Escola S/3 Professor Ruy Luís Gomes
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Desde 2011/2012
2. Área aproximada da horta (m²)
400m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
1
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
IJR- Instalação de Jardins e Relvados; MJR- manutenção de Jardins e Relvados; IBPJ-Infraestruturas básicas e paisagisticas de jardins
3.3. N.º de alunos envolvidos
16
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
1
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
Os pais estão envolvidos, não diretamente, pois consomem os produtos produzidos pelos aluno, uma vez que esses produtos são levados para casa pelos alunos.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
A horta é da responsabilidade dos alunos do CEF- Operador de Jardinagem. Todas as atividades associadas á limpeza , plantação, manutenção, da horta e espaços anexos implicam o envolvimento dos mesmos. O espaço da horta é também aproveitado pelos alunos da Unidade de Multideficiência, como espaço de aprendizagem e divulgação de atividades.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
No início do ano letivo a horta é limpa e preaparados os talhões para posteriores plantações. São ainda limpos os canteiros de plantas aromáticas e toda a área anexa à horta, bem como todos os esapços exteriores da escola. Estas atividades são da responsabilidade dos alunos do CEF com a supervisão do professor responsável pelas disciplinadas referidas anteriormente.
Durante todo o ano as atividades de plantação e manutenção da horta são efetuadas semanalmente.
7. Como é feita a preparação do solo?
No início do ano e sempre que é feita nova plantação, os talhões são preparados. Os alunos utilizam enxadas e ancinhos para preparar a terra. Só é utilizado para adubo o composto produzido na compostagem. Não são utilizados produtos quimicos de qualquer tipo.
Sempre que há necessidade os alunos procedem à retirada de ervas daninhas, à mão, de forma a que não comprometam as plantações.
8. É feita compostagem?
Sim
8.1. Se sim, como e com que materiais?
É feita constantemente a compostagem, em 3 compostores , utilizando-se as aparas da relva e restos orgânicos da cozinha, intercala com terra proveniente da limpeza dos canteiros.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Pimentos, tomates, alfaces e alfaces roxas, couves, cebolas
11. É feita recolha da água da chuva?
Não
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Na horta a rega é feita manualmente, utilizando apenas regadores de mão. Este ano, como houve muita chuva a partir de março, não se promoveu a rega em larga escala, pois a terra encontrava-se húmida.
Quando necessário, são efetuadas regas no período de menor calor. Nas interrupções letivas as regas são efetuadas pelo funcionário ou pelo professor responsável.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Não
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Não
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
15. Outros aspetos de realce da horta
Existe ainda uma colmeia de onde é retirado mel e favos, que os alunos consomem.