Escola Básica Integrada Francisco Ferreira Drummond
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
A horta existe há três anos.
2. Área aproximada da horta (m²)
45
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
1
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Tecnologias Específicas do Programa de Formação Profissionalizante - Operador Agrícola
3.3. N.º de alunos envolvidos
8
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
0
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
As famílias são envolvidas com doação de sementes/plantas e na compra de produtos nas feiras realizadas.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
- divulgação dos benefícios da agricultura biológica através de trabalhos realizados pelos alunos;
- promoção do consumo de produtos biológicos através da venda de produtos;
- desenvolvimento do interesse/curiosidade sobre as práticas da agricultura biológica através das visitas realizadas com os alunos da pré e 1ºciclo do ensino básico.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A manutenção da horta é assegurada pelos alunos da turma FP - Operador Agrícola nas aulas curriculares de Tecnologias Específicas.
7. Como é feita a preparação do solo?
O solo é preparado com recurso a ferramentas manuais (enxada e ancinho). É incorporado o composto produzido no vermicompostor e utilizado o chorume na rega.
8. É feita compostagem?
Sim
8.1. Se sim, como e com que materiais?
No vermicompostor são colocadas semanalmente restos da frutas e legumes do refeitório e papelão picado.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
- Tomate; alface; couve; cenoura; feijão verde; favas.
- Salsa; hortelã; manjericão; arruda; sálvia; sálvia ananás; tomilho; funcho; camomila; oregãos; lavanda.
11. É feita recolha da água da chuva?
Não
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A rega é feita recorrendo à água da rede pública.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
É feita monitorização de pragas e doenças, semanalmente, através da observação direta.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Sim
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
O controle das lesmas e dos caracóis foi feito com armadilhas de latas de atum com cerveja e o controle das lagartas foi feito com a captura direta das pragas e através da pulverização das plantas com infusão de casca de laranja.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
Com frequência semanal ou quinzenal foi realizada na escola uma feira com produtos da horta, destinada a toda a comunidade educativa. A atividade obteve sempre sucesso, uma vez que todos produtos foram vendidos.