Escola Básica Professor Armando de Lucena
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
A horta não tem tido continuação porque, entretanto, os professores dinamizadores são colocados em outras escolas
2. Área aproximada da horta (m²)
1,5 m²
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
2
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Educação Especial (Unidade de Apoio a Alunos com Multideficiência)
3.3. N.º de alunos envolvidos
3
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
1
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
Para solicitar sementes e terra, sempre que é necessário.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Na comunidade: aproximação da escola com as famílias deste tipo de alunos, por uma escola inclusiva.
Nos alunos: a inserção dos alunos na vida da escola e desenvolvimento de competências funcionais.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Manutenção da horta:é realizada durante o horário escolar dos alunos. às sextas-feiras, da parte da manhã.
Repartição de tarefas: é feita de forma aleatória, apesar de certas tarefas serem realizadas pelo aluno que tem uma menor incapacidade física.
7. Como é feita a preparação do solo?
Limpeza - remoção das ervas daninhas e arejamento/remexer o solo.
Mobilização: os alunos selecionam o solo mais fértil em matas.
Fertilização: seleção e recolha de solo fértil.
8. É feita compostagem?
Não
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
- Tomate chérrie
- Plantas aromáticas (salsa, alecrim, coentros, tomilho ...)
- Feijão
- Girassol
- Alface
- Morangos
- Beterraba
- Chicória
11. É feita recolha da água da chuva?
Sim
11.1. Como é feita a gestão da rega?
As plantas são regadas várias vezes por semana, dependendo das respetivas necessidades.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Não existem pragas nem doenças..
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Não
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
Em virtude dos alunos apresentarem um perfil muito específico, ponderou-se esta possibilidade, que foi abandonada, pelo facto de existirem alunos que revelam fobia aos mesmos.
14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
- Culinária: confeção de sopa.
- Realização de um pequeno mercado.
15. Outros aspetos de realce da horta
Trata-se de uma horta vertical, realizada em garrafões (reutilizados) colocados em estrados de madeira (reciclada) estando alguns suspensos e ornamentados.