Escola EB1/PE do Livramento - Monte
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
A criação da horta biológica na escola, bem como as atividades de manutenção e conservação, como forma de mostrar aos alunos a importância da natureza, das plantas, dos animais e a relação entre estes e o ser humano, deu-se há 4 anos.
2. Área aproximada da horta (m²)
As duas hortas bio têm uma área aproximada de 50 metros quadrados, no entanto, apesar da reduzida área, quisemos ter uma grande variedade de árvores, plantas e produtos hortícolas, como forma de mostrar a maior variedade possível de espécimes.
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
Todos os professores e educadores da escola, com especial atenção pelos professores coordenadores do Programa.
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
A Biblioteca Escolar, as turmas curriculares e das prés.
3.3. N.º de alunos envolvidos
Todos – 111.
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
Quatro.
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
Tentamos envolver diretamente a participação das famílias e restante comunidade escolar na horta bio através de visitas à horta, no sentido da escola divulgar o trabalho feito pelos alunos, mostrando àquelas a importância que a escola dá às temáticas da Preservação do Meio Ambiente, da Educação Ambiental e da educação para uma cidadania mais responsável e consciente, bem como a importância da agricultura biológica e dos seus benefícios. Por outro lado, a participação das famílias passa também pela ajuda, de vez em quando, nos trabalhos mais pesados da horta. Por fim, apelamos aos encarregados de educação a contribuir e doar, com frequência, algumas sementes e plântulas para cultivo na horta bio, numa tentativa de os integrar e de participação mais ativa. De vez em quando, os alunos também solicitam aos pais alguns produtos para o compostor da escola, trazendo assim de casa borras de café, cascas de alimentos, cascas de ovos, etc.. Por fim, quase todas as semanas realizamos um mercadinho Bio com os produtos da horta para venda aos encarregados de educação.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Assim sendo, as atividades realizadas nas hortas bio têm o propósito de mostrar às crianças o ciclo do nascimento, crescimento e reprodução das plantas, no sentido de perceberem e valorizarem os alimentos que usamos na nossa alimentação. Desta forma, os alunos podem acompanhar de perto o crescimento das plantas, chegando mesmo a colherem os produtos da horta para depois os consumirem nas refeições diárias. Trabalhamos assim a Educação Ambiental e a Educação Alimentar em parceria e é-nos gratificante ver o empenho e alegria demonstrados pelos alunos.
Outro dos propósitos da criação das hortas bio foi o aproveitamento e valorização dos espaços envolventes à Escola que estavam desvalorizados, inacessíveis aos alunos e demais adultos e consequentemente mal cuidados. Pelo que a escola, com o apoio dos pais/ encarregados de educação, da Junta de Freguesia do Monte e da Câmara Municipal do Funchal, conseguiu devolver àqueles espaços a acessibilidade por forma a desenvolver aos alunos o contacto com a terra e as atividades com elas relacionadas, criando assim um espaço agradável de trabalho em equipa e um verdadeiro laboratório/ aula ao ar livre, onde as crianças podem estudar e experimentar as temáticas abordadas na sala de aula relacionadas com o Estudo do Meio.
A criação das hortas bio teve ainda o propósito de mostrar às crianças, alunos e demais comunidade escolar (Pais, Professores e Funcionários) os benefícios de uma agricultura biológica, mais amiga do ambiente e respeitadora dos ritmos de crescimento das plantas, por forma a conseguir obter alimentos de grande qualidade nutricional e muito mais saborosos, sensibilizando todos os elementos da comunidade escolar para a temática de uma agricultura mais amiga do ambiente e de uma alimentação saudável.
Assim, a horta bio veio trazer uma nova dinâmica à escola através das atividades desenvolvias no âmbito ambiental e ecológico, a par de uma valorização e rentabilização dos espaços verdes circundantes, pois, alguns dos produtos hortícolas são vendidos à comunidade educativa a preços simbólicos, como forma de promover uma alimentação saudável e dar a conhecer o trabalho realizado pelos alunos, professores e funcionários deste estabelecimento de ensino.
Os impactos mais visíveis da horta bio na comunidade e alunos da escola têm sido:
- A preocupação com a preservação do meio ambiente;
- O cuidado com uma alimentação mais saudável;
- O conhecimento adquirido, isto é, tanto os alunos, como a comunidade educativa estão mais conscientes e despertos para a importância destas práticas mais amigas do ambiente e mais saudáveis - criação de uma consciência coletiva e responsável. Desta forma e pelo trabalho realizado ao longo deste ano, a EB1/PE do Livramento foi galardoada pela Câmara Municipal do Funchal com o 1º prémio respetivamente no concurso Uma Escola Um Jardim – participação na categoria Horta Bio.
Finalmente, este espaço é considerado pelos alunos e professores uma aula ao ar livre, promovendo atividades variadas e diferenciadas, criadoras de mais aprendizagem para toda a comunidade escolar, o que nos levou a implementar, durante o presente ano letivo, um projeto e uma nova estratégia de ensino que passam por criar uma sala de aulas ao ar livre onde, pelo menos, uma vez por mês cada turma terá a sua aula curricular ao ar livre, como forma diferenciadora de aprendizagem.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A originalidade deste projeto na nossa escola passa por envolver tanto as atividades de enriquecimento do currículo, como as atividades curriculares da escola e consequentemente os alunos e professores, funcionários e Encarregados de Educação nas tarefas, experiências e atividades ao ar livre relacionadas com os trabalhos de manutenção da horta bio ao longo do ano letivo. A horta bio para além de ser um espaço de trabalho, experimentação é também um espaço de contacto com a natureza, que permite à comunidade escolar acompanhar o ritmo da natureza, às vezes tão difícil de perceber em ambiente citadino.
Além do mais, todos os alunos da escola têm por semana uma hora para o projeto Eco-escolas, que está contabilizada em horário da turma dentro das atividades de enriquecimento do currículo. Desta maneira, quando há tarefas a serem desenvolvidas e realizadas no âmbito da horta bio e as condições climatéricas ajudam, os alunos vão à horta bio com o professor e um funcionário para realizarem as tarefas que estão escaladas numa lista de trabalhos a realizar durante a semana. As tarefas são agendadas e realizadas de acordo com as necessidades da horta e com a faixa etária dos alunos que estão escalados. Os alunos do 3º e 4ºanos conseguem ajudar nas tarefas mais pesadas e demoradas, por sua vez os alunos do 1º, 2º e as crianças da pré, realizam tarefas mais leves e menos demoradas. Todas as semanas, os funcionários e os professores que estão ao cuidado da horta combinam as tarefas que precisam de ser realizadas, no sentido de ter a horta sempre organizada.
7. Como é feita a preparação do solo?
A preparação do solo é feita no início de cada ano letivo (preparação inicial) e ao longo do mesmo consoante as necessidades de cada tabuleiro de cultura e início da plantação das próximas plantas em ciclos contínuos. Assim sendo, no início de cada ano letivo, em setembro e outubro, a horta leva uma limpeza profunda e cuidada de todas as infestantes, posteriormente o solo é cavado e os tabuleiros de cultivo são organizados tendo em conta as plantas que vamos semear ou plantar. Depois de cavado o solo é fertilizado com o composto orgânico que é retirado dos dois compostores que temos na horta e que são alvo de trabalhos para mais um ciclo de compostagem ao longo dos 9 meses seguintes.
Enriquecido que está o solo, este é dividido em tabuleiros ajustados às necessidades das plantas e tendo em conta o programa de cultivo que a escola define para esse ano. Durante o ano letivo, a escola (alunos, professores, funcionários e pais) vão ajustando as necessidades de fertilização dos tabuleiros de plantação às culturas presentes; pelo que se pede a colaboração da comunidade educativa no sentido de poderem ajudar na angariação de todo o tipo de fertilizantes orgânicos e biológicos como estrume de animais, composto e estilha de vegetal.
8. É feita compostagem?
Sim
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Temos três compostores, um oferecido pela CMF e dois construídos pelos alunos em paletes de madeira.
A compostagem na nossa horta bio é feita ao longo de todo o ano letivo num ciclo contínuo e interminável de aproveitamento e reciclagem de todos os materiais orgânicos vegetais que são produzidos na limpeza dos jardins, na limpeza da própria horta e pelos restos vegetais crus utilizados na confeção das refeições dos alunos na cozinha. Somente não são aproveitados os materiais que constituam um risco acrescido para a preparação do composto, como ramos e galhos muito grossos de árvores, plantas infestantes com sementes resistentes ao processo de compostagem e alimentos cozidos e cozinhados, por atraírem insetos e animais indesejados (ratos).
Por outro lado, ao longo do ano letivo, pedimos a colaboração da Câmara Municipal do Funchal no sentido de nos cederem uma carrinha cheia de estilha vegetal limpa e seca para complementar e intercalar com o material vegetal verde e assim melhorar o processo de compostagem. Além disso, os alunos e Encarregados de Educação contribuem com outros elementos orgânicos, como borras de café - pais que trabalham em bares - estrume de animais, cascas de ovo, etc.. Refira-se que o composto orgânico que é produzido nos dois compostores quase que é suficiente para as necessidades da horta bio.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
As hortas bio, no seu conjunto, têm uma área aproximada de 50 metros quadrados, no entanto, apesar da reduzida área, quisemos ter uma grande variedade de árvores, plantas e produtos hortícolas, como forma de mostrar a maior variedade possível de espécimes, de entre os quais destacamos:
Árvores de fruto: figueira, nespereira, bananeiras de três espécies diferentes, araçás, pitangueira, papaieira, anoneira e diospireiro, amexieira.
Hortícolas: alfaces de várias espécies, pimentão, favas, couve-flor, brócolos, repolhos, couve de todos os dias, espinafres, acelgas, rúcula, cebola, cenoura, nabos, alho francês, beringela, funcho de bolbo, batatas, batata-doce de várias espécies, inhame, beterraba, espargos, tomates e pimpinelas.
Ervas aromáticas e de chá: alecrim, funcho, poejo, boldo, tomilho, tomilho limão, caninha citronela, orégãos, macela - camomila, duas espécies de hortelã, cidreira, alfazema, malva de chá, erva canela, manjericão, salsa e aipo.
Plantas que produzem fruto ou comestíveis: fisális, pera meloa, maracujás de várias espécies, cana-de-açúcar, morangueiros e abacaxi.
Plantas de flor de corte: Vários tipos de próteas.
Espécies endémicas: Dragoeiro, barbuzano, louro, til.
11. É feita recolha da água da chuva?
Não
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A gestão da rega é feita semanalmente consoante as necessidades de cada cultura e tendo em conta a máxima eficiência e eficácia da mesma. Assim sendo é estabelecido um plano semanal em que é atribuída a rega da horta a uma turma que esteja a frequentar as atividades de enriquecimento do currículo alternadamente, sempre que possível. Quando os alunos não podem realizar a tarefa de regar as plantas, os funcionários da escola realizam a tarefa. O processo de rega é realizado sempre nas horas do dia de menor calor, de manhã ou ao final da tarde.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Aquando das visitas semanais à horta bio para as tarefas planeadas, é feita uma observação direta do estado sanitário das plantas e árvores. Desta forma, conseguimos, ao longo do ano, intervir precocemente em todos os focos de infestação e doença, no sentido de minimizar as perdas. Assim que é detetada alguma praga ou doença pelos alunos, professores ou funcionários, a mesma é referenciada e devidamente identificada tendo em vista o seu tratamento.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Sim
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Tivemos uma infestação de míldio e oídio no início da primavera, devido às altas temperaturas e à humidade constante. Estas doenças, logo que detetadas foram tratadas com enxofre em pó e posteriormente com sulfato de cobre diluído em água, como forma de prevenção. As plantas mais afetadas foram eliminadas da horta, para não propagarem mais a doença. Tivemos o cuidado de explicar aos alunos a origem da doença fungicida, a sua causa e não colocámos as plantas doentes arrancadas no compostor, pois isso poderia infetar o solo e as novas plantas aquando da fertilização.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Sim
13.1. Se sim, que espécies?
Abelhas de colmeias da área e borboletas.
14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
O trabalho realizado no âmbito da horta bio ao longo deste ano permitiu à EB1/PE do Livramento a participação no concurso Uma Escola Um Jardim – participação na categoria Horta Bio – promovido pela Câmara Municipal do Funchal. Desta forma, a escola e os alunos foram distinguidos com o 1º prémio.
Por outro lado, a horta bio tem permitido a realização semanal – à sexta-feira – de um mercadinho, em que tanto os professores, como os pais e funcionários da escola podem comprar produtos de excelente qualidade para consumo próprio.
Alem do mais, a horta bio possibilita à escola a introdução de alimentos biológicos no menu da escola; pois são cedidos semanalmente alguns produtos hortícolas à cantina nesse sentido.
Finalmente, este espaço é considerado pelos alunos e professores uma aula ao ar livre, promovendo atividades variadas e diferenciadas, criadoras de mais aprendizagem para toda a comunidade escolar, o que nos levou a implementar, durante o presente ano letivo, um projeto e uma nova estratégia de ensino que passam por criar uma sala de aulas ao ar livre onde, pelo menos, uma vez por mês cada turma terá a sua aula curricular ao ar livre, como forma diferenciadora de aprendizagem.
15. Outros aspetos de realce da horta
Ao longo do presente ano letivo 2017/18, à semelhança dos anos transatos, a EB1/PE do Livramento Monte tem-se pautado por trabalhar junto dos alunos e da comunidade educativa a vertente ambiental, no sentido de incutir em toda a comunidade a formação cognitiva dos valores ecológicos através de comportamento e atitude ambientalmente sustentáveis.
Acreditamos, pois, que uma sociedade com cidadãos mais informados e conhecedores do património ambiental regional/ global será uma sociedade mais consciente e reflexiva, bem como uma sociedade mais responsável, percebendo que o bem-estar social depende em grande parte do estado de conservação ecológico e ambiental onde cada um vive.
Neste sentido, a educação ambiental, na nossa escola, tem sido um processo de reconhecimento de valores e clarificação de conceitos, modificando as atitudes em relação ao meio, para entender e apreciar as inter-relações entre os seres humanos, relacionando-se ainda com práticas de tomada de decisão que conduzem à melhoria da qualidade de vida.
Desta forma, este processo em que se busca despertar a preocupação individual e coletiva para as questões ambientais, garantindo o acesso à informação em linguagem adequada e contribuindo para o desenvolvimento de uma consciência crítica dos alunos, desenvolve-se principalmente através da implementação e participação no Programa Eco-escolas. Desenvolvido em contexto sala de aula e no exterior, procuramos trabalhar não apenas para a mudança da cultura ambiental da comunidade educativa, mas também para a transformação de uma sociedade ambientalmente sustentável, assumindo o futuro como responsabilidade de cada um.
Neste sentido e a par das atividades desenvolvidas na sala de aula, os alunos puderam, ao longo dos últimos três anos letivos, usufruir de um conjunto de iniciativas constantes no Plano Eco-escolas, em que se inserem variadas iniciativas de carácter ecológico. De entre elas, destacamos, com especial relevo, a implementação de duas hortas biológicas na escola, assim como de atividades de manutenção e conservação dos jardins envolventes, como forma de mostrar aos alunos a importância da natureza, das plantas, dos animais e da relação entre estes e o ser humano – Bioma.
Estando a Escola do Livramento Monte atualmente inserida num meio urbano, certo é que, em tempos, a área da Freguesia do Monte foi uma importante zona agrícola, em que as pessoas estavam intimamente relacionadas e dependentes da terra como forma de subsistência. Assim sendo, com a criação das nossas hortas biológicas, quisemos voltar a proporcionar aos alunos o contacto com as tradições, com o solo e com o “milagre” de ajudar a crescer plantas, demonstrando-lhes a importância da agricultura, da preservação e valorização do solo.
A originalidade deste projeto na nossa escola passa por envolver tanto as atividades de enriquecimento do currículo, como as atividades curriculares da escola e consequentemente os alunos e professores em tarefas, experiências e atividades ao ar livre, permitindo a horta bio que aqueles alunos e professores possam ter um laboratório de experiências e um observatório real/ natural e externo ao ambiente sala de aula, ao qual estavam circunscritos. A horta bio para além de ser um espaço de trabalho, experimentação é também um espaço de contacto com a natureza, que permite à comunidade escolar acompanhar o ritmo da natureza, às vezes tão difícil de perceber em ambiente citadino.
15.1. Link para a página da horta
Pontualmente e quando existe uma atividade de relevo colocamos no Facebook da escola algumas publicações relativas à Horta bio.