Centro de Bem Estar Social da Zona Alta
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Há 10 anos.
2. Área aproximada da horta (m²)
50m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
1
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Todas as áreas curriculares das OCEPEs
3.3. N.º de alunos envolvidos
24
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
4
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
Numa fase inicial os avós vieram ajudar de 2 em 2 semanas. Depois passaram a vir trimestralmente.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Maior perceção por parte das crianças de todo o processo de cultivo de legumes de forma saudável
Relativamente à participação dos avós, o saber fazer dos avós, baseou uma partilha de saberes essenciais ao crescimento/aprendizagem das crianças. Tendo em conta a dimensão da horta o impacto ao nível da comunidade, foi basicamente ao nível da comunidade escolar, conseguindo-se ir retirando da horta produtos que usamos na alimentação diária. E todas as crianças da instituição têm sido envolvidas da observação/evolução da horta e sensibilizadas para a sua importância.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
É da responsabilidade da sala heterogénea 4, dia sim dia não, regar a horta se for necessário, arrancar ervas, e acompanhar o crescimento das plantas.
7. Como é feita a preparação do solo?
Foram envolvidas crianças, funcionárias e avós para a tarefa de limpeza do solo. Foram os avós que trouxeram terra dos seus terrenos, com estrume de cavalo misturado, e espalhou-se por todo o espaço. Aproveitamos ainda material do nosso compostor.
8. É feita compostagem?
Sim
8.1. Se sim, como e com que materiais?
A sala 1 Heterogénea sendo a responsável pela mesma, recolhe semanalmente um produto diferente para colocar no compostor. Assim são recolhidos desde cascas de frutas e legumes, restos de verduras, cascas de ovo, recolhidos na nossa cozinha, relva do corte, ramos de árvores aparados, folhagem que vai caindo das árvores.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Favas
Nabiças
Cebolas
Couve
Ervilhas
Alho Francês
Brócolos
Rabanetes
Coentros
11. É feita recolha da água da chuva?
Sim
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Aproveitando a água da chuva deste ano utilizando garrafas e também com regador utilizando essa mesma água.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Sempre que vamos à horta observamos e se encontramos pequenos insetos ou ovos retiramos.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Não
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
Visitas ao mercado, a hortas de avós e familiares, confeção de refeições, ( sopas, saladas, )
15. Outros aspetos de realce da horta
O Envolvimento dos Avós foi muito importante, assim como a aprendizagem através das tarefas realizadas por parte das crianças. As experiências vividas no terreno, foram e são a melhor forma da criança apreender conhecimento e informação.
15.1. Link para a página da horta
Jornalinho da Escola