Horta florida (qualquer dimensão)



2 anos
80m2
3
Expressões Artísticas
41
3
Sim
As famílias ajudaram na cedência de materiais para a horta: paletes de madeira, pneus, materiais de desperdício, tintas, pincéis, plantas aromáticas, sementes, flores, utensílios agrícolas, terra e mão-de-obra.
Participaram também na criação de canteiros artísticos com pneus e vasos com materiais de desperdício.
Nas reuniões do Conselho Eco-Escolas apresentaram sugestões e ideias e colaboraram ao longo do ano letivo na construção da Horta.
- Através de pesquisas sobre plantas aromáticas, produtos hortícolas da época e plantas de jardim, os alunos ficaram a conhecer um pouco mais sobre as caraterísticas e particularidades das mesmas.
- Os alunos aprenderam a preparar a terra, a cultivar e tratar as plantas, a fazer mondas periódicas, a repartir tarefas, desenvolvendo-se a formação cívica e o sentido de responsabilidade. Para além disso, tomaram consciência da importância da produção e consumo de alimentos naturais para a saúde e para o meio ambiente.
- As crianças serviram como multiplicadores, porque levaram o que aprenderam na escola para casa, influenciando a mudança de postura na sociedade.
A organização, a manutenção da horta e a repartição de tarefas foram efetuadas, ordinariamente, todas as quartas-feiras, excecionalmente, sempre que as necessidades das culturas o justificavam. As tarefas foram orientadas pela professora coordenadora do Programa em articulação com a assistente operacional e executadas pelos alunos. A rega foi feita através da rega por aspersão e manualmente.
Os alunos efetuaram mondas periódicas e a rega de forma rotativa para que todos pudessem participar.
O solo foi previamente limpo e foram retiradas as ervas daninhas. Foi usado fertilizante natural (estrume).
Sim
Inicialmente tínhamos planeado construir um compostor com paletes. Entretanto foi-nos cedido um compostor pela Câmara Municipal, que os alunos decoraram ao seu gosto e foi afixada no mesmo a informação mais importante sobre a prática correta da compostagem. Previamente os alunos realizaram uma visita de estudo à Lipor, onde lhes foi ensinado e explicado todo o processo de compostagem.
As culturas existentes ao longo do ano foram: couves, salsa, alfaces, feijão, coentros, morangos, nabos, favas. Também cultivamos várias plantas de jardim (margaridas, tulipas, azálias…).
Sim
A rega foi feita através da rega por aspersão e manualmente, sempre nas horas de menor calor (manhã e final da tarde). Foi aproveitada alguma água das chuvas.
Os alunos efetuaram mondas periódicas e a rega de forma rotativa para que todos pudessem participar.
Todas as quartas -feiras são realizadas mondas e monitorização de pragas e doenças por um grupo de alunos com orientação dos professores.
Não
Não
Feira com alguns produtos da nossa Horta Bio.
www.aescolasmarco.com; https://www.facebook.com/EB1-da-Esperança-266888503730105