Horta pequena (até 50m²)



Há 10 anos.
50m2
1
Todas as áreas curriculares das OCEPEs
24
4
Sim
Numa fase inicial os avós vieram ajudar de 2 em 2 semanas. Depois passaram a vir trimestralmente.
Maior perceção por parte das crianças de todo o processo de cultivo de legumes de forma saudável
Relativamente à participação dos avós, o saber fazer dos avós, baseou uma partilha de saberes essenciais ao crescimento/aprendizagem das crianças. Tendo em conta a dimensão da horta o impacto ao nível da comunidade, foi basicamente ao nível da comunidade escolar, conseguindo-se ir retirando da horta produtos que usamos na alimentação diária. E todas as crianças da instituição têm sido envolvidas da observação/evolução da horta e sensibilizadas para a sua importância.
É da responsabilidade da sala heterogénea 4, dia sim dia não, regar a horta se for necessário, arrancar ervas, e acompanhar o crescimento das plantas.
Foram envolvidas crianças, funcionárias e avós para a tarefa de limpeza do solo. Foram os avós que trouxeram terra dos seus terrenos, com estrume de cavalo misturado, e espalhou-se por todo o espaço. Aproveitamos ainda material do nosso compostor.
Sim
A sala 1 Heterogénea sendo a responsável pela mesma, recolhe semanalmente um produto diferente para colocar no compostor. Assim são recolhidos desde cascas de frutas e legumes, restos de verduras, cascas de ovo, recolhidos na nossa cozinha, relva do corte, ramos de árvores aparados, folhagem que vai caindo das árvores.
Favas
Nabiças
Cebolas
Couve
Ervilhas
Alho Francês
Brócolos
Rabanetes
Coentros
Sim
Aproveitando a água da chuva deste ano utilizando garrafas e também com regador utilizando essa mesma água.
Sempre que vamos à horta observamos e se encontramos pequenos insetos ou ovos retiramos.
Não
Não
Visitas ao mercado, a hortas de avós e familiares, confeção de refeições, ( sopas, saladas, )
O Envolvimento dos Avós foi muito importante, assim como a aprendizagem através das tarefas realizadas por parte das crianças. As experiências vividas no terreno, foram e são a melhor forma da criança apreender conhecimento e informação.
Jornalinho da Escola