Escola EB 2,3 Dra. Maria Alice Gouveia
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
A horta existe h+a 5 anos
2. Área aproximada da horta (m²)
50
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
4
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Ciências Naturais
3.3. N.º de alunos envolvidos
22
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
2
4. As famílias são envolvidas?
Não
4.1. Como e com que frequência?
A atividade e quinzenal e tem a parceria da Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral de Coimbra com um grupo orientado por um engenheiro agrónomo e uma professora .
A calendarização é feita no inicio do ano.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Os elementos da comunidade escolar tem muito interesse, questionam e interessam-se.
Adquirem alguns produtos e a receita serve para aplicar na horta em materiais consumíveis, como novas plantas ou novas sementes.
Também procuramos usar sementes que a própria horta produz.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A atividade e quinzenal mas este ano devido aos horários apenas participa 1 turma.
7. Como é feita a preparação do solo?
Manual com instrumentos que a escola já adquiriu por ter concorrido a alguns projetos.
A fertilização é feita com o composto que se obtém no compostor construído na escola há uns anos, no inicio do projeto.
8. É feita compostagem?
Sim
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Com composto obtido pela decomposição de restos de folhas, no compostor da escola.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
favas, acelgas, couves, ervilhas, alfaces
11. É feita recolha da água da chuva?
Não
11.1. Como é feita a gestão da rega?
É feita pelos alunos das turmas envolvidas
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Por observação direta
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Não
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Temos na horta flores com propriedades que servem como repelente dos insetos nocivos para as culturas, outras, funcionam como imã para pragas. Em vez de se concentrarem nas culturas, vão focar-se nas suas flores preferidas.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
Realizam-se mercados no dia Eco- escolas
Faz-se confeção de sopas e outras refeições na «Oficina de saberes» dirigida a alunos com Currículo específico individual
15. Outros aspetos de realce da horta
Esteticamente a escola fica muito bonita.