Escola Secundária D. Afonso Henriques
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Há 3 anos
2. Área aproximada da horta (m²)
50 m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
3
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Biologia, Física/Química, turma educação especial
3.3. N.º de alunos envolvidos
30
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
2
4. As famílias são envolvidas?
Não
4.1. Como e com que frequência?
2 vezes por semana (terça e quinta) durante 45 minutos
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Os alunos do ensino especial adoram colaborar com a horta, ajuda-os a concentrar e a aprender tarefas básicas. A outra turma envolvida (9º ano) apresentava um comportamento muito irregular em contexto de sala de aula, tendo vindo a melhorar imenso desde que participam no projeto.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Todas as semanas a coordenadora envia para os colegas participantes um plano de trabalho com as propostas de tarefas a desempenhar.
7. Como é feita a preparação do solo?
A limpeza é feita com a ajuda de enxadas pelos alunos mais velhos, e a manutenção (monda) é feita pelos alunos do ensino especial. A fertilização é feita com o estrume.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
o estrume é obtido pela compostagem de folhas e plantas velhas, frutos podres e restos de plantas em fim de estação
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Favas, alfaces, ervilhas de quebrar, couve galega, salsa, cebolo, tomate e pimento.
11. É feita recolha da água da chuva?
Não
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Como tem sido um Inverno muito chuvoso não temos tido necessidade de rega. Normalmente faz-se 3 vezes por semana com a ajuda de um furo que existe na escola
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Sim, todos os 15 dias, através de observação cuidada das folhas e das cores das plantas
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Não
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
Usamos a alface nas sandes do bar da escola, bem como a salsa para as omeletes. Vendemos também na sala de professores alguns dos produtos produzidos o que nos dá dinheiro para a compra de novas sementes e alfaias
15. Outros aspetos de realce da horta
Estamos também a colocar algumas árvores de fruto como laranjeiras, tangerineiras, cerejeira, ameixoeira, limoeiro, oliveira, macieira e pereira.
15.1. Link para a página da horta
https://esdah_eco_escolas.blogs.sapo.pt/