Escola Básica Professor Armando de Lucena

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta não tem tido continuação porque, entretanto, os professores dinamizadores são colocados em outras escolas

2. Área aproximada da horta (m²)

1,5 m²

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Educação Especial (Unidade de Apoio a Alunos com Multideficiência)

3.3. N.º de alunos envolvidos

3

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

1

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

Para solicitar sementes e terra, sempre que é necessário.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Na comunidade: aproximação da escola com as famílias deste tipo de alunos, por uma escola inclusiva.
Nos alunos: a inserção dos alunos na vida da escola e desenvolvimento de competências funcionais.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Manutenção da horta:é realizada durante o horário escolar dos alunos. às sextas-feiras, da parte da manhã.
Repartição de tarefas: é feita de forma aleatória, apesar de certas tarefas serem realizadas pelo aluno que tem uma menor incapacidade física.

7. Como é feita a preparação do solo?

Limpeza - remoção das ervas daninhas e arejamento/remexer o solo.
Mobilização: os alunos selecionam o solo mais fértil em matas.
Fertilização: seleção e recolha de solo fértil.

8. É feita compostagem?

Não

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

- Tomate chérrie
- Plantas aromáticas (salsa, alecrim, coentros, tomilho ...)
- Feijão
- Girassol
- Alface
- Morangos
- Beterraba
- Chicória


11. É feita recolha da água da chuva?

Sim

11.1. Como é feita a gestão da rega?

As plantas são regadas várias vezes por semana, dependendo das respetivas necessidades.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não existem pragas nem doenças..

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

Em virtude dos alunos apresentarem um perfil muito específico, ponderou-se esta possibilidade, que foi abandonada, pelo facto de existirem alunos que revelam fobia aos mesmos.

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

- Culinária: confeção de sopa.
- Realização de um pequeno mercado.

15. Outros aspetos de realce da horta

Trata-se de uma horta vertical, realizada em garrafões (reutilizados) colocados em estrados de madeira (reciclada) estando alguns suspensos e ornamentados.

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: avatar Escola Básica Professor Armando de Lucena

Professor coordenador da horta: Ruth Maria Pereira Linares