Escola EB 2,3/S D. Lucinda Andrade

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Cerca de oito anos

2. Área aproximada da horta (m²)

cerca de 200 m2 é a área disponível

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Floresta e Ambiente e Laboratório Agricola

3.3. N.º de alunos envolvidos

9

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

2

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

As famílias foram convidadas a colaborar através da oferta de sementes ou plantas para a horta e autorizando os alunos a realizar trabalhos na horta da escola. Participam sempre que é solicitado.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

A horta da escola permitiu a troca de experiências entre os diferentes intervenientes, valorizando os conhecimentos que muitos dos alunos possuem ao nível da agricultura, uma vez que a escola se insere no meio rural, reforçando assim a confiança de alguns dos discentes nas suas capacidades/competências. Muitos deste alunos perspectivam um futuro aliado a agricultura.
Os produtos da horta, por exemplo funcho e caninha, são utilizados no bar da escola para fazer infusões gratuitas para toda a comunidade escolar. As ervas aromáticas, por exemplo a salsa, são utilizadas na cozinha da escola com alguma frequência. Os produtos obtidos são oferecidos a todos os que se mostrem interessados.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Nas disciplinas de Floreta e Ambiente e de Laboratório Agrícola da turma de Percursos Curriculares Alternativos do 9º D, os alunos deslocam-se à Horta acompanhados pelos professores para realizar atividades de manutenção (monda e colheita). A divisão de tarefas é realizada de acordo com os conhecimentos de cada um, assim, os alunos que dominam as técnicas agrícolas cavam e preparam o terreno para a plantação. Além destas atividades orientam os colegas na realização de outras atividades.

7. Como é feita a preparação do solo?

O trabalho realizado é manual com o auxílio de enxadas, sachos e pás, exceptuando situações em que é necessário cortar a vegetação espontânea com uma máquina, este caso são os funcionários da escola a realizar esta manutenção. Posteriormente, solicitamos aos alunos e encarregados de educação e a Câmara Municipal que nos cedessem sementes ou plantas para a horta. Para fertilizar o solo é utilizado o composto produzido no compostor presente na horta e fertilizante cedido pela Câmara.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Sim. Realizamos a compostagem com resíduos orgânicos como folhas secas e ervas cortadas na horta e alguns resíduos do bar.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Na horta cultivamos feijão, alho francês, cenoura, couves, alface, beterraba, favas, cebolas, ervilhas, bananeira e ervas aromáticas (hortelã, segurelha-limão, salsa, tomilho e orégãos) e plantas para infusões (caninha, cavalinha e funcho). Na mesma parcela plantamos alface roxa e alface frisada.

11. É feita recolha da água da chuva?

Não

11.1. Como é feita a gestão da rega?

No nosso concelho a precipitação é abundante, no entanto, quando é necessário regamos a horta com regador/balde e com o sistema de rega. Tentamos, sempre que possível, regar ao final do dia.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Foram utilizadas ervas da nossa horta para a realização de infusões (caninha e funcho), sendo servidas no bar da escola de modo a promover hábitos alimentares saudáveis (Comemoração do dia do Chá). Algumas das ervas aromáticas são utilizadas na cantina da nossa escola. Durante o ano foram confeccionados bolos com produtos da horta, bolo de cenoura, beterraba.
Foram realizadas trocas de alguns produtos, nomeadamente de favas, batatas, ervilhas e alface.

15. Outros aspetos de realce da horta

Partilha de experiências entre os intervenientes.
A Horta promove a importância da agricultura sustentável e a agricultura biológica.
A Horta foi o mote para a participação dos alunos nas jornadas técnicas da anona promovidas pela Escola Agrícola da Madeira.

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: avatar Escola EB 2,3/S D. Lucinda Andrade

Professor coordenador da horta: Pedro Henrique dos Santos Almeida