Escola EB 2,3 Dr. Acácio de Azevedo
a nossa horta bio
flores na horta
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Existiu há ja alguns anos atrás mas foi destruída com as obras. Este ano letivo deu-se início a uma nova
2. Área aproximada da horta (m²)
15 m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
3
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Oficina de Ciências, Ciências Naturais e Saúde do curso CEF
3.3. N.º de alunos envolvidos
20
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
1
4. As famílias são envolvidas?
Não
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Foi feita a divulgação da existência da Horta biológica florida através da "revista mais"- revista do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro. Foi igualmente, feita uma apresentação a todos os alunos do 9º ano de escolaridade do nosso agrupamento, assim como, aos alunos das Escolas de Lamballe- França (Geminação). Mais recentemente, em parceria com o projeto de angariação de donativos para a "Luta contra o Cancro", o resultado das diversas colheitas feitas aos produtos cultivados na horta, têm estado em exposição na sala dos professores dando a conhecer a origem desses mesmos produtos, isto é, da nossa horta biológica.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Consoante a distribuição das horas atribuídas na disciplina de Oficina de Ciências, com os alunos NEE, e na disciplina de Saúde, com os alunos de CEF. A distribuição das tarefas é repartida consoante as necessidades e as prioridades do momento: adição de composto, amontoar a terra, rega das culturas, colheita dos produtos, etc...
7. Como é feita a preparação do solo?
A limpeza é feita com o auxílio de uma enxada, removendo sobretudo as ervas daninhas que vão aparecendo. Por vezes, também se faz essa remoção manualmente, quando a localização das ervas daninhas não pode ser feita com a enxada pelo facto de estarem muito próximas da hortícola.
A mobilização do terreno, no início, foi feita com o auxílio de uma motoenxada, uma vez que o terreno, pelo facto de nunca ter sido cultivado encontrar-se bastante compacto e cheio de ervas daninhas. Após esta primeira intervenção com a ajuda da motoenxada, todas as posteriores intervenções, como abertura de regos, amontoar terra e remoção de pequenas ervas daninhas, foram sempre com o auxílio de uma enxada. Quanto à fertilização do solo, foi adicionado apenas estrume de cavalo biológico aquando da introdução das culturas. Posteriormente, como o terreno e as culturas revelavam deficiências nutritivas, foi adicionado composto biológico junto às diversas culturas e amontoado terra.
8. É feita compostagem?
Sim
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Após a construção de um compostor, a partir de paletes de madeira usadas, todas as ervas daninhas removidas do terreno da hora e terreno adjacente foram sendo colocadas no compostor. Alternadamente, vai-se acrescentando borras de café do bar da escola. Por vezes, sempre que existe essa possibilidade, alguns resíduos orgânicos que restam da cozinha como as cascas de cenoura, por exemplo, também são colocadas no compostor.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Foram semeadas ervilhas de quebrar e plantadas couves diversas (couve coração, lombardo e bróculos) e ainda alfaces ( verdes e roxas). Com o objetivo de atrair, por um lado, os polinizadores, e por outro, afastar pragas, foram colocadas diversas plantas aromáticas e plantas com flores, nomeadamente, alecrim, alfazema, lavandas, prímulas, amores perfeitos e cravos da índia e cravos túnicos.
11. É feita recolha da água da chuva?
Não
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Sempre que é necessário, é feita com recurso a baldes e garrafões de água vazios que servem de recipientes para transportar àgua desde o ponto de água até à horta, que ainda fica a cerca de 150-200m de distância.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Por observação direta. mas até ao momento não tem havido indícios de nenhuma praga nem doença nas culturas.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Não
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
Os produtos da horta, (até ao momento, ervilhas de quebrar e alfaces) têm sido, após as várias colheitas, têm sido adquiridas para angariação de donativos em favor do Projeto "Luta contra o Cancro"