Escola EB 2,3/S D. Lucinda Andrade
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Cerca de oito anos
2. Área aproximada da horta (m²)
cerca de 200 m2 é a área disponível
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
3
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Floresta e Ambiente e Laboratório Agricola
3.3. N.º de alunos envolvidos
9
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
2
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
As famílias foram convidadas a colaborar através da oferta de sementes ou plantas para a horta e autorizando os alunos a realizar trabalhos na horta da escola. Participam sempre que é solicitado.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
A horta da escola permitiu a troca de experiências entre os diferentes intervenientes, valorizando os conhecimentos que muitos dos alunos possuem ao nível da agricultura, uma vez que a escola se insere no meio rural, reforçando assim a confiança de alguns dos discentes nas suas capacidades/competências. Muitos deste alunos perspectivam um futuro aliado a agricultura.
Os produtos da horta, por exemplo funcho e caninha, são utilizados no bar da escola para fazer infusões gratuitas para toda a comunidade escolar. As ervas aromáticas, por exemplo a salsa, são utilizadas na cozinha da escola com alguma frequência. Os produtos obtidos são oferecidos a todos os que se mostrem interessados.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Nas disciplinas de Floreta e Ambiente e de Laboratório Agrícola da turma de Percursos Curriculares Alternativos do 9º D, os alunos deslocam-se à Horta acompanhados pelos professores para realizar atividades de manutenção (monda e colheita). A divisão de tarefas é realizada de acordo com os conhecimentos de cada um, assim, os alunos que dominam as técnicas agrícolas cavam e preparam o terreno para a plantação. Além destas atividades orientam os colegas na realização de outras atividades.
7. Como é feita a preparação do solo?
O trabalho realizado é manual com o auxílio de enxadas, sachos e pás, exceptuando situações em que é necessário cortar a vegetação espontânea com uma máquina, este caso são os funcionários da escola a realizar esta manutenção. Posteriormente, solicitamos aos alunos e encarregados de educação e a Câmara Municipal que nos cedessem sementes ou plantas para a horta. Para fertilizar o solo é utilizado o composto produzido no compostor presente na horta e fertilizante cedido pela Câmara.
8. É feita compostagem?
Sim
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Sim. Realizamos a compostagem com resíduos orgânicos como folhas secas e ervas cortadas na horta e alguns resíduos do bar.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Na horta cultivamos feijão, alho francês, cenoura, couves, alface, beterraba, favas, cebolas, ervilhas, bananeira e ervas aromáticas (hortelã, segurelha-limão, salsa, tomilho e orégãos) e plantas para infusões (caninha, cavalinha e funcho). Na mesma parcela plantamos alface roxa e alface frisada.
11. É feita recolha da água da chuva?
Não
11.1. Como é feita a gestão da rega?
No nosso concelho a precipitação é abundante, no entanto, quando é necessário regamos a horta com regador/balde e com o sistema de rega. Tentamos, sempre que possível, regar ao final do dia.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Não.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Não
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
Foram utilizadas ervas da nossa horta para a realização de infusões (caninha e funcho), sendo servidas no bar da escola de modo a promover hábitos alimentares saudáveis (Comemoração do dia do Chá). Algumas das ervas aromáticas são utilizadas na cantina da nossa escola. Durante o ano foram confeccionados bolos com produtos da horta, bolo de cenoura, beterraba.
Foram realizadas trocas de alguns produtos, nomeadamente de favas, batatas, ervilhas e alface.
15. Outros aspetos de realce da horta
Partilha de experiências entre os intervenientes.
A Horta promove a importância da agricultura sustentável e a agricultura biológica.
A Horta foi o mote para a participação dos alunos nas jornadas técnicas da anona promovidas pela Escola Agrícola da Madeira.