Horta pequena (até 50m²)



13 anos
12
2
Ciências Naturais
30
1
Não
Quanto ao impacto na comunidade, julgo que as vendas dos produtos hortícolas biológicos (por valores simbólicos e que revertem para a compra de sementes, alfaias e outros materiais consumíveis) aos assistentes operacionais e aos professores são uma evidência. No 1º período, os resultados das primeiras culturas foram oferecidos a alguns alunos do 8º ano que trouxeram opiniões muito positivas e animadoras dos pais. A melhor forma de valorizar o trabalho e o espaço da Horta Bio é através da qualidade dos seus produtos.
Os alunos, divididos em 3 grupos de 8-12 alunos, fazem quinzenalmente (à 4ª feira) manutenção dos equipamentos e das culturas sempre devidamente acompanhados por 1 professor e um assistente operacional. Este trabalho foi efetuado apenas pelo assistente operacional e/ou professor nos finais de período ou quando os alunos tinham fichas de avaliação.
A qualidade do solo nesta área não era muito boa para a agricultura mas o constante trabalho de fertilização do solo efetuado nos anos anteriores com composto produzido na própria escola à base de folhas e outros orgânicos de jardim têm feito maravilhas e o solo tem reagido bem às culturas aplicadas. No início do ano foi feita uma limpeza com mobilização do solo e respetiva fertilização com composto espalhado e misturado no solo. No final de março / início de abril foi efetuada rotação de culturas com mobilização e fertilização do solo.
Sim
O composto é produzido em três compositores situados lateralmente em relação à estufa. O composto é produzido à base de folhas e outros produtos orgânicos que resultam das mondas e das limpezas dos jardins da escola como ervas, relva, pequenos ramos/frutos.
A horta escolar ao longo do ano teve ervilhas, espinafres, feijão, couve portuguesa, pimentos e tomate cherry, pepinos, malagueta, morangos e várias ervas aromáticas como alecrim, erva-cidreira, salsa ou caril.
Não
Sim. Faz-se uma monitorização semanal através da observação das folhas e dos caules e não foram registadas quaisquer doenças ou pragas.
Não
Não
Vendas e ofertas de produtos aos elementos da comunidade escolar.
Também se realizou um concurso de espantalhos com materiais reutilizáveis que estiveram em exposição à volta da horta.
Realização de algumas ações em contexto de sala de aula sobre a importância das hortícolas na manutenção da saúde, fazendo referência aos produtos hortícolas da escola ilustradas com fotos.