Escola EB 2,3 de Perafita
a nossa horta bio
flores na horta
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Desde 2009
2. Área aproximada da horta (m²)
43,2 m²
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
12
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Ciências Naturais, Geografia, Educação Visual, Educação Tecnológica, TIC, Físico-Químicas, Português
3.3. N.º de alunos envolvidos
40
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
10
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
As famílias foram convidadas a participar com oferta de algumas sementes e materiais de manutenção, de acordo com as necessidades emergentes.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Apesar da horta existir há vários anos, este ano procuramos dar uma nova roupagem, com a introdução de flores, para a construção de uma horta florida.
Esta decisão resultou da vontade de criar novos espaços mais coloridos na escola. reforçada pelo local da horta pré-existente, que é sempre utilizado para as festas da escola, nomeadamente, a Festa dos Finalistas. Deste modo procuramos criar um cenário vivo e mais acolhedor.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A manutenção da horta é realizada por alunos sob a orientação das coordenadoras do programa Eco-Escolas, de acordo com a necessidade e disponibilidade dos intervenientes. Salienta-se a regular participação, por parte de alunos da Educação Especial, no âmbito de áreas que fazem parte do seu horário semanal.
Sempre que necessário é solicitada a colaboração de funcionários,para trabalhos específicos.
7. Como é feita a preparação do solo?
A terra foi cavada, estrumada e fertilizada regularmente, com cascas de ovos e borras de café, para o que contámos com a colaboração da comunidade escolar.
No início do processo de construção da horta florida, foram delimitados espaços para hortículas, aromáticas e flores e, ainda, criados caminhos com estilha, para facilitar acessos.
8. É feita compostagem?
Sim
8.1. Se sim, como e com que materiais?
A compostagem é feita com os verdes e castanhos. Estes materiais são recolhidos regularmente na cantina e trazidos por elementos da comunidade escolar.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Temos flores, tais como amor-perfeito, calêndula, petúnia, margarida, capuchinha, alecrim, cravo túnico, alfazema, diversas aromáticas e hortícolas.
11. É feita recolha da água da chuva?
Sim
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A rega é feita regularmente com a colaboração de alunos da Educação Especial e de alunos do ensino regular.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
A monitorização é feita quase diariamente por observação direta.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Sim
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Foi registado, apenas, um episódio de piolho em duas ou três faveiras, tendo sido pulverizadas com água de sabão. Este produto surtiu rapidamente o efeito desejado.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
---
14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
Ao longo do ano os produtos foram colhidos de acordo com o seu crescimento e amadurecimento.
Alguns desses produtos foram utilizados para a confeção da sopa dos alunos da Educação Especial, integrados na Unidade de Multideficiência.
Os restantes foram graciosamente oferecidos à comunidade escolar, de modo a sensibilizar para a importância das hortas biológicas, por decisão da nova coordenação do programa Eco-Escolas.
15. Outros aspetos de realce da horta
A horta funcionou como uma atividade em articulação interdisciplinar, na qual a turma de currículo alternativo, PCA e alunos da Educação Especial, desempenharam um papel ativo e dinâmico.