Escola Básica Marquês de Pombal
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2 ANOS
2. Área aproximada da horta (m²)
9 M2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
2
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
hORTOFLORICULTURA; Ciências Naturais
3.3. N.º de alunos envolvidos
5
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
1
4. As famílias são envolvidas?
Não
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
exposição e doação de produtos colhidos aos alunos e professores e funcionários.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
6 Alunos de Currículo Específico Individual, 2 x por semana : 4 tempos por semana.
7. Como é feita a preparação do solo?
8. É feita compostagem?
Sim
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Compostor em PVC sob supervisão de 2 Docente e 2 turmas de 7º ano de Ciências Naturais.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
4 variedades de couve e 2 de alface.
11. É feita recolha da água da chuva?
Não
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
sim, 1/semana, com sacha e monda de infestantes.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Sim
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
lagarta e caracóis. Eliminação física e desbaste de folhas comidas.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
recolha , embalagem e distribuição de folhas de loureiro.
Recolha de cascas de fruta em recipientes de água de 5 litros adaptados e colocados estategicamente.