Jardim de Infância das Travessas
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Há vários anos
2. Área aproximada da horta (m²)
50
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
2
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
3.3. N.º de alunos envolvidos
50
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
4
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
Durante todo o ano letivo, na Semana da Terra, no Dia Eco-Escolas, no contributo com sementes e plantas...
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Os Pais conhecem todo o processo e transmitem os relatos das crianças ao nomearem os canteiros pelas suas formas e cores.
A motivação para participar foi tão grande que as crianças trouxeram muitas coisas quer para semear quer para plantar.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
As sementeiras são feitas na sala e transportadas para a estufa, os grupos dividem tarefas entre si para a manutenção.
7. Como é feita a preparação do solo?
A limpeza é feita com as crianças e adultos, por vezes com recurso a uma enxada elétrica, mas com a manutenção que é feita regularmente tudo é mais fácil. .
8. É feita compostagem?
Sim
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Folhas das árvores,cascas da cantina
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Tomates, pimentos, abóboras, courgettes, cebolas, alho francês, melancia, batatas, feijão
11. É feita recolha da água da chuva?
Sim
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Quando a água da chuva nos bidões acaba é regada com mangueira
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Não
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Sim
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Pequenos piolhos que foram combatidos com água e sabão.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
Como estamos perto do Parque da Cidade onde há coelhos bravos, estes, às vezes vêm comer as couves e legumes da horta
14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
Todos os anos fazemos feirinhas, mercadinhos e na festa de final de ano letivo é oferecido caldo verde feito com couves e batatas da horta.
15. Outros aspetos de realce da horta
Actualmente, o conceito de agricultura biológica é mais abrangente, além de produzir alimentos e matérias-primas, produz bem-estar às crianças, conhecimento e protecção dos recursos naturais.
Para além das aprendizagens envolveu também a comunidade educativa.