Escola Básica do Castro
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
13 anos
2. Área aproximada da horta (m²)
12
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
2
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Ciências Naturais
3.3. N.º de alunos envolvidos
30
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
1
4. As famílias são envolvidas?
Não
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Quanto ao impacto na comunidade, julgo que as vendas dos produtos hortícolas biológicos (por valores simbólicos e que revertem para a compra de sementes, alfaias e outros materiais consumíveis) aos assistentes operacionais e aos professores são uma evidência. No 1º período, os resultados das primeiras culturas foram oferecidos a alguns alunos do 8º ano que trouxeram opiniões muito positivas e animadoras dos pais. A melhor forma de valorizar o trabalho e o espaço da Horta Bio é através da qualidade dos seus produtos.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Os alunos, divididos em 3 grupos de 8-12 alunos, fazem quinzenalmente (à 4ª feira) manutenção dos equipamentos e das culturas sempre devidamente acompanhados por 1 professor e um assistente operacional. Este trabalho foi efetuado apenas pelo assistente operacional e/ou professor nos finais de período ou quando os alunos tinham fichas de avaliação.
7. Como é feita a preparação do solo?
A qualidade do solo nesta área não era muito boa para a agricultura mas o constante trabalho de fertilização do solo efetuado nos anos anteriores com composto produzido na própria escola à base de folhas e outros orgânicos de jardim têm feito maravilhas e o solo tem reagido bem às culturas aplicadas. No início do ano foi feita uma limpeza com mobilização do solo e respetiva fertilização com composto espalhado e misturado no solo. No final de março / início de abril foi efetuada rotação de culturas com mobilização e fertilização do solo.
8. É feita compostagem?
Sim
8.1. Se sim, como e com que materiais?
O composto é produzido em três compositores situados lateralmente em relação à estufa. O composto é produzido à base de folhas e outros produtos orgânicos que resultam das mondas e das limpezas dos jardins da escola como ervas, relva, pequenos ramos/frutos.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
A horta escolar ao longo do ano teve ervilhas, espinafres, feijão, couve portuguesa, pimentos e tomate cherry, pepinos, malagueta, morangos e várias ervas aromáticas como alecrim, erva-cidreira, salsa ou caril.
11. É feita recolha da água da chuva?
Não
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Sim. Faz-se uma monitorização semanal através da observação das folhas e dos caules e não foram registadas quaisquer doenças ou pragas.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Não
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
Vendas e ofertas de produtos aos elementos da comunidade escolar.
Também se realizou um concurso de espantalhos com materiais reutilizáveis que estiveram em exposição à volta da horta.
15. Outros aspetos de realce da horta
Realização de algumas ações em contexto de sala de aula sobre a importância das hortícolas na manutenção da saúde, fazendo referência aos produtos hortícolas da escola ilustradas com fotos.