Escola EB 2,3 de Arrifes
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
A horta da escola já existe há cerca de três anos.
2. Área aproximada da horta (m²)
A horta funciona em duas estufas, uma com cerca de 49 m2, e outra com cerca de 60 m2.
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
1
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Instituições de Apoio à Família e à Comunidade, Decoração de espaços, Tratamento de Plantas e Animais, Dietética e Confeção de Alimentos, Produção alimentar, entre outras
3.3. N.º de alunos envolvidos
9 (da turma AFC - Assistente Familiar e Apoio à Comunidade)
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
1
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
Colaboraram com algumas plantas aromáticas. Duas vezes.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Principalmente nos alunos envolvidos no projeto, dois alunos da turma criaram a sua própria horta. A comunidade educativa foram os nossos principais clientes.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Semanalmente são retirados dois tempos letivos para o trabalho na horta. As tarefas na horta são rotativas, todos os alunos nelas participam.
7. Como é feita a preparação do solo?
Este ano, algumas das ervas que se encontravam no espaço, ao cavar a terra foram envolvidos nela.
8. É feita compostagem?
Não
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Maioritariamente alface, espinafres, feijão verde, couve portuguesa, algumas ervas aromáticas.
11. É feita recolha da água da chuva?
Não
11.1. Como é feita a gestão da rega?
É feita com a colaboração do funcionário da manutenção.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Não houve necessidade
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Não
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
A venda dos legumes e produtos à comunidade educativa.
15. Outros aspetos de realce da horta
O principal objetivo deste projeto passou também por integrar a importância da Agricultura Biológica para uma alimentação mais saudável, parceria também dos Projetos Eco escola e Saúde Escolar.
Este projeto, foi sem duvida um desafio que a escola abraçou com grande satisfação não só pela aprendizagem, mas também, pelo empenho que os alunos demonstraram ao longo do ano letivo, ao participarem ativamente na prática deste projeto com dedicação, entusiasmo e alegria, como as fotos assim o revelam.
Foi extremamente gratificante, o contato que os alunos tiveram com os colaboradores da loja AKÍ, (mercado de trabalho). (Quiçá, um dia estes alunos serem integrados também como colaboradores).
Cabe ainda referir a ajuda dos colaboradores da loja AKÍ, foram excelentes, para além da simpatia de todos, “meteram mãos à obra” para nos ajudar e orientar tanto na reparação das estufas como na manutenção, para além de terem doado alguns materiais necessários para reparação/manutenção/ sementeiras, essenciais para levar a cabo este projeto.
Disponibilizaram- se para colocar à disposição dos clientes da loja, alguns dos nossos produtos cultivados na nossa horta, oferecendo-os a clientes / colaboradores, em troca, deixavam um pequeno donativo, donativo este, com o seguinte propósito: a realização de um almoço convívio/recompensa no Parque Atlântico, pelo trabalho que desenvolveram ao longo do ano letivo.