Horta pequena (até 50m²)


Há 4 anos.
Cerca de 50m2.
2
Várias disciplinas articulam entre si a manutenção da horta biológica: Ciências Naturais, Educação Visual, Inglês, etc...
50
6
Sim
As famílias têm vindo a contribuir de variadas formas ao longo destes anos: às vezes são os pais e as mães que cavam a terra. Também contribuem com as sementes e as plantas para plantar.
O coletor da água para reaproveitamento de águas pluviais foi-nos facultado por um dos Encarregados de Educação que também faz parte do Conselho Eco-escolas.
O impacto é positivo. As ervas aromáticas e as alfaces têm sido usadas na confeção de sandes e bebidas saudáveis, consumidas na nossa escola pelos alunos (articulação com o conteúdo da Alimentação saudável e sustentável).
Os alunos são sempre envolvidos em todas as tarefas, sob orientação dos professores e dos assistentes operacionais, conforme ilustrado pelas fotografias: todos preparam o solo, semeiam, plantam e regam.
Tudo é feito manualmente com a ajuda das enchadas e a fertilização é feita com o produto da compostagem. Tudo é orgânico e biológico.
Sim
Os materiais utilizados na compostagem resultam dos restos da confeção dos alimentos da cantina: restos de hortaliças, legumes e cascas de fruta e borras de café.
As culturas são: couve galega, hortaliças, legumes, ervas aromáticas, flores, etc...
Sim
A rega está a cargo de um assistente operacional que gere esta atividade em função das necessidades climáticas, trabalhando em parceria com os alunos da nossa escola.
A monitorização é feita semanalmente aquando da rega.
Não
Não
A confeção de alimentos.
O aspeto pedagógico, social- de trabalho colaborativo entre toda a comunidade escolar em torno de um bem maior.
O respeito pela natureza, pelas tradições e a interação saudável entre todos.