Escola EB 2,3 Frei Estevão Martins
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Cerca de 6 anos.
2. Área aproximada da horta (m²)
50 m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
3
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Ciências Naturais (2º e 3º Ciclo), Inglês e Matemática
3.3. N.º de alunos envolvidos
8
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
1
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
Angariação de sementes e plantas e venda dos produtos obtidos na horta.
Sempre que necessário (cerca de duas vezes por período).
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Promoção da identidade regional, assente em aspetos agrícolas (culturas mais usuais no nosso concelho); incentivar para o voluntariado, o espírito de colaboração e a entreajuda; consciencializar para a necessidade de proteger a natureza (utilização de materiais de desperdício para delimitar a horta).
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Após a preparação do terreno, foram delimitados os canteiros e realizadas as culturas.
As tarefas foram atribuídas semanalmente. Às segundas-feiras, definiam-se os trabalhos a realizar nessa semana, sempre com a supervisão de um adulto, e distribuíam-se pelos alunos.
7. Como é feita a preparação do solo?
A limpeza do solo foi realizada em outubro e as primeiras culturas efetuadas em novembro.
Na fertilização foi utilizado estrume de cavalo.
Todo o trabalho foi realizado com base no voluntariado por todos os participantes (professoras, alunos e funcionária).
8. É feita compostagem?
Sim
8.1. Se sim, como e com que materiais?
No início do ano foi verificado e preparado o compostor, já existente na escola, tendo sido colocados no fundo do mesmo alguns materiais como: pequenos ramos/galhos, aparas de madeira, relva, erva e folhas secas.
Ao longo do ano foram sendo colocados no compostor: legumes e cascas de batata resultantes da preparação das refeições no refeitório; casca e restos de fruta; sobras de pão; bolsas de chá e borras de café (do bar); plantas de exterior; flores murchas…
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Couve-portuguesa (horto), favas, curgetes, pimentos, alfaces (em garrafões) e ervas aromáticas: hortelã, hortelã-pimenta, tomilho, salsa, coentros, segurelha...
Foram também realizadas sementeiras de pinheiro-manso e de carvalho-português.
11. É feita recolha da água da chuva?
Sim
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A água da chuva é recolhida em bidões, sendo que num deles foi aplicada uma torneira e uma mangueira.
A rega está a cargo da D. Carmo (funcionária da escola, que se ofereceu para o fazer), é efetuada logo pela manhã, cerca das 8h. Durante os períodos menos secos uma vez por semana, ou quando necessário; durante os períodos mais secos diariamente.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Sim, semanalmente.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Não
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
Venda dos produtos obtidos aos professores, funcionários e encarregados de educação...
Dia da sopa (confeção de caldo-verde).
15. Outros aspetos de realce da horta
Todas as atividades foram realizadas com base no voluntariado (já que não houve horas atribuídas para realização da horta).
15.1. Link para a página da horta
Existe um blog da horta, mas este ano não foi atualizado. As alunas a quem estava atribuída a sua manutenção desistiram.