Escola EB 2,3 Frei Estevão Martins

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Cerca de 6 anos.

2. Área aproximada da horta (m²)

50 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Ciências Naturais (2º e 3º Ciclo), Inglês e Matemática

3.3. N.º de alunos envolvidos

8

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

1

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

Angariação de sementes e plantas e venda dos produtos obtidos na horta.
Sempre que necessário (cerca de duas vezes por período).

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Promoção da identidade regional, assente em aspetos agrícolas (culturas mais usuais no nosso concelho); incentivar para o voluntariado, o espírito de colaboração e a entreajuda; consciencializar para a necessidade de proteger a natureza (utilização de materiais de desperdício para delimitar a horta).


6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Após a preparação do terreno, foram delimitados os canteiros e realizadas as culturas.
As tarefas foram atribuídas semanalmente. Às segundas-feiras, definiam-se os trabalhos a realizar nessa semana, sempre com a supervisão de um adulto, e distribuíam-se pelos alunos.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza do solo foi realizada em outubro e as primeiras culturas efetuadas em novembro.
Na fertilização foi utilizado estrume de cavalo.
Todo o trabalho foi realizado com base no voluntariado por todos os participantes (professoras, alunos e funcionária).

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

No início do ano foi verificado e preparado o compostor, já existente na escola, tendo sido colocados no fundo do mesmo alguns materiais como: pequenos ramos/galhos, aparas de madeira, relva, erva e folhas secas.
Ao longo do ano foram sendo colocados no compostor: legumes e cascas de batata resultantes da preparação das refeições no refeitório; casca e restos de fruta; sobras de pão; bolsas de chá e borras de café (do bar); plantas de exterior; flores murchas…

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Couve-portuguesa (horto), favas, curgetes, pimentos, alfaces (em garrafões) e ervas aromáticas: hortelã, hortelã-pimenta, tomilho, salsa, coentros, segurelha...
Foram também realizadas sementeiras de pinheiro-manso e de carvalho-português.

11. É feita recolha da água da chuva?

Sim

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A água da chuva é recolhida em bidões, sendo que num deles foi aplicada uma torneira e uma mangueira.
A rega está a cargo da D. Carmo (funcionária da escola, que se ofereceu para o fazer), é efetuada logo pela manhã, cerca das 8h. Durante os períodos menos secos uma vez por semana, ou quando necessário; durante os períodos mais secos diariamente.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, semanalmente.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Venda dos produtos obtidos aos professores, funcionários e encarregados de educação...
Dia da sopa (confeção de caldo-verde).

15. Outros aspetos de realce da horta

Todas as atividades foram realizadas com base no voluntariado (já que não houve horas atribuídas para realização da horta).

15.1. Link para a página da horta

Existe um blog da horta, mas este ano não foi atualizado. As alunas a quem estava atribuída a sua manutenção desistiram.

 

Publicado por: avatar Escola EB 2,3 Frei Estevão Martins

Professor coordenador da horta: Maria Aurélio