Escola Profissional Amar Terra Verde - Vila Verde
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
O canteiro de aromáticas, existe desde 2014-2015, e os dois jardins verticais, existem desde o ano lectivo 2013/2014.O espaço verde existe desde o inicio da escola, entretanto foi sendo valorizado ao longo de todos os anos. A Escola Profissional Amar Terr
2. Área aproximada da horta (m²)
O jardim horizontal, das aromáticas, tem aproximadamente 40 m2 Além desta área temos dois jardins verticais, e a envolvente da escola, com várias árvores plantadas e relvadas. Temos ainda duas paletes com aromáticas e duas floreiras com flores comestívei
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
3 professores, dois funcionários
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
O jardim é de todos e todas as disciplinas vão sendo convidadas a participar. De uma forma transversal, Matemática, TIC, Integração,Serviços de Cozinha, Português, Desenho, Serviços de restaurante e Bar,…
3.3. N.º de alunos envolvidos
Responsáveis 25 alunos, mas todos os alunos são envolvidos, na rega, na preservação, na manutenção e na divulgação/utilização do jardim.
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
Responsáveis dois funcionários, mas todos os outros ajudam.
4. As famílias são envolvidas?
Não
4.1. Como e com que frequência?
As famílias contribuem de uma forma indirecta, pois recomendam aos seus filhos as técnicas e os saberes que nos orientam.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
O maior impacto que a criação deste jardim teve foi a importância da utilização das aromáticas numa alimentação mais saudável, menos sal, mais sabor. Esta missão foi reconhecida e debatida nas várias atividades promovidas e partilhada pelos nossos alunos com as suas famílias, nomeadamente nos almoços pedagógicos e nos dias de festa da escola; como por exemplo no dia da Alimentação saudável.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
As tarefas são partilhadas pelos vários alunos, professores e funcionários. O trabalho foi partilhado maioritariamente pelas turmas: Cozinha, Bar, Estética e Eletrotecnia.
Na fase da manutenção, onde era necessário fazer a rega, cortar a relva e retirar as ervas daninhas, tivemos a colaboração de alunos de outras turmas.
7. Como é feita a preparação do solo?
No início do ano lectivo, os alunos do curso de Cozinha, do 1º ano, plantaram novas aromáticas e realizaram a manutenção de todo o jardim exterior. O solo foi apenas remexido, limpo de ervas daninhas e as novas plantas foram plantadas.
A única fertilização que foi usada foi estrume nas novas plantas que foram transplantadas.
8. É feita compostagem?
Sim
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Como nunca tínhamos feito compostagem de forma correta, no inicio do ano realizamos uma sensibilização/palestra/demonstração com um senhor que se deslocou à nossa escola para explicar como devíamos fazer a compostagem e todos os seus benefícios.
Iniciamos por guardar os resíduos da cozinha, cascas de legumes e frutas; depois guardamos as folhas que caíam das nossas árvores e mesmo assim, um funcionário conseguiu trazer um molho de feno para que o nosso compostor ficasse bem feito. No dia da sensibilização, em conjunto, construímos a nossa compostagem que esperamos dar um excelente fertilizante no início do próximo ano.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
No nosso jardim existem imensas ervas aromáticas: salsa, coentros, manjericão, tomilho, tomilho limão, orégãos, stévia, alecrim, erva-cidreira, várias hortelãs. Temos também arruda, morangueiros, mirtilos, groselhas, flores comestíveis, entre outos.
11. É feita recolha da água da chuva?
Não
11.1. Como é feita a gestão da rega?
No jardim horizontal foi colocada, logo na sua construção, rega automática.
Nos jardins verticais e floreiras, são os alunos, professores e funcionários que gerem a necessidade da rega.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Sempre que se trata do jardim, em qualquer manutenção, ou rega, estamos atentos às nossas plantas e felizmente ainda não nos deparamos com doenças nem pragas.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Não
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
No dia da Alimentação Saudável e sustentável, efetuamos a promoção das nossas aromáticas.
Nos almoços pedagógicos, os alunos dos cursos de Restauração Cozinha/Pastelaria, Bar e Pastelaria, recorrem muito ao uso de aromáticas. Desta forma conhecem as ervas mas também dão a conhecer a toda a comunidade quando apreciam os almoços.
15. Outros aspetos de realce da horta
A originalidade deste projecto é ser o “Nosso Jardim”.
Tentámos fazer o nosso melhor, o projecto foi sofrendo várias alterações, pois as sugestões de todos foram tidas sempre em conta. O jardim está construído à nossa medida. E mais uma vez, ao longo deste ano lectivo fomos enriquecendo com mais variedade de plantas.
Realçamos o gosto dos nossos alunos pela saída das salas de aula para o jardim e o empenho neste projeto.
Este ano, no dia da árvore, também semeamos algumas bolotas para ver se no próximo outono podemos realizar uma plantação com as nossas árvores.
15.1. Link para a página da horta
https://semanariov.pt/2018/03/21/vila-verde-turmas-da-epatv-plantaram-arvores-no-monte-da-santa-em-geme/ https://ovilaverdense.pt/?s=epatv+compostagem