Escola Básica Integrada de Tangil
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Há 4 anos.
2. Área aproximada da horta (m²)
Cerca de 50m2.
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
2
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Várias disciplinas articulam entre si a manutenção da horta biológica: Ciências Naturais, Educação Visual, Inglês, etc...
3.3. N.º de alunos envolvidos
50
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
6
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
As famílias têm vindo a contribuir de variadas formas ao longo destes anos: às vezes são os pais e as mães que cavam a terra. Também contribuem com as sementes e as plantas para plantar.
O coletor da água para reaproveitamento de águas pluviais foi-nos facultado por um dos Encarregados de Educação que também faz parte do Conselho Eco-escolas.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
O impacto é positivo. As ervas aromáticas e as alfaces têm sido usadas na confeção de sandes e bebidas saudáveis, consumidas na nossa escola pelos alunos (articulação com o conteúdo da Alimentação saudável e sustentável).
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Os alunos são sempre envolvidos em todas as tarefas, sob orientação dos professores e dos assistentes operacionais, conforme ilustrado pelas fotografias: todos preparam o solo, semeiam, plantam e regam.
7. Como é feita a preparação do solo?
Tudo é feito manualmente com a ajuda das enchadas e a fertilização é feita com o produto da compostagem. Tudo é orgânico e biológico.
8. É feita compostagem?
Sim
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Os materiais utilizados na compostagem resultam dos restos da confeção dos alimentos da cantina: restos de hortaliças, legumes e cascas de fruta e borras de café.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
As culturas são: couve galega, hortaliças, legumes, ervas aromáticas, flores, etc...
11. É feita recolha da água da chuva?
Sim
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A rega está a cargo de um assistente operacional que gere esta atividade em função das necessidades climáticas, trabalhando em parceria com os alunos da nossa escola.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
A monitorização é feita semanalmente aquando da rega.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Não
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
A confeção de alimentos.
15. Outros aspetos de realce da horta
O aspeto pedagógico, social- de trabalho colaborativo entre toda a comunidade escolar em torno de um bem maior.
O respeito pela natureza, pelas tradições e a interação saudável entre todos.