Escola EB 2,3 Dra. Maria Alice Gouveia

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta existe h+a 5 anos

2. Área aproximada da horta (m²)

50

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Ciências Naturais

3.3. N.º de alunos envolvidos

22

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

2

4. As famílias são envolvidas?

Não

4.1. Como e com que frequência?

A atividade e quinzenal e tem a parceria da Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral de Coimbra com um grupo orientado por um engenheiro agrónomo e uma professora .
A calendarização é feita no inicio do ano.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Os elementos da comunidade escolar tem muito interesse, questionam e interessam-se.
Adquirem alguns produtos e a receita serve para aplicar na horta em materiais consumíveis, como novas plantas ou novas sementes.
Também procuramos usar sementes que a própria horta produz.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A atividade e quinzenal mas este ano devido aos horários apenas participa 1 turma.

7. Como é feita a preparação do solo?

Manual com instrumentos que a escola já adquiriu por ter concorrido a alguns projetos.
A fertilização é feita com o composto que se obtém no compostor construído na escola há uns anos, no inicio do projeto.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Com composto obtido pela decomposição de restos de folhas, no compostor da escola.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

favas, acelgas, couves, ervilhas, alfaces

11. É feita recolha da água da chuva?

Não

11.1. Como é feita a gestão da rega?

É feita pelos alunos das turmas envolvidas

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Por observação direta

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Temos na horta flores com propriedades que servem como repelente dos insetos nocivos para as culturas, outras, funcionam como imã para pragas. Em vez de se concentrarem nas culturas, vão focar-se nas suas flores preferidas.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Realizam-se mercados no dia Eco- escolas
Faz-se confeção de sopas e outras refeições na «Oficina de saberes» dirigida a alunos com Currículo específico individual

15. Outros aspetos de realce da horta

Esteticamente a escola fica muito bonita.

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: avatar Escola EB 2,3 Dra. Maria Alice Gouveia

Professor coordenador da horta: Paula Gouveia Pinto Antunes Cabrita