Escola EB1 de Esperança
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2 anos
2. Área aproximada da horta (m²)
80m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
3
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Expressões Artísticas
3.3. N.º de alunos envolvidos
41
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
3
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
As famílias ajudaram na cedência de materiais para a horta: paletes de madeira, pneus, materiais de desperdício, tintas, pincéis, plantas aromáticas, sementes, flores, utensílios agrícolas, terra e mão-de-obra.
Participaram também na criação de canteiros artísticos com pneus e vasos com materiais de desperdício.
Nas reuniões do Conselho Eco-Escolas apresentaram sugestões e ideias e colaboraram ao longo do ano letivo na construção da Horta.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
- Através de pesquisas sobre plantas aromáticas, produtos hortícolas da época e plantas de jardim, os alunos ficaram a conhecer um pouco mais sobre as caraterísticas e particularidades das mesmas.
- Os alunos aprenderam a preparar a terra, a cultivar e tratar as plantas, a fazer mondas periódicas, a repartir tarefas, desenvolvendo-se a formação cívica e o sentido de responsabilidade. Para além disso, tomaram consciência da importância da produção e consumo de alimentos naturais para a saúde e para o meio ambiente.
- As crianças serviram como multiplicadores, porque levaram o que aprenderam na escola para casa, influenciando a mudança de postura na sociedade.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A organização, a manutenção da horta e a repartição de tarefas foram efetuadas, ordinariamente, todas as quartas-feiras, excecionalmente, sempre que as necessidades das culturas o justificavam. As tarefas foram orientadas pela professora coordenadora do Programa em articulação com a assistente operacional e executadas pelos alunos. A rega foi feita através da rega por aspersão e manualmente.
Os alunos efetuaram mondas periódicas e a rega de forma rotativa para que todos pudessem participar.
7. Como é feita a preparação do solo?
O solo foi previamente limpo e foram retiradas as ervas daninhas. Foi usado fertilizante natural (estrume).
8. É feita compostagem?
Sim
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Inicialmente tínhamos planeado construir um compostor com paletes. Entretanto foi-nos cedido um compostor pela Câmara Municipal, que os alunos decoraram ao seu gosto e foi afixada no mesmo a informação mais importante sobre a prática correta da compostagem. Previamente os alunos realizaram uma visita de estudo à Lipor, onde lhes foi ensinado e explicado todo o processo de compostagem.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
As culturas existentes ao longo do ano foram: couves, salsa, alfaces, feijão, coentros, morangos, nabos, favas. Também cultivamos várias plantas de jardim (margaridas, tulipas, azálias…).
11. É feita recolha da água da chuva?
Sim
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A rega foi feita através da rega por aspersão e manualmente, sempre nas horas de menor calor (manhã e final da tarde). Foi aproveitada alguma água das chuvas.
Os alunos efetuaram mondas periódicas e a rega de forma rotativa para que todos pudessem participar.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Todas as quartas -feiras são realizadas mondas e monitorização de pragas e doenças por um grupo de alunos com orientação dos professores.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Não
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
Feira com alguns produtos da nossa Horta Bio.
15. Outros aspetos de realce da horta
15.1. Link para a página da horta
www.aescolasmarco.com; https://www.facebook.com/EB1-da-Esperança-266888503730105