com uma solução aquosa de urtigas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Foram combatidas preventivamente sem deixar que houvesse um ataque intensivo.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Foram preparadas sopas e saladas recorrendo a produtos da horta pelos alunos das UEE de Autismo.
Utilização da Horta e das espécies qe lá crescem para a realização de aulas práticas aos alunos do 6º ano, no âmbito da disciplina de Ciências Naturais, para a lecionação de diversos conteudos relacionados com a Utilização das Plantas pelo homem.
A colheita das espécies alimentares serviu para a realização de sopas no refeitório da Escola, elaboradas pelos alunos e dadas a degustar aos restantes colegas, como forma de os incentivar ao seu consumo e a aderirem à Dieta Mediterrânica.

15. Outros aspetos de realce da horta

As parceria estabelecidas com a Câmara Municipal de Sesimbra e com a Cercizimbra

15.1. Link para a página da horta

em construção

 

Publicado por: avatar Escola Básica do Castelo

Professor coordenador da horta: Ana Mafalda Pinheiro Gonçalves