Escola EB1/PE das Figueirinhas

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

2. Área aproximada da horta (m²)

50 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

7

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Pré-escolar, 1º e 2ª

3.3. N.º de alunos envolvidos

75

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

1

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

Participam trazendo material (por exemplo: terra, plantas e árvores de fruto). Três vezes por ano.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Os alunos gostam de plantar, visitar ou simplesmente contemplar a horta. Têm curiosidade em saber como se desenvolvem as plantas. Os pais compram os produtos da horta. A horta está situada na frente da nossa escola o que faz com que toda a comunidade veja a nossa horta, saiba que somos uma Eco-Escolas e valorizamos a agricultura biológica.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Todos os dias são arrancadas ervas; É feita a rega conforme o tempo. A limpeza e plantações é realizada consoante a época do ano. Temos a funcionária responsável pela horta que organiza e distribui tarefas, se necessário.

7. Como é feita a preparação do solo?

Duas vezes no ano limpa-se o solo, cava-se e aduba-se com compostagem elaborada no compostor da horta.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

É feita no compostor feito por nós.São lá colocados os resíduos que se tira da horta.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Ervas aromáticas (segurelha, oregãos, manjerona, caril), ervas de chá (funcho, caninha, boldo, isopo), alface, couve bróculos, batata doce, milho doce e árvores de fruto (tangerineira, arassaleiro, larangeira, limoeiro, goiabeira)

11. É feita recolha da água da chuva?

Sim

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Quando chove, recolhe-se a água e rega-se com essa água. Se não chover rega-se com a água da torneira, dia sim dia não ou duas vezes por semana, conforme o tempo.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, todos os dias.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Venda de produtos da horta, chás para todos os convidados da nossa escola e chás para os alunos, pessoal docente e não docente.

15. Outros aspetos de realce da horta

A horta também tem árvores que embelezam apesar de não dar frutos (Árvore do fogo, assipreste)

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: avatar Escola EB1/PE das Figueirinhas

Professor coordenador da horta: Sónia Raquel Xavier de Oliveira