Escola Secundária José Cardoso Pires
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Há mais de um ano
2. Área aproximada da horta (m²)
Inferior a 50 m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
5
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
3.3. N.º de alunos envolvidos
3
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
0
4. As famílias são envolvidas?
Não
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
A Mandala JCP- Horta Sustentável surge da necessidade de facultar aos nossos alunos, de uma forma teórica e prática, uma perspetiva ética e estruturante de um relacionamento sustentado e sustentável com a natureza e com todos os seres vivos que como nós vivem e habitam a terra.
Considerando as possibilidades oferecidas pelo espaço envolvente da Escola Secundária José Cardoso Pires bem como com as múltiplas espécies vegetais e animais que o habitam, pretendemos, debater, aplicar e desenvolver o conceito de permacultura numa atividade a desenvolver continuadamente com alunos e professores da ESJCP e em parceria com a Junta de Freguesia de Santo António dos Cavaleiros, com a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, com o Instituto Superior de Agronomia ou com outras entidades que possam constituir uma mais valia para o projeto em questão.
A finalidade do projeto da Horta é dar a conhecer e aplicar a ética, os princípios, as estratégias, as tecnologias e as ferramentas da permacultura, sistema holístico orientado pela a ética do cuidado.
Ao criarmos um espaço modelo do universo, como o é uma mandala, com o seu lago central, camas de cultivo elevadas, compostagem, banco de sementes, casa das ferramentas, pensamos fazer surgir as condições para gerar um conjunto de sinergias positivas cujas tarefas inerentes à criação e manutenção do espaço poderão favorecer o encontro e relacionamento comunitário de alunos, professores, assistentes educação, encarregados de educação, pais e fregueses em geral.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A equipa responsável pelo projeto,: Alunos das turmas do 11º B e 11C e 10ª que manifestaram a vontade expressa de em conjunto com o coordenador do projeto professor de filosofia e diretor das referidas turmas , Paulo Medeiros.
A equipa poderá alargar-se a outros professores e alunos que se queiram juntar ao projeto.
Poderão ainda juntar-se à equipa todos os membros da comunidade escolar que se voluntariem para uma participação continuada ou pontual.
7. Como é feita a preparação do solo?
8. É feita compostagem?
Sim
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
11. É feita recolha da água da chuva?
Sim
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A sustentabilidade será total no que toca ao consumo de água para regas. A existência de nascentes a poente do recinto da ESJCP permitirá fazer uma reserva de água junto à Horta Mandala não sendo por isso necessário fazer recurso a água da rede pública.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
15. Outros aspetos de realce da horta
Pretendemos realizar parcerias com a Faculdade de Ciências, departamento de biologia vegetal; Instituto Superior de Agronomia, visando o apoio e assessoria na poda e tratamento das árvores; Hortas Mandalas existentes na cidade de Lisboa ; Junta de Freguesia de Santo António dos Cavaleiros considerando apoio de natureza material e na promoção de atividades de sensibilização e formação.