JI/EB de Árvores - Vila Real
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Existe há pelo menos 8 anos.
2. Área aproximada da horta (m²)
A horta principal tem aproximadamente 50m2, temos um espaço mais pequeno, cerca de 20m2 onde prevalecem ervas aromáticas/medicinais, rosmaninhos, algumas flores um limoeiro, framboeseiras e duas videiras. Este ano também temos uma pequena horta suspensa
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
4
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Estudo do Meio, Matemática e Português
3.3. N.º de alunos envolvidos
100
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
1
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
Alguns familiares de alunos ofereceram sementes (favas, ervilhas, cebolo), batatas, morangueiros, alfaces e couves. Também trouxeram terra arável para a horta suspensa. A sua participação foi pontual.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Na comunidade o impacto foi mínimo. Os alunos participaram, por grupos, nas diferentes etapas da construção e cultivo da horta. Acompanharam o desenvolvimento dos produtos hortícolas e cada professor fez a interligação às diferentes áreas curriculares.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Cada grupo de alunos que tem produtos na horta organiza-se, semanalmente e, com a orientação dos professores titulares, fazem a manutenção: arranque de ervas daninhas e rega.
7. Como é feita a preparação do solo?
O solo é preparado, em outubro/novembro por uma equipa de trabalhadores da Empresa Camarária de manutenção de jardins. Os alunos assistem. Nesta altura é retirado o composto e misturado no solo que, desta forma foi sendo enriquecido e melhorado ao longo dos anos.
8. É feita compostagem?
Sim
8.1. Se sim, como e com que materiais?
A compostagem é feita de lixos orgânicos que alguns alunos trazem de casa, restos de fruta dos lanches e almoço, na escola, as folhas das árvores existentes na escola que são guardadas em sacos, no outono, e que se vão colocando no compostor, aparas de ervas e outras plantas provenientes da manutenção dos espaços verdes e borras de café.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Para além de diversas árvores de fruta (macieira, laranjeira, figueira, cerejeira, tangerineira, diospireiro,limoeiro e nespereira semearam-se favas, ervilhas, plantaram-se batatas, couves, morangueiros, alfaces. O espaço com ervas aromáticas/ medicinais, flores, framboeseiras, limoeiro e videiras funcionou quase só como sítio de observação e de ativação dos diferentes órgãos dos sentidos, pois de uns anos para outros tudo renasce. Só foram plantados mais uns pés de hortelã e de rosmaninho. A horta suspensa, colocada em frente à porta de entrada, foi plantada com alfaces por um grupo de meninos do pré escolar.
11. É feita recolha da água da chuva?
Sim
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Com privilegiamos produtos que se desenvolvem durante o inverno e primavera, não há muita necessidade de rega. Temos um coletor de águas pluviais, que fica um pouco distanciado da horta principal contudo os alunos vão ali buscar água com um pequeno regador. Durante o verão as árvores são regadas com água da torneira uma vez que as águas pluviais se esgotam.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Não se tem feito a monitorização de pragas e doenças.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Não
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
É costume fazer-se uma sopa com os produtos da horta, que são em pequena quantidade, e uma salada com as alfaces.
15. Outros aspetos de realce da horta
O mais importante destes espaços e das atividades ali desenvolvidas é o aspeto pedagógico. Há alunos que ficam a conhecer o desenvolvido de produtos que lhe chegam à mesa dos quais não fazem ideia de como são produzidos. A reutilização de lixos orgânicos na compostagem, para posterior melhoramento dos solos, é também uma aprendizagem de muito interesse para o desenvolvimento de uma consciência ecológica. A horta é também uma forma de os professores saírem do seu espaço de conforto, a sala, e desenvolverem aprendizagens significativas com interligação de diferentes áreas curriculares.