Centro de Bem Estar Social da Zona Alta

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há 10 anos.

2. Área aproximada da horta (m²)

50m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

1

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Todas as áreas curriculares das OCEPEs

3.3. N.º de alunos envolvidos

24

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

4

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

Numa fase inicial os avós vieram ajudar de 2 em 2 semanas. Depois passaram a vir trimestralmente.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Maior perceção por parte das crianças de todo o processo de cultivo de legumes de forma saudável
Relativamente à participação dos avós, o saber fazer dos avós, baseou uma partilha de saberes essenciais ao crescimento/aprendizagem das crianças. Tendo em conta a dimensão da horta o impacto ao nível da comunidade, foi basicamente ao nível da comunidade escolar, conseguindo-se ir retirando da horta produtos que usamos na alimentação diária. E todas as crianças da instituição têm sido envolvidas da observação/evolução da horta e sensibilizadas para a sua importância.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

É da responsabilidade da sala heterogénea 4, dia sim dia não, regar a horta se for necessário, arrancar ervas, e acompanhar o crescimento das plantas.

7. Como é feita a preparação do solo?

Foram envolvidas crianças, funcionárias e avós para a tarefa de limpeza do solo. Foram os avós que trouxeram terra dos seus terrenos, com estrume de cavalo misturado, e espalhou-se por todo o espaço. Aproveitamos ainda material do nosso compostor.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A sala 1 Heterogénea sendo a responsável pela mesma, recolhe semanalmente um produto diferente para colocar no compostor. Assim são recolhidos desde cascas de frutas e legumes, restos de verduras, cascas de ovo, recolhidos na nossa cozinha, relva do corte, ramos de árvores aparados, folhagem que vai caindo das árvores.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Favas
Nabiças
Cebolas
Couve
Ervilhas
Alho Francês
Brócolos
Rabanetes
Coentros

11. É feita recolha da água da chuva?

Sim

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Aproveitando a água da chuva deste ano utilizando garrafas e também com regador utilizando essa mesma água.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sempre que vamos à horta observamos e se encontramos pequenos insetos ou ovos retiramos.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Visitas ao mercado, a hortas de avós e familiares, confeção de refeições, ( sopas, saladas, )

15. Outros aspetos de realce da horta

O Envolvimento dos Avós foi muito importante, assim como a aprendizagem através das tarefas realizadas por parte das crianças. As experiências vividas no terreno, foram e são a melhor forma da criança apreender conhecimento e informação.

15.1. Link para a página da horta

Jornalinho da Escola

 

Publicado por: avatar Centro de Bem Estar Social da Zona Alta

Professor coordenador da horta: Anabela Bruno