Escola EBI/JI Sophia de Mello Breyner
a nossa horta bio
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Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
No ano passado existiu uma horta feita em quatro canteiros pequenos no pátio da escola, mas agora é inexistente. O projeto que está a começar este ano compreende duas áreas diferenciadas.
2. Área aproximada da horta (m²)
12 + 18
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
3
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Matemática, Fìsico-Química, Ciências Naturais.
3.3. N.º de alunos envolvidos
20
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
2
4. As famílias são envolvidas?
Não
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
A escola fica perto de uma área de hortas urbanas. Foram contactados diversos hortelãos para eles participarem em algumas jornadas na horta da escola. Também está prevista diferentes visitas as hortas urbanas. Assim pode-se desenvolver a relação da escola com a comunidade. A área dois localiza-se em vários canteiros distribuídos pelo pátio da escola o que implica que estão localizados no espaço onde têm lugar os intervalos das aulas. O objetivo deste segundo espaço é, além da atividade ambiental, que a horta seja um ponto de conciencialização, de respeito e de responsabilidade comum. É um espaço para os alunos entenderem a responsabilidade do bem comum cumprindo objetivos presentes no Perfil do Aluno. Todos os alunos da escola vão ser implicados nas tarefas de plantação e manutenção. O voluntario europeu Diego Báez junto a associação ALEM estão a desenvolver uma oficina de culinária com a turma de 8º ano. Os produtos resultantes da horta serão usados nas receitas, assim consegue-se ver a relação direta entre horta, culinária e nutrição.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Este projecto de horta escolar é dinamizado pelo voluntário europeu Diego Báez o qual ao través da associação ALEM (Associação Literatura, Literacia e Mediação) está a desenvolver varias atividades na dita escola em coordenação com o professor Raúl Pinto, responsável pelo programa Eco-Escolas na EBI Sophia de Mello Breyner.
Espaço 1:
Desenvolvido pela turma 8ºA,
Espaço 2:
Desenvolvido pela turma 7ºB e a comunidade escolar.
7. Como é feita a preparação do solo?
Espaço1:
A horta consta de 4 canteiros trabalhados de forma manual com enxadas e ancinhos onde será incorporado solo adequado para as plantações. Para fertilização é utilizado composto e materiais naturais como folhas e estrume.
Espaço2:
A horta consta de 5 canteiros trabalhados da mesma forma que o Espaço 1
8. É feita compostagem?
Sim
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Os materiais sobrantes da horta , da oficina de culinária e do refeitório serão usados para fazer composto. O composto feito poderá ser incorporado novamente na horta e mellorar a qualidade da terra.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Iremos cultivar legumes e ervas aromáticas. A saber: couves, alfaces, cebolas, alhos, feijões, tomates, alecrim, salsa, coentros, rosmaninho, calêndula e camomila.
11. É feita recolha da água da chuva?
Não
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Durante as horas disponíveis para trabalhar na horta e após em conjugação com os funcionários da escola.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
A monitorização e controlo de pragas e doenças será feita primeiramente através da prevenção mediante uso de refugios de fauna amiga, atração de insetos e animais benéficos (casa de insetos, caixa ninho), assim como tratamentos ecológicos fortificantes das plantas e o uso de plantas aromáticas que atraiam polinizadores, sirvam como repelentes naturais, protejam o perímetro da horta e tenham fins medicinais.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Não
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
O voluntario europeu Diego Báez junto a associação ALEM estão a desenvolver uma oficina de culinária com a turma de 8º ano. Os produtos resultantes da horta serão usados nas receitas, assim consegue-se ver a relação direta entre horta, culinária e nutrição.
15. Outros aspetos de realce da horta
1. Será criada uma página da horta no Instagram.
2. Divulgação na página da escola.