Escola Básica de Bitarães

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Dois anos

2. Área aproximada da horta (m²)

Horta pequena menos de 50m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Estudo do Meio e Português Expressão Artística

3.3. N.º de alunos envolvidos

80

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

2

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

Os familiares colaboram sempre que necessário:na preparação da terra, forneceram o fertilizante natural e doaram algumas plantas. A associação de pais colaborou embelezando o espaço contíguo, criando uma zona de bem estar para os alunos.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Durante os intervalos os alunos procedem à rega das plantas e manutenção da horta. Essas rotinas tornam os alunos mais responsáveis e a ocupação na horta impede alguns conflitos.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

As turmas envolvidas na horta fizeram a plantação. E durante os intervalos fazem a escala dos restantes alunos que podem colaborar na manutenção ( rega, eliminar ervas daninhas, controlar o crescimento das plantas da horta e proceder à substituição de alguma planta que não tenha resistido.

7. Como é feita a preparação do solo?

Durante o mês de março um encarregado de educação lavrou o terreno destinado à horta, para arejar o solo, enterrar as plantas que cresceram e assim fazer a fertilização do solo. Em seguida procedeu-se à abertura de pequenos regos, fertilização com restos de plantas que se decompuseram e outro comprado e colocaram-se lá as plantas que se semearam na sala de aula durante os meses de dezembro e janeiro. Depois de cobertas as raízes com terra regaram-se.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Com as ervas espontâneas que os alunos vão arrancando ao longo do ano e juntando.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Horta Florida

11. É feita recolha da água da chuva?

Não

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Os alunos regam com regadores de acordo com as necessidades das culturas existentes.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

A monitorização das pragas é feita através da seleção de plantas que se colocaram na horta, sendo que algumas deles afastam as pragas mais frequentes.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Confeção de doce de tomate com os tomates produzidos no ano letivo anterior. Degustação de algumas flores nomeadamente dos amores-perfeitos.

15. Outros aspetos de realce da horta

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: avatar Escola Básica de Bitarães

Professor coordenador da horta: Mário Rui Silva Pinto